Comunicação e criatividade são indissociáveis. Quem disse que a criatividade é como o talento, ou se tem ou não se tem, e que a comunicação não pode ser exercitada, cometeu um erro crasso. Estimular a criatividade individual, melhorar o processo criativo, resolver problemas e comunicar melhor são objetivos reais e atingíveis. De que forma? Eliminando os pensamentos tóxicos para a criatividade e aprendendo a desbloquear a criatividade em diferentes contextos.
A criatividade é a capacidade de repensar o normal, de criar e de inventar. Também pode indicar a qualidade de quem possui ideias originais. A criatividade não é um talento, mas sim uma competência e, como tal, necessita de ser desenvolvida e aperfeiçoada.
Muitas pessoas procuram ser mais criativas. Contudo, não existe uma fórmula pronta para se ter ideias inovadoras. A criatividade não surge de imediato e sim a partir de alguns hábitos incorporados no dia a dia, de forma a desenvolver o cérebro, estimulando-o a pensar “fora da caixa”.
Em geral, os profissionais que possuem este perfil não têm medo de arriscar e costumam ser bastante autênticos, confiando nas suas opiniões.
5 atitudes para se tornar numa pessoa mais criativa
1 – Procurar sempre aprender alguma coisa nova
As pessoas criativas têm o hábito de sair da sua zona de conforto e procuram constantemente aprender mais sobre novos assuntos. O conhecimento é uma prioridade.
2 – Não ter medo de arriscar em novas ideias
Em geral, as pessoas com capacidade criativa elevada procuram arriscar novos projetos, mesmo que os outros as critiquem. O optimismo elevado permite-lhes confiar nas suas próprias ideias, vendo novas possibilidades a partir delas. Isso permite-lhes desenvolver a sua autoconfiança, procurando ser autênticas, seguindo a sua própria personalidade.
3 – Procurar fontes de inspiração
É normal que o profissional criativo esteja sempre à procura por algo que o inspire, permitindo-lhe alcançar novas ideias. Para isso, é interessante desenvolver o hábito de ler constantemente, para continuar a aprender sempre algo novo. Além dos livros, também pode ficar atento aos assuntos abordados na internet, a revistas e a jornais, além de acompanhar filmes e séries, por exemplo.
4 – Procurar um ambiente ideal para si
Para criar algo, é necessário procurar um ambiente adequado, que facilite a sua própria inspiração. Algumas pessoas preferem locais mais específicos como estúdios ou a própria casa enquanto que outras preferem lugares públicos como cafés e restaurantes, por exemplo. O importante é sentir-se confortável para pensar nos projetos.
5 – Manter o foco
As pessoas criativas costumam ter uma alta capacidade de concentração nas suas tarefas, mantendo o foco num assunto de cada vez. Por isso, é importante desenvolver essa habilidade e, para isso, evitar realizar várias tarefas ao mesmo tempo.
A ZONAVERDE criou um webinar que o pode ajudar a desenvolver a sua criatividade. Assim, “Comunicação e Criatividade: Como criar impacto” é um webinar que pode frequentar, totalmente online, para desenvolver a competência de que lhe falamos, bem como desenvolver algumas técnicas de comunicação que lhe permitam vender ideias com impacto.
O que é mais importante: uma boa ideia ou uma boa comunicação? A forma como vende uma ideia depende da forma como a comunica. Neste webinar, de forma geral, falaremos sobre como preparar e fazer uma apresentação com impacto e, acima de tudo, vender ideias com impacto.
You must be logged in to post a comment.