Quando lidamos com clientes, estamos sempre sujeitos a reclamações. E quando é abordado(a) de forma séria, pode transformar-se numa ferramenta de gestão importante para a melhoria da imagem corporativa e fidelização de clientes.
Aliás, a análise das causas das reclamações, pode definir as ações internas de melhoria, que acabam por contribuir para o aperfeiçoamento dos processos internos.
Por isso, não temos de ver as reclamações como algo negativo ou algo que torne a empresa vulnerável, porque desde que se saiba lidar com esse tipo de ocorrência, pode até tornar-se algo positivo.
Para gerir as reclamações dos clientes, é preciso ter bastante cautela, visto que o processo de venda não termina no ato de entrega do produto ou serviço, mas sim com a satisfação total da pessoa através do melhor atendimento possível.
É importante tomar conhecimento das reclamações. E de que formas?
Existem várias, como:
- Caixa de sugestões
- Entrevistas
- Sondagens
- Inquérito de opinião
Existem algumas dicas para gerir as reclamações dos clientes:
- Preparar cenários diferentes das reclamações dos clientes – é importante que a equipa saiba como proceder em caso de reclamação, dependendo de cada situação. Pode ser descontentamento em relação à entrega, ao produto, ao atendimento,… seja para qual for, deve ser criado um plano de ação.
- Ouvir com atenção a reclamação – não existe maneira de fazer a gestão das reclamações sem primeiro ouvir o cliente, e não nos entregarmos aos impulsos emocionais.
- Agradecer pela reclamação – a excelência é consequência de esforço, estratégia e humildade, por isso é importante agradecer a comunicação.
- Conhecer a escuta ativa – é importante demonstrar verdadeiro interesse, mostrar abertura e compreensão sem fazer qualquer julgamento de valor e demonstrando empatia.
- Explicar o lado da empresa de forma tranquila – embora se diga que “o cliente tem sempre razão”, tente explicar sempre o seu lado, ouvindo o outro lado também.
- Inspirar a equipa a trabalhar com excelência – se a equipa for inspirada e motivada da melhor forma, vai resultar em proatividade e carinho pelo cliente, reduzindo as reclamações.
- Ser ágil no apuramento da ocorrência – após ouvir o cliente, é importante ser rápido a solucionar o problema, antes que o percamos para a concorrência.
- Nunca minimizar o problema – gestão de reclamações é colocarmo-nos no lugar da outra pessoa, tratando da ocorrência com respeito, profissionalismo, simpatia e empatia.
- Não dar respostas prontas – visto que cada pessoa tem uma experiência diferente, é necessário prestar um atendimento exclusivo, evitando respostas padronizadas.
- Perceber o cliente e a situação – é importante ter o histórico do cliente em mãos, facilitando o alcance da satisfação visto ser mais fácil de conhecê-lo.
- Estabelecer um acordo – tenha como objetivo a entrega de uma proposta de acordo para a resolução do problema e avalie o que precisa ser melhorado internamente para não se voltar a repetir.
- Fazer pesquisar de satisfação – utilizar métricas como o número de reclamações, tempo médio de atendimento, grau de satisfação dos clientes,… de forma a fidelizar o cliente.
- Não adotar um comportamento defensivo – não tem de concordar, mas tem de ouvir. Ao adotar uma posição defensiva, só vai piorar a situação.
- Oferecer informações úteis – através das informações, está a valorizar as necessidades e interesses do cliente.
Depois de recebidas as reclamações, qual o procedimento para as tratar?
- Receção da reclamação
- Registo da reclamação
- Análise da reclamação
- Informação ao cliente
- Análise técnica da reclamação
- Aprovação da ação corretiva
- Resposta ao cliente
- Implementação das ações corretivas
- Verificação da eficácia
- Arquivo
- Tratamento estatístico das reclamações
Podemos concluir que o atendimento e gestão de reclamações é um processo contínuo.
A existência de uma boa gestão, é o que vai determinar se o cliente se mantem, fideliza e recomenda a empresa.
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