Existem alguns mitos sobre as redes sociais que se vão criando e disseminando pela comunidade de profissionais da área do marketing. Vamos desvendar alguns deles!
- Só devemos publicar no melhor horário
É importante referir que a consistência e o conteúdo das publicações são o mais importante. Cria um plano de publicações e se não publicares todos os dias, define os dias em que vais publicar para que os teus seguidores saibam o que esperar de ti.
Pela lógica devemos publicar no horário em que temos mais seguidores online, no entanto, quando o conteúdo e a consistência são bons o algoritmo vai ajudar e os teus seguidores vão acabar por “consumir” o teu conteúdo. Por vezes publicar no melhor horário, pode coincidir com um grande número de outras publicações que vão concorrer com a tua publicação.
- As redes sociais são difíceis de mensurar
Este é o mito mais fácil de rebater. Até porque, tanto no Facebook como Instagram, Linkedin, Youtube, (entre outras…) a dificuldade para muitos profissionais é definir quais as métricas mais importantes a analisar.
Gostos, seguidores, alcance, interação, mensagens, visualizações de página, são apenas alguns exemplos de estatísticas que podem ser medidos. Com esses dados, conseguimos analisar o CTR (taxa de cliques), conversões, o sentimento sobre a marca (positividade ou negatividade dos comentários) e aliado ao google analytics conseguimos também perceber a influência de cada rede social nas visitas para o teu site.
- Publicar todos os dias prejudica o alcance
Falso. Se publicarmos todos os dias e de forma consistente é uma questão de tempo até as tuas publicações melhorarem e atingires os teus objetivos. Pode parecer um cliché mas…a consistência é um fator crucial para o sucesso nas redes sociais. Portanto, o alcance não será prejudicado pelo facto de publicares todos os dias.
- Quanto mais seguidores melhor!
Pode causar alguma confusão, mas nem sempre isso corresponde à realidade. Isto porque, não interessa ter um grande volume de seguidores se depois o segmento a que pretendemos impactar é uma pequeníssima “fatia do bolo”. É sim, importante aumentar o número de seguidores/fãs desde que faça parte de uma estratégia de marketing para conseguirmos crescer de forma sustentada o número de seguidores.
Gerir as redes sociais não é uma tarefa fácil. Exige um conhecimento sustentado de um conjunto de competências aliadas à estratégia e planeamento. Se queres aprender mais sobre esta temática clica no botão mais abaixo.
QUERO APRENDER A GERIR REDES SOCIAIS »
Autor: Alexandre Oliveira
Marketing | ZONAVERDE
You must be logged in to post a comment.