Aproveite estas férias para ler aqueles livros que ficaram esquecidos durante o ano. Há livros sobre inovação, criatividade, formação a distância e formação de formadores. Confira a lista que lhe sugerimos.
Existem livros que todos os formadores devem ler para melhorar a sua performance pessoal, profissional e o contacto e relação com os outros. ora veja:
- “Formação Pedagógica Inicial de Formadores” de Manuela Rodrigues e Luís Ferrão
Suporte incontornável na Formação de Formadores, este é um manual que relaciona a teoria e a prática da formação profissional. Funciona, por isso, como um instrumento de trabalho que reflete o papel do formador, a gestão do tempo e espaço da formação, a dinamização das ações de formação, o processo e métodos de ensino e aprendizagem.
- “The Little Black Book of Innovation: How It Works, How to Do It”, de Scott D. Anthony
A inovação é capaz de transformar empresas, mercados e formas de atuar perante os desafios profissionais. Neste livro o autor aborda casos reais para desmistificar vários tipos de inovação em empresas como Procter & Gamble e, como é que a inovação pode inspirar o sucesso de uma organização e o crescimento pessoal. É, ainda, disponibilizado um programa de 28 dias para impulsionar a inovação, dividido em algumas ideias chave como: gerar ideias, criar negócios, reforçar a inovação no contexto laboral.
- “Gestão da Formação nas Organizações: a formação na prática e na estratégia das organizações”, de José Casqueiro Cardim
A formação profissional pode ser aplicada e inserida nas organizações como forma de aperfeiçoar o desempenho dos colaboradores e, como estímulo para o desenvolvimento das organizações. Os temas abordados refletem a avaliação das necessidades formativas de uma empresa, como elaborar os planos e os projetos de formação e como se processa a avaliação da ação de formação. Para além disso, o livro debruça-se sobre os problemas de integração da formação na estratégia da organização e sobre os limites dos processos de avaliação da mesma.
- “Inteligência Emocional: atividades de desenvolvimento pessoal e profissional”, de Amanda Solloway e Ann Cartwright
A importância de gerir emoções e canalizá-las para momentos decisivos do nosso dia-a-dia é cada vez maior. Aprenda a criar ligações, comunicar e conquistar a confiança dos outros enquanto formador e/ou gestor das ações de formação. Ao longo da obra são expostas várias atividades formativas que vão ajudar o leitor a criar e desenvolver a sua inteligência emocional. Esta funcionam como uma ferramenta para aumentar a auto-consciência, a consciência social, competências de auto-treino, bem como melhorar a gestão das emoções do próprio e os relacionamentos com as outras pessoas.
- “Educação a Distância e e-Learning na Web Social”, de J. António Moreira, Angélica Monteiro e Daniela Melaré Vieira de Barros
A educação contemporânea passa, quase que obrigatoriamente, pela web. As tendências deste tipo de ensino estão munidas de “espaços” que auxiliam esta transmissão de conhecimentos: cursos em gamificação, plataformas digitais, comunicação por nuvem, smartphones, tablets, dispositivos móveis, geolocalização, entre outros. A formação a distância é, por isso, um constante desafio para os profissionais da área, uma vez que há uma necessidade de se reinventarem e de se familiarizarem com este tipo de instrumentos de ensino.