A higiene e a segurança são duas atividades que estão intimamente relacionadas com o objetivo de garantir condições de trabalho capazes de manter um nível de saúde dos colaboradores e trabalhadores de uma organização. Se por um lado a higiene do trabalho propõe-se combater, dum ponto de vista não médico, as doenças profissionais, identificando os fatores que podem afetar o ambiente do trabalho e o trabalhador, visando eliminar ou reduzir os riscos profissionais, por outro a segurança do trabalho propõe combater, os acidentes de trabalho, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer educando os trabalhadores a utilizarem medidas preventivas.
Aliar a produtividade das organizações à busca por condições de trabalho propícias à criação de níveis de bem-estar e saúde dos colaboradores é um desafio que se coloca à sociedade em geral e cada organização em particular. Num tempo em que as certificações de sistemas de gestão da qualidade e ambiente ganham relevância, é imperioso continuar o esforço de integração das medidas relativas à Higiene e Segurança no Trabalho pelo que é fundamental o despertar de consciências.
Neste contexto é fundamental dotar técnicos com as competências necessárias para coordenar, controlar e assegurar a implementação e desenvolvimento, nos locais de trabalho, de serviços de prevenção e de proteção contra riscos profissionais, num quadro de promoção da melhoria das condições de trabalho.