ZONAVERDE | Formação e Consultoria
zonaverde@zonaverde.pt

ZONAVERDE | Formação e Consultoria

  • Sobre Nós
    • Zonaverde
    • Blog
    • Institucional
    • Prémios e Certificações
    • Clientes e Parceiros
    • Oportunidade de Emprego
    • Centro de Negócio 3CE
  • Formação Empresas
  • Formação Particular
    • Academia
    • Cheque-formação + Digital
    • Nebosh
    • IEMA
    • IOSH
  • Consultoria
  • No products in cart.
Contactos
  • Home
  • blog
  • Academia
  • 10 mandamentos para se tornar num(a) formador(a) de sucesso
27 de Maio, 2025

10 mandamentos para se tornar num(a) formador(a) de sucesso

10 mandamentos para se tornar num(a) formador(a) de sucesso

by Marketing | ZONAVERDE / Terça-feira, 22 Janeiro 2019 / Published in Academia, Formação e formadores

10-mandamentos-para-ser-um-formador-de-sucesso-blog

“Oh Captain, my Captain!” é uma das mais famosas celebrações do conhecimento em sala de aula.

Proferida pela primeira vez pelo professor John Keating, no filme ‘Clube dos Poetas Mortos’, poderá ser um dos mais extraordinários objetivos de um professor, mas também de um formador de sucesso: motivar a sala de aula para a aprendizagem de novos conhecimentos. Os 10 mandamentos para ser um formador de sucesso reúnem trabalho, planeamento, competência, arte e intuição.

 

Mandamento 1: Planeamento

Mandamento 1-formador-de-sucesso-planeamento-zonaverde-10-mandamentos

O planeamento é a fase obrigatória para o sucesso. Em formação, não só é crucial como pode ditar a diferença entre uma formação com feedback positivo ou negativo.

Não crie o manual da formação na véspera de iniciar o curso. Evite partilhar dados antigos quando existem informações mais recentes. Preveja eventuais questões e prepare-se. Pense sempre nos imprevistos e encontre alternativas. Identifique o tipo de aprendizagem que quer criar as melhores dinâmicas (individuais e de grupo) para o conseguir. Prepare-se.

Não caia no exagero de planear tudo de forma a que perca as capacidades de adaptação, flexibilidade e improviso. No entanto, a prevenção é amiga da resolução de problemas e imprevistos. Claro que a formação é tudo o que acontece para além dos planos que faz e prepara para o curso. Ainda assim, planeie sempre a formação.

Quando a formação termina, o sentimento pode ser idêntico ao do Natal: ‘andei tantos meses a preparar tudo e em meia dúzia de horas passou.’ Existe sempre alguma nostalgia, mas, geralmente, provocada pelos bons momentos associados. Se terminar a formação com este sentimento, pode autoelogiar-se.

 

Mandamento 2: Estudar (e nada de noites sem dormir)

Mandamento 2-formador-de-sucesso-estudar-zonaverde

O domínio do tema da formação é crítico para conseguir atingir vários objetivos, com destaque para a importância de criar nos formados a perceção de que tem de facto algo a ensinar. Sabe do que fala e estar atento é importante para aprender.

A formação pretende reforçar a qualificação das pessoas. Este é o desafio que legitima a existência da formação e o que deve motivar a aposta individual na formação e/ ou a formação para empresas.

O capital humano é cada vez mais um elemento estratégico de vantagem competitiva das empresas. Terminar uma formação com a ideia de que não se aprender nada é sinónimo de perda de tempo e, automaticamente, registo para não voltar a repetir.

Estude para conseguir transmitir novos conhecimentos, mas também competências com valor prático e que resolvem questões reais e concretas. A generalização vaga traduz-se no típico pensamento: ‘Isso na teoria é muito bonito, mas na prática não é nada disso’.

 

Mandamento 3: Organização

Mandamento 3-formador-de-sucesso-organizacao-zonaverde-10-mandamentos

Entre realizar sumários, concluir o conteúdo programático, verificar faltas e preparar aulas, a organização é o farol em noite de tempestade.

A organização é uma das soft skills de maior valor do atual mercado de trabalho. Uma formação organizada permite formas de pensar mais clara. Logo, maior produtividade do formador e dos formandos.

Caso não se organize, está a correr o risco de ser a sua turma a decidir o foco da aula. O efeito é a ligeira impressão de que não fez o que devia ter feito ou como devia ter feito.

