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26 de Maio, 2025

6 Boas práticas de uma Comunicação Eficaz

6 Boas práticas de uma Comunicação Eficaz

by alexandre / Segunda-feira, 19 Julho 2021 / Published in Desenvolvimento Pessoal
artigo-6-boas-praticas-comunicacao-eficaz-zonaverde

Ter uma comunicação eficaz parece algo intuitivo no dia a dia do ser humano. Contudo, muitas das vezes acaba por ser um desafio na vida de muitos profissionais.
Uma Comunicação eficaz carateriza-se por transmitir uma certa mensagem, a um ou mais indivíduos com a certeza de que foi compreendida, sem margem para qualquer equívoco.

Conheça as 6 boas práticas que consideramos essenciais para uma comunicação eficaz:
1. Não ter medo de questionar
Certamente que cada um de nós já passou por situações em que saiu de uma reunião, acabou uma conversa com um colega ou cliente e não entendeu bem o que foi transmitido. É por isso que fazer perguntas quando as dúvidas surgem é um dos pilares de uma comunicação eficaz.

2. Tente ser o mais claro possível
Procure repetir os pontos mais importantes do diálogo no final do mesmo e coloque o recetor à vontade para questionar as suas dúvidas.

3. Faça anotações por escrito
Faça anotações por escrito para se certificar dos pontos mais importantes a ser abordados. Esta técnica, ajuda a orientar o seu discurso fluentemente abordando todos os assuntos planeados.

4. Conheça o seu recetor e crie rapport
Todos nós somos diferentes, temos as nossas vivências, experiências de vida, pontos de vista, sonhos e opiniões distintas. Para direcionar uma comunicação eficaz ao seu recetor é preciso conhecê-lo primeiro. Assim, corre menos risco de falar o que não deve, conseguir um diálogo produtivo e alcançar o objetivo do mesmo.

5. Peça feedback ao seu recetor
O feedback é uma ferramenta essencial para ter a certeza de que tudo o que foi dito, foi igualmente compreendido. Ao receber um feedback, informa-nos se o recetor precisa de mais informações, se restou alguma dúvida ou se até existem sugestões.

6. Faça uma avaliação geral no final
Cada um de nós deve autoavaliar-se e perceber os aspetos a serem melhorados e tirar uma conclusão geral. A autoavaliação é fundamental para conseguir atingir uma comunicação eficaz e evoluir cada vez mais.

O desenvolvimento de uma comunicação eficaz é fulcral para ser bem-sucedido no mundo dos negócios bem como no seu dia a dia.

Quer aprender técnicas para desenvolver uma comunicação eficaz?

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