Desde 2019, que nos vimos numa situação pandémica, em todo o mundo, e fomos obrigados a adaptarmo-nos em todos os aspetos do dia a dia, principalmente no mundo de trabalho.
Com o surgimento do COVID, surgiu também o teletrabalho e consequentemente a popularidade dos webinars aumentou e tornaram-se essenciais como fonte de informação tanto para alunos como para clientes, visto gerar uma grande audiência online.
Mas vamos por partes.
O que é um webinar?
Entende-se por webinar aquilo que são apresentações de vídeo, seminários, palestras, aulas, workshops, sessões de aprendizagem que sejam apresentados virtualmente através da internet/web.
O que faz com que o webinars tenham tanta adesão é a possibilidade de comunicação de ambos os lados, em que tanto os participantes como os apresentadores podem discutir, fornecer, receber e compartilhar informações em tempo real.
Nos webinars pode ser utilizado em vários cenários em que a comunicação seja um fator-chave, tanto para clientes como colegas de setores, e até alunos.
O que é que os webinars permitem?
- Educar o público sobre as ofertas que temos
- Educar formandos
- Construir autoridade na indústria em que nos inserimos
- Demonstrar os produtos e recursos que detemos
- Apresentarmos os produtos a novos clientes
- Gerar novos leads (como por exemplo no marketing)
Quais as suas vantagens?
- Não precisamos de alugar um local físico – basta uma câmara, microfone e boa iluminação.
- Não é necessário lidar com a logística envolvida na organização de eventos
- É adaptável e fácil de configurar
- É possível alcançar muita audiência
- É económico comparado com um evento presencial
- Não é necessário ter limites na criatividade
- É possível personalizar
Quais são os formatos de webinar que existem?
Apresentação de slides
É a maneira mais comum de se apresentar um webinar.
Texto
É possível inserir chat com texto. Torna-se bastante útil porque é possível perguntar e responder às perguntas do público.
Quadro branco
É utilizado para sublinhar os conceitos mais relevantes.
Perguntas e Pesquisas
Fazer com que os participantes respondam a perguntas, vai fazer com que estes se sintam sempre envolvidas e estejam atentos.
Pré-gravado
Não é tão comum, mas também é possível. Pode ser gravado, para posteriormente as pessoas verem e inscreverem-se para as próximas edições.
Emissão em direto
Este é o tipo de webinars que atrai mais público.
Quais são os passos a seguir para se organizar um webinar?
- Escolher a melhor ferramenta – como por exemplo: Youtube Live, GoToWebinar, GoogleHangouts, Facebook Live, WebinarJam, Zoom.
- Identificar o objetivo/Definir o tema – é importante que o título seja impactante.
- Definir a data/horário.
- Criar a landing page – para que as pessoas se inscrevam.
- Participar de outros webinars
- Planear e definir o conteúdo
- Criar os slides
- Promover o webinar
Como é que podemos fazer um webinar de sucesso?
- Tempo de apresentação adequado – em média 1h
- Clima descontraído e leve – assim, todos se vão sentir à vontade de participar
- Escolha o dia certo – evitando sexta-feira à noite ou segunda-feira de manhã
- Mantenha contacto após o webinar – peça feedback
- Faça testes
- Atraia público relevantes para o assunto
- Disponibilizar o webinars após a transmissão
- Agradecer
- Acompanhar os resultados
Agora que já sabe o básico sobre este tema, desde o conceito, o que permite, as suas vantagens, formas de organizar, os formatos que existem, já está pronto para criar o seu webinar de forma a cativar mais público.
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