O Marketing de Conteúdo é cada vez mais utilizado pelas marcas nas suas estratégias são cada vez mais adaptadas às exigências do consumidor atual.
O principal foco das empresas era persuadir o público na compra dos seus produtos, hoje em dia, o seu grande objetivo é inverter os papéis da estratégia de captação da atenção do público-alvo.
Ou seja, o Marketing de Conteúdo não é sobre o que a empresa faz, mas sobre o que os seus clientes precisam!
É aí que o Marketing de Conteúdo desempenha o seu papel principal: criar uma relação de proximidade com os consumidores. A tradicional forma de produção da informação com objetivo de persuasão é substituída pelo fornecimento de informação com o intuito de solucionar as necessidades e informar o público-alvo.
O objetivo é despertar o interesse do cliente pelo produto de forma natural e progressiva.
Para que isso seja possível, o Inbound Marketing baseia-se em 6 etapas:
- Atrair o cliente
A criação de conteúdo relevante e a sua promoção são fatores fundamentais. Contudo, a captação da atenção dos consumidores não será suficiente: o conteúdo tem que corresponder às suas expectativas.
A presença digital das empresas tem sido cada vez mais notória, mas a criação de conteúdo interessante e diversificado para os clientes tem sido, ainda, a principal dificuldade.
- Converter
O ponto fulcral da comunicação eficiente é conseguir transformar os visitantes mais comuns em leads. Ou seja, a estratégia do marketing de conteúdo baseia-se em nada mais do que construir uma relação de proximidade com os possíveis clientes para que, no futuro, os conseguir transformar em potenciais consumidores.
- Relacionar
Para concretizar o objetivo anterior, são frequentemente usadas estratégias de ligação direta ao cliente, envio de e-mails, marcação de reuniões, etc. Esta estratégia de contacto com o cliente tem uma eficácia enorme pelo sentimento de valor e confiança que cria no potencial cliente para com a marca.
- Vender
Quando a marca possui interessados, nada mais importante se torna do que fazer o cliente perceber do valor que a mesma lhe oferece. Neste ponto de estratégia, convencer o cliente da compra do produto pelo seu valor e por ser a solução das suas necessidades é o essencial. Contudo, para que o mesmo se torne cliente da marca, é indispensável prestar um bom atendimento e serviço pois vender uma vez não significa vender sempre!
- Encantar
A estratégia do Inbound Marketing baseia-se na criação de um relacionamento duradouro com o cliente. Para que não haja falhas desta técnica, a marca oferece a melhor experiência ao consumidor fornecendo todo o suporte necessário, acompanhamento no pós-venda e prestação de apoio em caso de avaria ou alguma anormalidade com o produto.
Desta forma, o cliente também se torna promotor da marca devido à sua satisfação e recomendação às outras pessoas.
- Analisar
As análises das estratégias do Inbound Marketing devem ser realizadas ao longo de todo o processo. Esta análise deve consistir na avaliação de métricas que forneçam informações úteis para tirar conclusões acerca do alcance dos objetivos estipulados e perceber que alterações devem ser realizadas para melhorar todo o processo e experiência do cliente.
A comunicação com o cliente é a peça fulcral do sucesso de uma determinada marca. O consumidor tem um poder de escolha cada vez mais alargado e as empresas devem adotar práticas criativas para marcar a presença e ser presente na vida do seu público-alvo!
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