Escrever de forma persuasiva é uma tarefa bastante complicada. Neste artigo, vamos explorar as 4 características que consideramos importantes para se tornar num web copywriter de sucesso.
Se gosta de escrever e contar histórias, existem algumas técnicas de web copywriting que o/a podem ajudar a melhorar os seus resultados. Mas, antes disso, o que faz um web copywriter?
Um copywriter escreve com o objetivo de vender. Para isso, é necessário conhecer bem a quem se está a dirigir e o/os canais para onde terá de desenvolver conteúdos, para conseguir adaptar e otimizar a mensagem a cada meio. O web copywriter deve ainda, ter um pensamento estratégico para alinhar as palavras-chave mais indicadas com a persona a quem dirige a mensagem.
Posto isto, que características deve ter um web copywriter?
1. Gosto pela escrita
É primordial gostar de escrever e/ou de contar histórias. É inevitável. Contudo, a prática da escrita no dia a dia juntamente com formação sobre a temática, poderá ajudar a desenvolver técnicas que lhe permitem ter sucesso nesta área.
2. Ler, ler e ler
Ler muito vai permitir aumentar o seu vocabulário e ter um leque maior de soluções na hora de escolher a palavra mais indicada para cada situação.
3. Criatividade
Escrever todos os dias sobre os mesmos temas pode tornar-se um obstáculo para a escrita de textos apelativos e persuasivos. A criatividade exige muito trabalho. O web copywriter tem de pesquisar muito, procurar ideias, sinónimos, ver a concorrência e criar ritmos diferentes na escrita.
4. Ter pensamento estratégico
É fulcral ter uma estratégia antes de começar a escrever. A escolha das palavras certas tem de estar alinhada com as “dores” da persona a quem se dirige. O copywriting pode ser feito com diferentes objetivos: atrair, converter e fidelizar clientes. Para cada um destes objetivos é obrigatório uma estratégia pois nem todos clientes estão na mesma fase da venda.
Estas são algumas características que consideramos importantes para se tornar um copywriter de sucesso.
Além destas características, existem algumas técnicas que o/a podem ajudar a melhorar de forma significativa o seu copy, como por exemplo:
- Apresente os benefícios (funcionais, emocionais e sociais) do produto/serviço e de que forma vão ajudar a solucionar o problema de alguém.
- Fuja das ideias abstratas e seja específico. Lembre-se que ler um texto e ficar com a ideia de que ficou algo por explicar ou dizer, pode não transmitir a melhor imagem.
- Simplifique os textos. Frases muito longas e várias ideias na mesma frase torna mais difícil a compreensão da mensagem.
- Utilize os testemunhos/reviews do produto/serviço. Mostrar que outros clientes ficaram satisfeitos com a solução apresentada pode valer muito mais do que qualquer argumento de venda.
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Autor: Alexandre Oliveira
Marketing | ZONAVERDE
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