Social media marketing: Sabia que 52% da descoberta de marcas online acontece através dos feeds das pessoas? Construir avenidas de consumo de conteúdo digital é assim a principal resposta à questão “Como fazer social media marketing em 2020?”. O Facebook, o Instagram e o LinkedIn mantêm-se como plataformas tradicionais enquanto o TikTok e o Twitter conquistam terreno.
Social media marketing: o ponto-chave
Em 2020, o elemento chave para fazer marketing em redes sociais é encontrar o equilíbrio entre estar presente no feed do respetivo público-alvo e trabalhar o relacionamento one-to-one (um a um ou pessoal).
Assim, as marcas precisam de garantir que aparecem nas esferas públicas e estão presentes nos feeds dos utilizadores das redes sociais e que trabalham os canais privados através dos quais fortalecem relações com os seus clientes.
Os três pilares da comunicação das marcas em feeds
- Descoberta: apresentar-se aos utilizadores.
- Conversação: adquirir um tom conversacional e interagir com os utilizadores.
- Aquisição de clientes: trabalhar a estratégia para aumentar a comunidade e convertê-la em clientes.
O que fazer em 2020 nas redes sociais?
- Estar no feed dos utilizadores para aumentar o alcance.
- Acrescentar valor nos canais privados.
- Automatizar processos.
- Encorajar o marketing boca-a-boca.
1.Estar no feed dos utilizadores
Permite trabalhar a notoriedade da marca. As publicações orgânicas devem ser acompanhadas por publicações pagas e marketing de influência, por exemplo, para aumentar o alcance.
2. Acrescentar valor nos canais privados
Falar diretamente com os utilizadores permite uma comunicação mais certeira e evita a confusão dos feeds e da impessoalidade. Para falar diretamente com as pessoas deve ter um objetivo bem definido e garantir que pode acrescentar valor em cada conversa.
3. Automatizar processos
A combinação entre bots e humanos permite o serviço prestado aos utilizadores, sendo particularmente útil automatizar processos em processos mais simples.
4. O estado das redes sociais
Existem mais de 3 mil milhões de utilizadores de redes sociais. Ou seja, perto de 50% da população mundial está nas redes sociais.
Embora as marcas tenham mais oportunidades para chegar a mais pessoas, atualmente existe a tendência para o fenómeno de “detox das redes sociais” e que, entre outros, é um desafio para fazer social media marketing. O “detox” consiste em fazer uma pausa temporária ou permanente das redes sociais.
Razões:
- As pessoas estão saturadas da quantidade de conteúdo e informação com que são confrontadas diariamente.
- O tempo passado nas redes sociais pode ter impacto na saúde mental e no bem-estar, se for em excesso.
- A desconfiança que existe face às redes sociais, com a privacidade em destaque.
Como estar nas redes sociais?
- Partilhar conteúdo que a audiência goste: investir mais em experiências nas redes sociais em detrimento de conteúdo meramente comercial.
- Encorajar a interação entre marca e comunidade, não se limitando a partilhas e gostos.
- Construir comunidades em torno do conteúdo e não construir comunidades através de publicidade paga ou compra de seguidores.
Estratégias
- Incentivar a equipa a criar as suas próprias redes sociais para promover e interagir com as redes sociais da marca.
- Criar conteúdo que coloque as pessoas a falarem e que cultive o sentimento de tribo.
- Falar diretamente com as pessoas.
- Investir em marketing de influência.
- Desenvolver publicidade paga com base no desempenho das publicações orgânicas.
As redes tradicionais e os modelos de negócios
- Facebook, Twitter e Instagram: tendem a ser utilizadas por marcas B2C.
- LinkedIn: mais comum para marcas B2B.
TikTok
Especialmente adequada para marcas B2C com um público-alvo mais jovem. Mais de 40% dos utilizadores tem entre 16 e 24 anos.
As redes sociais e o e-commerce
As melhores redes para marcas dedicadas ao e-commerce são:
- TikTok
Social Media Marketing
É a utilização de redes sociais para criar relações com uma comunidade de forma a criar marcas, aumentar vendas, gerar tráfego, entre outros objetivos.
Os 7 passos iniciais
- Definir objetivos.
- Estudar o público-alvo.
- Definir métricas.
- Conhecer a competição.
- Apostar em Storytelling.
- Otimizar e analisar.
- Trabalhar a intemporalidade.
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Fontes:
– Smart Insights
– HootSuite
Escrito por: RICARDO GRILO, Formador ZONAVERDE // Marketing Digital, Social Media e Criatividade em Comunicação
– Licenciado em Ciências da Comunicação, especialização em Informação e Jornalismo, pela Universidade do Minho;
– Pós-graduado em Comunicação, Media e Justiça, pela Universidade Nova de Lisboa;
– Mestre em Economia e Gestão de Recursos Humanos, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto;
– Coordenador de marketing internacional na Laskasas;
– Possui experiência em jornalismo e marketing;
– Formador nas áreas do marketing, criatividade e comunicação;
– Formador certificado pelo IEFP.
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