Acaba de ser publicada a versão mais recente da ISO 9001, norma da qualidade para sistemas de gestão ISO. Fica assim concluído o trabalho de 3 anos de revisão a esta norma, revista por especialistas de quase 95 países que participaram e observaram para trazer os padrões atualizados da norma às necessidades mais modernas.
Com mais de 1 milhão de certificados emitidos por todo o mundo, a ISO 9001, ajuda as organizações a demonstrar aos seus clientes que eles podem oferecer produtos e serviços de forma consistente e de boa qualidade. Esta norma atua ainda como uma ferramenta para agilizar os processos e torna-los mais eficientes a nível da organização interna das entidades certificadas.
Kevin McKinley, Secretário-Geral ISO, explica: “a ISO 9001 permite às organizações adaptarem-se a um mundo em constante mudança. Esta aumenta a capacidade de uma organização melhorar a satisfação dos seus clientes e fornece uma base coerente para um crescimento de sucesso sustentado.”
A edição de 2015 apresenta mudanças importantes, que Nigel Croft, presidente da subcomissão ISO que desenvolveu e fez a revisão da norma, refere-a como processo “evolutivo em vez de revolucionário”. Nas edições de 2000 e 2008, “concentramo-nos mais na gestão de processos, e menos na documentação”.
“Estamos apenas a trazer a ISO 9001 para o sec. XXI. As versões anteriores da ISO 9001 foram bastante prescritivas, com muitos requisitos para procedimentos a nível da documentação e registos.
Agora queremos estar um passo à frente e a ISO 9001:2015 é menos prescritiva do que a antecessora, concentrando-se sobre o desempenho. Temos conseguido isso combinado a abordagem de processos com o pensamento baseado no risco e empregando o ciclo Plan-Do-Chek-Act a todos os níveis da organização.”
A ISO 9001:2015 substitui as edições anteriores e os organismos de certificação terão três anos para migrar os seus certificados, para esta nova versão.
Fonte: iso.org[:]