Identifique o que tem de fazer obrigatoriamente.

Saiba quais são as prioridades.

Defina objetivos e reveja-os à medida que progride no tempo.

 

Mandamento 4: Comunicação bilateral e multilateral (deixe-os falar)

Mandamento 4-formador-de-sucesso-comunicacao-zonaverde

Se é importante que o formador marque uma posição em termos de hierarquia de conhecimento, é igualmente importante que crie fluxos de comunicação capazes de envolver os formandos no processo de aprendizagem.

Falar, falar, falar não é o melhor caminho.

Promova a participação individual dos formandos.

Invista em trabalhos de grupo.

Garanta que as pessoas se sentem à vontade e confortáveis para falar (com relevância).

A comunicação é o cimento de qualquer relação interpessoal. Pense se está a comunicar de forma clara, concisa e concreta. Deixe de lado tecnicismos que ninguém vai compreender (a não ser que seja importante referi-los, explica-los e ensiná-los).

O monopólio da palavra desmotiva os formandos e é o catalisador perfeito para situações comuns como a ideia que os formandos podem construir de que o formador a exibir-se, tem a mania que sabe mais do que os outros, entre outros. Portanto, dar e receber (ou pedir) feedback ao longo da formação é obrigatório.

 

Mandamento 5: Conhecer os formandos

Mandamento 5-formador-de-sucesso-conhecimento-zonaverde--10-mandamentos

As pessoas que estão à sua frente terão objetivos, expectativas, motivos, experiências e conhecimentos distintos entre si. Conhecer os formandos exige investir em saber mais sobre cada um deles e ultrapassa largamente a simples apresentação com o belo nome, idade e profissão, e que, ao fim do segundo formando, já ninguém se recorda quem é quem.

Invista em apresentações mais interativas e divertidas.

Pense nas perguntas que precisa de fazer.

Surpreenda os formandos com uma forma diferente de iniciar o curso.

Adapte o conteúdo e a formação ao que ouviu (o planeamento permite-lhe fazê-lo facilmente).

Não peça o contributo dos formandos para depois não o aproveitar.

Avalie o progresso de aprendizagem do grupo e individualmente.

 

Mandamento 6: Experiência prática do assunto

Mandamento 6-formador-de-sucesso-experiencia-pratica-zonaverde

Alguém que é exclusivamente formador pode criar nos formandos a perceção de que não sabe como funciona o mercado de trabalho e provocar resistência à aprendizagem.

Um dos 10 mandamentos para ser um formador de sucesso é de facto ter experiência prática do assunto. Estando dedicado a tempo inteiro à formação, procure sempre prestar atenção redobrada às tendências, as notícias sobre o setor em que atua e manter-se informado.

Reserve tempo para estar informado. Como se fosse parte do trabalho. Formar é fazer acontecer. Para isso, precisa de saber como fazer, mas também de ter experiência a fazer.

 

Mandamento 7: Dizer não sei, mas vou saber

Mandamento 7-formador-de-sucesso-dizer-nao-sei-zonaverde

Ninguém sabe tudo. O formador deve dominar o assunto que está a explorar, mas não precisa de saber tudo. Quando for confrontado com alguma questão ou observação a que não sabe responder, diga: “Não sei, mas vou saber e entretanto partilho convosco.”. É a melhor estratégia para criar empatia com os formandos numa situação destas e revelar humildade.

Fingir que sabe é perigoso. A mentira tem perna curta. Não se sinta um alien por dizer que não sabe. É inteligente, e prudente, fazê-lo.

 

Mandamento 8: Fazer boa gestão de tempo e espaço.

Mandamento 7-formador-de-sucesso-dizer-nao-sei-zonaverde

A gestão de tempo é um dos temas mais populares entre formações de desenvolvimento pessoal da atualidade. Sofrer por o dia não ter mais do que 24 horas é desperdício de energia e utilizou errada de recursos. Começar a formação depois da hora, encurtar intervalos e terminar depois da hora definida são padrões a evitar. Fuja deles.

Organize e planeie de forma a que o tempo seja o que necessita para cumprir os seus objetivos. Dê sempre folga para imprevistos, interrupções ou delongas. Também o espaço é vital.

