A área de gestão é o reflexo do desempenho da atividade de uma empresa, tanto a nível interno como externo.
Muitas pessoas acreditam que as aptidões de gestão são de caráter pessoal. Enquanto muitas outras, afirmam que são as experiências profissionais que tornam um gestor num profissional de sucesso.
Conflitos entre colegas de trabalho fazem parte de alguns dos problemas que um gestor pode enfrentar no dia a dia. Cada ser humano tem a sua personalidade e, por vezes, surgem desentendimentos que são incontroláveis para o gestor. Cabe a este resolve-los da melhor forma, conseguir promover um bom ambiente de trabalho e sem recorrer a restrições na expressão do pensamento de cada um.
Neste artigo vai ficar a conhecer as 5 dicas práticas e simples que um bom gestor deve praticar no seu dia a dia de modo a proporcionar o crescimento da empresa e o desenvolvimento pessoal!
- Ser o exemplo
Um bom gestor é um elemento inspirador para a equipa. Representa a motivação e o foco no alcance de melhores resultados da empresa, refletindo assim a missão e os valores da mesma. Transmitir confiança, foco nos resultados, autonomia e apoio aos seus colaboradores são caraterísticas pessoas que se refletem no desempenho laboral de cada trabalhador.
- Conhecer cada elemento da sua equipa
Um dos aspetos fundamentais da área de gestão é perceber que cada indivíduo tem a sua personalidade, a sua maneira de pensar e de agir. Caraterísticas que tanto podem refletir de forma negativa como positiva no desempenho geral da atividade empresarial.
Antes de ser um bom gestor, é preciso ser um bom ouvinte e um bom apreciador. Saber gerir uma equipa implica o conhecimento de cada elemento que faça parte da mesma: conhecer os pontos fracos, os pontos fortes, defeitos e qualidades e saber aplicar essas caraterísticas de maneira a promover um bom ambiente de trabalho e sucesso na produção.
- Promover a comunicação
A existência de um canal de comunicação aberto é fundamental para a manutenção de um ambiente de trabalho agradável. Cada elemento deve ter a liberdade de expressar a sua opinião respeitando a opinião dos outros em simultâneo. Um bom gestor de equipa deve promover uma comunicação com base no respeito e transparência de modo a que a equipa consiga levar a empresa a alcançar resultados positivos a longo prazo.
- Ser seguro de si mesmo
Saber agir e reagir a situações de crise, tomar medidas assertivas e transmitir confiança aos seus colaboradores são caraterísticas pessoais que um bom gestor deve possuir e aplicar no dia a dia. A atitude que um gestor transmite à sua equipa é a atitude que os funcionários aplicam no seu trabalho. Quando os mesmos sentem apoio e segurança do seu gestor, naturalmente sentem segurança do seu trabalho e da empresa que trabalham.
- Motivar
Dar liberdade à expressão de opiniões, ideias e soluções para os problemas é uma boa prática para motivar a equipa e demonstrar que cada elemento é de igual forma importante para a empresa e que a opinião de cada um é fundamental para o bom funcionamento da mesma.
De igual modo, um gestor deve saber elogiar os elementos da sua equipa e saber agradecer pela execução de um bom trabalho.
A área de gestão é uma ciência que engloba vários ramos de atividades que fazem parte da profissão de um gestor. Saber ouvir, argumentar, agir no momento certo e tomar decisões assertivas são, tal como vimos, aspetos fundamentais para a exerção da atividade de gestão de equipas.
Afinal, gestão é uma área que retrata a sabedoria em lidar com pessoas e em aplicar técnicas de liderança.
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