Estas normas estão relacionadas com a área de atividade de cada empresa ou de acordo com o sistema de gestão implementado.
Criadas pela Organização Internacional de Padronização, as normas ISO têm como principal objetivo melhorar os produtos e serviços ao nível da qualidade em várias organizações de todo o mundo. A normalização baseia-se num documento de normas que oferece um modelo padrão para a implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade.
Em 2015 as duas principais normas na área da gestão ambiental e da qualidade foram revistas. Essa revisão traduziu-se num conjunto de alterações que as empresas vão ter de adotar.
ISO 9001:2015 – O que mudou?
A ISO 9001:2015 visa promover os esforços da organização em prol de um desenvolvimento sustentável e da melhoria do desempenho geral. Por isso, incentiva o pessoal interno e externo à organização a adotar uma abordagem baseada no risco para a gestão da qualidade, bem como à adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade como uma estratégia para a organização.
Um dos aspetos principais da preparação e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade é um novo requisito proposto por esta norma para a identificação dos riscos e oportunidades, de que forma é que estes têm impacto no desempenho da organização e quais as medidas para solucionar os riscos.
Neste sentido, a administração precisa de estar mais próxima da organização num Sistema de Gestão da Qualidade. Alguns termos também foram alterados e todas as informações necessitam de um controlo por parte da organização. Cada organização deve delimitar o nível e o tipo de documentação necessária para controlar o seu Sistema de Gestão da Qualidade.
ISO 14001:2015 – O que mudou?
Esta norma vem substituir a norma ISO 14001:2004 e propõe uma abordagem mais estratégica no âmbito da gestão ambiental. Há, por isso, um novo requisito que pretende compreender o contexto da organização na identificação de problemas internos e externos relacionados com o meio ambiente. A administração, por sua vez, deve assumir um compromisso com a gestão ambiental.
A política ambiental da empresa deve incorporar uma utilização sustentável dos recursos e adaptar-se às alterações climáticas, à proteção da biodiversidade e dos ecossistemas. A organização precisa, ainda, de direcionar os seus esforços para controlar o seu impacto ambiental, desde a aquisição e produção de matéria prima até ao tratamento dos resíduos. No âmbito da comunicação e da documentação surgem também algumas alterações, nomeadamente, na comunicação externa e nos termos utilizados na documentação.
As organizações que já detenham ambos os certificados – ISO 9001:2008 E ISO 14001:2004 – terão três anos, a partir da publicação da nova norma para migrar para a nova versão da norma.
A ZONAVERDE como entidade consultora presta serviços de apoio às empresas certificadas para ajudá-las a compreender os novos requisitos e a fazer uma transição dos referenciais de forma tranquila. Saiba como…[:]