O Marketing Digital está em constante evolução, como sabemos, por isso o seu negócio tem de estar preparado para as tendências em 2019.
Confira as 3 principais estratégias digitais para 2019! Mas antes, e fazendo um balanço de 2018 podemos afirmar que foi um ano em que o conteúdo foi essencial na estratégia digital das empresas, onde foram alimentados blogs e sites com conteúdos relevantes para uma melhor estratégia de Inbound Marketing com objetivo de atrair mais consumidores e converter em vendas.
A evolução da tecnologia tem um impacto direto na evolução do marketing digital e nas constantes mudanças do comportamento do consumidor, por isso as estratégias devem estar de acordo com as novas tendências. Mais em baixo está uma lista com as 3 principais tendências do marketing digital em 2019:
1. Pesquisa por voz
Uma das tendências efetivas em 2019 é aumento de pesquisas por voz, que podem ser realizadas através de várias aplicações como o Google Assistente, Google Home, Alexa e Siri. Segundo um estudo do site The Design, um terço das 3,5 bilhões de pesquisas feitas no Google diariamente foram pesquisas de voz. Tendo em conta esta tendência, a sua estratégia de SEO tem de ser adaptada de acordo com este tipo de pesquisa com expressões conversacionais, isto é, geralmente utilizamos termos concretos em pesquisas escritas, enquanto que, elaboramos questões mais completas na fala.
2. Live Streaming
Está comprovado que as transmissões em direto tem uma eficácia muito grande! Segundo um estudo da Livestream, 73% dos negócios B2B que já fizeram lives tiveram um ROI (Return on investment) positivo. Adicionalmente, 97% das empresas relataram que tiveram um aumento no interesse nos seus produtos/serviços depois de terem utilizado esta estratégia. O live streaming para além de gerar muito mais confiança no consumidor, proporciona um nível de interação maior do que em outra ferramenta de marketing digital, pela “proximidade” com o público e com isso podem-se gerar novos leads e vendas.
3. Chatbots
É verdade, os chatbots vieram mesmo para ficar. Uma ferramenta muito controversa com diversos influenciadores digitais a favor e outros contra. No entanto, aquilo que o mercado nos indica segundo um estudo do Grand View Reseach é que está prevista uma taxa de crescimento anual de 24% até 2025! Muitas empresas utilizam os chatbots nos seus sites, ou em outras ferramentas como o Facebook. Assim, são capazes de manter um contacto imediato, próximo com o cliente e vender produtos/serviços. Em algumas empresas os chatbots já estão a substituir vendedores/operadores de atendimento.
Escrito por: Alexandre Oliveira
Fontes: Villetarget, Exame, Academia do Marketing