Qualquer empresa que queira ter sucesso, seja do setor de retalho, hoteleiro ou industrial, rentabilizando os custos e fazendo os negócios crescerem, tem de conseguir fazer uma boa gestão de stocks.
É importante saber os produtos que entram e saem, que quantidades existem, onde é que estão alocados. Tudo isto acaba por simplificar todas as tarefas e minimiza a probabilidade de problemas como a falta e/ou excesso de stock, ou interrupção da produção. Ou seja, evitar a perda de dinheiro e/ou de tempo.
A gestão de stocks é considerada um dos princípios básicos de uma boa administração, e garante confiabilidade e boas margens de lucro.
Além disso, a empresa que tiver uma boa gestão de stock, demonstra uma boa capacidade de organização, visto supervisionar o fluxo das vendas desde o processo de entrada, até o momento da sua saída para compra, venda ou utilização.
Ou seja, o mais importante acaba por ser manter o equilíbrio entre ter sempre stock suficiente para dar uma resposta rápida às encomendas, e ao mesmo tempo evitando o excesso de mercadoria armazenada e os respetivos custos operacionais.
Como é que conseguimos fazer uma boa gestão de stocks?
1- Faça auditorias regulares
Controle e acompanhe o stock que tem disponível da forma mais regular possível. Desta forma, vai conseguir identificar a quantidade real de stock, que artigos têm mais saída, os que já não podem ser comercializados ou que ficam constantemente em “stock morto”. Assim, vai detetar os erros a tempo de serem corrigidos.
2- Defina os processos e as responsabilidades
Atribuindo responsabilidades a cada membro da equipa, e rotinas de controlo, conseguimos manter os stocks organizados, e evitar falhas.
3- Identifique e diferencie cada tipo de artigo
Através da identificação de cada artigo, vai evitar-se as trocas de produtos, e facilitar a localização e controlo de quantidades.
Pode identificar-se cada produto através de códigos de barras por exemplo, e ter todas as informações como o lote/o fornecedor/a origem.
4- Registe e controle os artigos assim que são recebidos
Registar todos os artigos quando são recebidos deve fazer parte da rotina. Assim, evitam-se erros.
5- Defina um plano de emergências
Mesmo já cumprindo todos os pontos acima mencionados, podem surgir novos desafios, e por isso é necessário haver um plano de emergência, com soluções para fazer face aos possíveis problemas.
Aí devemos pensar em algumas suposições, como por exemplo:
Que impacto este problema pode ter na globalidade do meu negócio?
Quais passos devo seguir para resolver o problema?
O que é que posso alterar para diminuir os riscos de uma nova ocorrência?
6- Mantenha um bom relacionamento com os fornecedores
É preciso haver uma boa relação de confiança com os fornecedores, porque desta forma, caso haja um problema, eles vão ajudá-lo a resolvê-lo. Como por exemplo precisar de mais produto, ou outro tipo de produto até, ou devolver algum que não esteja a conseguir escoar.
7- Não deixe que os produtos se estraguem
Tenha em atenção as datas de validade dos artigos. Ao ter um espaço organizado, vai ter um acesso facilitado aos produtos que expiram rapidamente.
8- Tenha um bom software de gestão e otimização de stocks
Através de um um bom software vai conseguir assegurar uma maior rentabilidade do seu negócio e diminuir a probabilidade de erro humano.
9- Faça uma “limpeza” regular
Separe os artigos recentes dos mais antigos. Para escoar os que não estão a ser vendidos, pode optar por algumas técnicas como promoções e campanhas promocionais.
Quais são as vantagens de fazer essa gestão?
• Aumenta os níveis de produtividade e a eficiência
• Ajuda a organizar o espaço de armazenamento
• Poupa tempo, dinheiro e espaço
• Melhora a exatidão das encomendas de inventário
• Mantém um bom nível de satisfação e fidelização dos clientes
• Proporciona um investimento rentável e responsável
Quer aprofundar mais os seus conhecimentos acerca deste assunto e passar para a prática? Nós ajudamos!
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