“Eu tenho que criar conteúdos para as redes sociais, mas quais?”. Esta é uma das perguntas que se coloca com mais frequência.
Sentimos uma enorme pressão para produzir conteúdos, quer nas nossas próprias redes sociais, quer nas redes sociais da nossa empresa. Mas qual é a estratégia mais adequada, que tenho utilizado com mais frequência, nas empresas às quais presto serviços de consultoria eu formação?
Em Los Angeles, no ano de 2004, frequentei um curso de produção para cinema e televisão, sendo que uma das disciplinas integrantes do curso era a cadeira de argumento.
Logo na primeira aula, eu comentava com o meu professor: “Eu não quero ser argumentista.” Ele muito pacientemente respondeu: “O objetivo da disciplina não é escreveres um argumento, mas sim um tratamento (um resumo da história). Para seres produtora, tens de perceber o que é estar perante uma página em branco. Qual é o processo de escrita? O tempo que demora escrever uma história.”
Foi um processo difícil, mas no final desta experiência, fiquei ainda mais fascinada com a arte de contar histórias. Desde então nunca mais parei de aprofundar e investigar nesta área. Passados alguns anos desta lição, o mundo conheceu uma evolução muita rápida, os smartphones e as redes sociais tornaram-se parte integrante do nosso dia a dia. De facto, os produtores de conteúdos tradicionais já não conseguiam captar as audiências, nem induzir o consumo dos seus conteúdos numa determinada plataforma.
Em 2010, tive a oportunidade de participar no Berlinale Talent Campus no Festival de Berlim, um evento com mais de 100 sessões e 150 peritos internacionais na área do cinema. Numa das sessões ouvi pela primeira vez o termo “transmedia storytelling”. Mas o que é que significa?
Transmedia storytelling é a arte de contar histórias através de múltiplas plataformas onde cada plataforma assegura um contributo válido e distinto ao mundo narrativo. Esta estratégia permite aos produtores irem de encontro às preferências das audiências, utilizando múltiplas plataformas e explorando diferentes histórias. No final da sessão, o orador acabou a dizer: “Se acham que fazer uma longa metragem é difícil, então tentem fazer um projeto transmedia storytelling”. Desafio lançado, desafio aceite; com efeito, uns meses mais tarde estava a frequentar o doutoramento em Media Digitais, investigando o transmedia storytelling com aplicação ao sector do turismo.
Mais tarde avancei para a aplicação do transmedia storytelling ao marketing, e a colaborar com as empresas ao nível dos seus planos de comunicação. A ZONAVERDE foi uma das primeiras empresas com que trabalhei, na introdução do transmedia storytelling à sua estratégia de comunicação, uma experiência que se revelou muito positiva.
Recordando a lição aprendida nos Estados Unidos, e no sentido de perceber os desafios enfrentados pelas pequenas empresas e de alguns empreendedores na criação de raiz do seu plano de conteúdos, decidi avançar com um novo projeto. E foi assim que em março de 2017, surgiu o StorySD, com o objetivo principal de ajudar as pessoas a aplicarem o storytelling no contexto empresarial.
O conteúdo base do StorySD são episódios semanais, publicados nas várias redes sociais em formato de vídeo, áudio e texto. Cada rede social tem uma estratégia própria.
Passado um ano e meio, muitas lições foram adquiridas:
- a importância de ter uma estratégia bem definida;
- a importância de se adaptar essa estratégia aos recursos disponíveis;
- o comportamento diferenciado dos seguidores nas várias plataformas;
- a pressão para alcançar resultados;
- a dificuldade em produzir conteúdos com propósito, que de uma forma constante e coerente, vão de encontro aos objetivos da empresa.
Apesar dos erros cometidos ao longo deste tempo, uma das vantagens de um projeto transmedia storytelling é a sua constante evolução e adaptabilidade.
Em cada episódio do StorySD, há sempre a oportunidade de aprender e evoluir. Se tem necessidade de produzir conteúdos para as suas redes sociais, ou para as redes sociais da sua empresa, então avance para a elaboração de uma estratégia de comunicação transmedia storytelling.
Com o tempo os resultados surgirão e começará a colher os frutos do seu trabalho, alcançando os seus objetivos pessoais ou empresariais.
Soraia Ferreira – Formadora ZONAVERDE / Workshop de escrita criativa
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