ZONAVERDE | Formação e Consultoria
zonaverde@zonaverde.pt

ZONAVERDE | Formação e Consultoria

  • Sobre Nós
    • Zonaverde
    • Blog
    • Institucional
    • Prémios e Certificações
    • Clientes e Parceiros
    • Oportunidade de Emprego
    • Centro de Negócio 3CE
  • Formação Empresas
  • Formação Particular
    • Academia
    • Cheque-formação + Digital
    • Nebosh
    • IEMA
    • IOSH
  • Consultoria
  • No products in cart.
Contactos
  • Home
  • blog
  • ZONAVERDE
  • Qual é a importância de uma boa comunicação organizacional?
29 de Maio, 2025

Qual é a importância de uma boa comunicação organizacional?

Qual é a importância de uma boa comunicação organizacional?

by LiliaBarbosa / Quinta-feira, 14 Julho 2022 / Published in ZONAVERDE
curso-online-comunicacao-zonaverde

Quando comunicamos não temos a garantia de que o outro lado vai entender a nossa mensagem. Isto porque, quando a transmitimos, esta pode sofrer várias influências do lado do ouvinte, que a alteram como: o idioma; os interesses individuais; o conhecimento de determinado tema; a atenção prestada; entre outros fatores.

Dentro das organizações, quanto melhor for a comunicação entre colaboradores/gestores/diretores/fornecedores/clientes, mais facilmente se atingirão os objetivos.

É fundamental que se comunique corretamente em qualquer âmbito da empresa, desde o ambiente fabril, até aos mais altos níveis hierárquicos.

É inevitável que comuniquemos com as pessoas no dia a dia, e para que isso seja feito de uma forma eficaz, existe a comunicação organizacional. Este tipo de comunicação funciona como uma estratégia que vai garantir que todos os elementos da equipa estejam alinhados com os objetivos da empresa.

Quais são os benefícios de haver uma boa comunicação organizacional?

  • A credibilidade aumenta face ao mercado e colaboradores
  • Fortificar as relações com os skateholders
  • Melhorar os processos de negociação interna e externa
  • Gerir mais facilmente as crises
  • Tomar melhores decisões
  • Existe um aumento de rendimento
  • Os colaboradores ficam mais comprometidos, alinhando os esforços
  • O clima da organização torna-se melhor
  • Cada colaborador entende o seu papel dentro da empresa
  • A cultura organizacional fica mais forte
  • Existe um melhor comportamento
  • Evita as fake news e boatos

 

Existem alguns tipos de comunicação organizacional principais, como por exemplo:

  • Comunicação institucional

Diz respeito às formas de comunicação com o ambiente externo.

  • Comunicação interna

Corresponde aos meios de comunicação dirigidos ao público interno.

  • Comunicação mercadológica

Abrange as estratégias de marketing, feiras, exposições e todos os outros meios que sirvam para promover as marcas, produtos e serviços das organizações, de forma e conquistar mais mercado e vender mais.

  • Endomarketing

Engloba as ações de marketing para o público interno com o objetivo de criar relações harmoniosas para que todos tenham os mesmos valores.

  • Comunicação integrada

Corresponde a outras formas de comunicação organizacional para que as informações possam ser transmitidas sem comprometer relações internas e externas da empresa.

 

Existem algumas estratégias para se fazer uma boa comunicação organizacional. Como por exemplo:

  • Definir o público-alvo
  • Definir os objetivos
  • Escolher os canais
  • Planear o conteúdo
  • Analisar os resultados

 

Para uma comunicação ainda melhor, é necessário que sejamos assertivos.

O que é a comunicação assertiva?

É uma ferramenta que favorece a eficácia da comunicação entre os interlocutores, ao expressarmos as nossas opiniões com respeito, de forma clara e calma. E por isso, devemos trazê-la para o trabalho como nossa aliada.

As vantagens desta ferramenta para o trabalho, é a criação de um clima propício a apresentação de ideias e opiniões que vão ajudar a melhorar as relações dentro daquele contexto.

Permite-nos transmitir a nossa mensagem de forma mais fácil, sem que ninguém se sinta avaliado ou ameaçado, potencializando negócios com o cliente, que vai sentir-se à vontade.

Existem várias maneiras de potenciá-la, como ouvir de forma ativa; repetir frases ou palavras que a outra pessoa disse; fazer perguntas ou afirmações de resposta aberta, entre outras.

Para fazermos um trabalho com assertividade, é importante que haja feedback na comunicação, funcionando como uma maneira de corrigir as falhas que possam existir e reconhecer as habilidades que já estão a ser bem desenvolvidas de forma a que todos queiram mudar de forma positiva e evolutiva.

Agora que conhece as bases para uma boa comunicação organizacional, pode aprofundar mais os seus conhecimentos de forma a ser-lhe mais fácil colocar em prática todos os conceitos teóricos.

Como? Através do nosso curso de Comunicação e comportamento organizacional!

Estamos à sua espera.

Clique aqui

 

  • Tweet

What you can read next

curso-escrita-criativa-zonaverde
Sabe dominar a Escrita Criativa?
Direitos do Consumidor e RGPD
Direitos do consumidor e RGPD
webinar-zonaverde
Como apresentar um webinar de sucesso?

You must be logged in to post a comment.

Pesquisar

Siga-Nos No Facebook

INSTAGRAM

Artigos Recentes

  • Segurança online: Como proteger os seus dados na era digital?