Adapte-se ao espaço, interior ou exterior. Procure não se posicionar de costas para os formandos. Percorra o espaço com os olhos. Estude-o e aproveite as potencialidades. Se necessário, reorganize mesas, tire cadeiras, retire o móvel que estorva. Mas não olhe para o espaço como sendo estanque e imutável.

 

Mandamento 9: Recorrer ao sentido de humor.

Mandamento 9-formador-de-sucesso-sentido-de-humor-zonaverde

O humor é frequentemente associado a alguém carismático. Cativa, chama a atenção e revigora. É particularmente importante em formações pós-laborais e perante formandos que vão para a formação após oito horas de trabalho.

Ser otimista, ter respeito, recordar os nomes dos formandos, sorrir, humanizar e integrar intervenções dos formandos ao longo da formação são detalhes positivos em formadores de sucesso.

Quando na quarta sessão utiliza um comentário que um formando realizou na primeira sessão, está a revelar atenção e envolvimento. O humor pode ser a arma que reúne todos estes elementos, numa espécie de íman de relações positivas e produtivas.

 

Mandamento 10: Saber

Mandamento 10-formador-de-sucesso-saber-zonaverde

  1. Ouvir (escuta ativa).
  2. Perguntar.
  3. Dialogar.
  4. Falar.
  5. Usufruir

Saber é ter consciência de algo e utilizá-la para, neste caso, contribuir para o aumento da qualificação de pessoas. A escuta é um desafio e que exige trabalho permanente. As perguntas são dos instrumentos mais importantes de negociação, investigação e vendas, por exemplo. O diálogo é o que permite estabelecer e consumar relações. Falar é essencial, seja verbalmente ou não. Usufruir é obrigatório. Enquanto formador de sucesso, saberá fazer tudo isto.

Possuir o certificado de competências pedagógicas emitido pelo IEFP não é um mandamento para se tornar num(a) formador(a) de sucesso, mas o mínimo para estar habilitado(a) a dar formação. Depois de conseguir o CCP, ainda falta tudo!

 

O segredo é sobre os 10 mandamentos

Formar com paixão e valorizar momentos!

 

[ig_button_sh target=”_blank” buttonsize=”button-medium” buttonlabel=”Curso Formação de Formadores (CCP) ” buttonlink=”https://www.academiazonaverde.pt/produto/formacao-de-formadores-b-learning-ccp-curso-homologado-pelo-iefp-113a-edicao/” buttoncolor=”#D91A38″ class=”” icons=”icon-arrow-right11″]

 

Escrito por:

Ricardo Grilo é gestor de marketing e vendas da digitalgreen, agência de marketing e gestão da formação do grupo ZONAVERDE. Formador em criatividade, comunicação e marketing. Diretor-adjunto e jornalista no projeto digital Ondas da Serra.

  • Tweet
Tagged under: CCP, comunicação, formação de formadores, gestão do tempo, Organização, Planeamento

What you can read next

Vídeos de produto impactantes para redes sociais » NOVO CURSO
gestao-estrategica-zonaverde
Qual é a importância da gestão estratégica?
Requisitos dos formadores do setor agrário. Nova norma DGADR

Pesquisar

Siga-Nos No Facebook

INSTAGRAM

Artigos Recentes

  • Segurança online: Como proteger os seus dados na era digital?

    A segurança online tornou-se uma das principais...
  • Produtividade com Inteligência Artificial

    Produtividade com Inteligência Artificial  A in...
  • Como implementar uma cultura de inovação dentro da sua empresa

    A inovação é um dos pilares fundamentais para q...
  • Sustentabilidade no Trabalho: Como empresas e profissionais podem contribuir?

    Nos dias de hoje, a sustentabilidade tornou-se ...
  • Como a Formação em Liderança Contribui para a Gestão de Pessoas

    A liderança eficaz é um dos principais pilares ...