    A segurança online tornou-se uma das principais...
  • Produtividade com Inteligência Artificial

    Produtividade com Inteligência Artificial  A in...
  • Como implementar uma cultura de inovação dentro da sua empresa

    A inovação é um dos pilares fundamentais para q...
  • Sustentabilidade no Trabalho: Como empresas e profissionais podem contribuir?

    Nos dias de hoje, a sustentabilidade tornou-se ...
  • Como a Formação em Liderança Contribui para a Gestão de Pessoas

    A liderança eficaz é um dos principais pilares ...

Categorias

  • Academia
  • Agricultura e ambiente
  • Consultoria
  • Consultoria
  • Cuidados de Beleza
  • Desenvolvimento Pessoal
  • e-learning
  • Formação e formadores
  • Formação Empresas
  • Geral
  • Gestão de pessoas e soft skills
  • Gestão e Estratégia
  • Idiomas
  • Informática
  • Informática e Redes Sociais
  • Marketing e mercados
  • Operações e performance
  • Qualidade
  • Segurança
  • Segurança Alimentar
  • Segurança no Trabalho
  • Sem categoria
  • Turismo e Hotelaria
  • Webinar
  • ZONAVERDE
  • ZONAVERDE

Arquivo

  • Maio 2025
  • Abril 2025
  • Março 2025
  • Fevereiro 2025
  • Julho 2024
  • Julho 2023
  • Maio 2023
  • Abril 2023
  • Março 2023
  • Fevereiro 2023
  • Dezembro 2022
  • Novembro 2022
  • Outubro 2022
  • Setembro 2022
  • Agosto 2022
  • Julho 2022
  • Junho 2022
  • Fevereiro 2022
  • Dezembro 2021
  • Novembro 2021
  • Outubro 2021
  • Setembro 2021
  • Julho 2021
  • Junho 2021
  • Maio 2021
  • Abril 2021
  • Março 2021
  • Fevereiro 2021
  • Janeiro 2021
  • Novembro 2020
  • Outubro 2020
  • Setembro 2020
  • Julho 2020
  • Junho 2020
  • Maio 2020
  • Abril 2020
  • Março 2020
  • Fevereiro 2020
  • Janeiro 2020
  • Dezembro 2019
  • Novembro 2019
  • Outubro 2019
  • Setembro 2019
  • Agosto 2019
  • Julho 2019
  • Junho 2019
  • Maio 2019
  • Abril 2019
  • Março 2019
  • Fevereiro 2019
  • Janeiro 2019
  • Novembro 2018
  • Outubro 2018
  • Setembro 2018
  • Agosto 2018
  • Julho 2018
  • Junho 2018
  • Maio 2018
  • Abril 2018
  • Março 2018
  • Fevereiro 2018
  • Janeiro 2018
  • Dezembro 2017
  • Novembro 2017
  • Outubro 2017
  • Setembro 2017
  • Agosto 2017
  • Julho 2017
  • Junho 2017
  • Maio 2017
  • Abril 2017
  • Março 2017
  • Fevereiro 2017
  • Janeiro 2017
  • Dezembro 2016
  • Novembro 2016
  • Outubro 2016
  • Setembro 2016
  • Agosto 2016
  • Julho 2016
  • Junho 2016
  • Maio 2016
  • Abril 2016
  • Março 2016
  • Fevereiro 2016
  • Janeiro 2016
  • Dezembro 2015
  • Novembro 2015
  • Outubro 2015
  • Setembro 2015
  • Agosto 2015
  • Julho 2015
  • Junho 2015
  • Maio 2015
  • Abril 2015
  • Março 2015
  • Fevereiro 2015
  • Janeiro 2015
  • Dezembro 2014
  • Novembro 2014
  • Outubro 2014
  • Setembro 2014
  • Agosto 2014
  • Junho 2014
  • Maio 2014
  • Abril 2014
  • Março 2014
  • Fevereiro 2014
  • Janeiro 2014
  • Dezembro 2013
  • Novembro 2013
  • Outubro 2013
  • Setembro 2013
  • Agosto 2013
  • Julho 2013
  • Junho 2013
  • Maio 2013
  • Abril 2013
  • Março 2013
  • Fevereiro 2013
  • Janeiro 2013
  • Novembro 2012
  • Outubro 2012
  • Setembro 2012
  • Julho 2012
  • Junho 2012

FORMAÇÃO

  • Academia ZONAVERDE
  • Formação para Empresas
  • Formação Financiada
  • Calendário de Formação

CONSULTORIA

  • Soluções à Medida
  • Processos
  • Gestão e Marketing
  • Informação Geográfica
  • Candidaturas
  • Desenvolvimento Organizacional

MAIS INFORMAÇÃO

  • Clientes e Parceiros
  • Prémios e Certificações
  • Trabalhe Connosco
  • Política de Privacidade
  • Política da Qualidade
  • Livro de Reclamações Eletrónico
  • Termos e Condições
  • GET SOCIAL
ZONAVERDE | Formação e Consultoria

© 2025 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por digitalgreen.

TOP
ZONAVERDE | Formação e Consultoria
Gerir o Consentimento

Utilizamos cookies pois queremos que tenha uma experiência de navegação personalizada, com informações adequadas aos seus interesses. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências (Desmarque se não pretende)
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas (Desmarque se não pretende)
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing (Desmarque se não pretende)
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Configurar
{title} {title} {title}