Categorias

  • Academia
  • Agricultura e ambiente
  • Consultoria
  • Consultoria
  • Cuidados de Beleza
  • Desenvolvimento Pessoal
  • e-learning
  • Formação e formadores
  • Formação Empresas
  • Geral
  • Gestão de pessoas e soft skills
  • Gestão e Estratégia
  • Idiomas
  • Informática
  • Informática e Redes Sociais
  • Marketing e mercados
  • Operações e performance
  • Qualidade
  • Segurança
  • Segurança Alimentar
  • Segurança no Trabalho
  • Sem categoria
  • Turismo e Hotelaria
  • Webinar
  • ZONAVERDE
  • ZONAVERDE

Arquivo

  • Maio 2025
  • Abril 2025
  • Março 2025
  • Fevereiro 2025
  • Julho 2024
  • Julho 2023
  • Maio 2023
  • Abril 2023
  • Março 2023
  • Fevereiro 2023
  • Dezembro 2022
  • Novembro 2022
  • Outubro 2022
  • Setembro 2022
  • Agosto 2022
  • Julho 2022
  • Junho 2022
  • Fevereiro 2022
  • Dezembro 2021
  • Novembro 2021
  • Outubro 2021
  • Setembro 2021
  • Julho 2021
  • Junho 2021
  • Maio 2021
  • Abril 2021
  • Março 2021
  • Fevereiro 2021
  • Janeiro 2021
  • Novembro 2020
  • Outubro 2020
  • Setembro 2020
  • Julho 2020
  • Junho 2020
  • Maio 2020
  • Abril 2020
  • Março 2020
  • Fevereiro 2020
  • Janeiro 2020
  • Dezembro 2019
  • Novembro 2019
  • Outubro 2019
  • Setembro 2019
  • Agosto 2019
  • Julho 2019
  • Junho 2019
  • Maio 2019
  • Abril 2019
  • Março 2019
  • Fevereiro 2019
  • Janeiro 2019
  • Novembro 2018
  • Outubro 2018
  • Setembro 2018
  • Agosto 2018
  • Julho 2018
  • Junho 2018
  • Maio 2018
  • Abril 2018
  • Março 2018
  • Fevereiro 2018
  • Janeiro 2018
  • Dezembro 2017
  • Novembro 2017
  • Outubro 2017
  • Setembro 2017
  • Agosto 2017
  • Julho 2017
  • Junho 2017
  • Maio 2017
  • Abril 2017
  • Março 2017
  • Fevereiro 2017
  • Janeiro 2017
  • Dezembro 2016
  • Novembro 2016
  • Outubro 2016
  • Setembro 2016
  • Agosto 2016
  • Julho 2016
  • Junho 2016
  • Maio 2016
  • Abril 2016
  • Março 2016
  • Fevereiro 2016
  • Janeiro 2016
  • Dezembro 2015
  • Novembro 2015
  • Outubro 2015
  • Setembro 2015
  • Agosto 2015
  • Julho 2015
  • Junho 2015
  • Maio 2015
  • Abril 2015
  • Março 2015
  • Fevereiro 2015
  • Janeiro 2015
  • Dezembro 2014
  • Novembro 2014
  • Outubro 2014
  • Setembro 2014
  • Agosto 2014
  • Junho 2014
  • Maio 2014
  • Abril 2014
  • Março 2014
  • Fevereiro 2014
  • Janeiro 2014
  • Dezembro 2013
  • Novembro 2013
  • Outubro 2013
  • Setembro 2013
  • Agosto 2013
  • Julho 2013
  • Junho 2013
  • Maio 2013
  • Abril 2013
  • Março 2013
  • Fevereiro 2013
  • Janeiro 2013
  • Novembro 2012
  • Outubro 2012
  • Setembro 2012
  • Julho 2012
  • Junho 2012

FORMAÇÃO

  • Academia ZONAVERDE
  • Formação para Empresas
  • Formação Financiada
  • Calendário de Formação

CONSULTORIA

  • Soluções à Medida
  • Processos
  • Gestão e Marketing
  • Informação Geográfica
  • Candidaturas
  • Desenvolvimento Organizacional

MAIS INFORMAÇÃO

  • Clientes e Parceiros
  • Prémios e Certificações
  • Trabalhe Connosco
  • Política de Privacidade
  • Política da Qualidade
  • Livro de Reclamações Eletrónico
  • Termos e Condições
  • GET SOCIAL
ZONAVERDE | Formação e Consultoria

© 2025 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por digitalgreen.

TOP
ZONAVERDE | Formação e Consultoria
Gerir o Consentimento

Utilizamos cookies pois queremos que tenha uma experiência de navegação personalizada, com informações adequadas aos seus interesses. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências (Desmarque se não pretende)
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas (Desmarque se não pretende)
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing (Desmarque se não pretende)
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Configurar
{title} {title} {title}