Este mês o CEO da ZONAVERDE, Jorge Pereira, explica por que se deve construir um plano de formação numa empresa à revista de recursos humanos e gestão – HUMAN.
O levantamento de necessidades de formação constitui-se como um alicerce de todo o processo que se desenrola no âmbito da formação para empresas. Para Jorge Pereira é através deste levantamento que se realizam os cursos de formação profissional ou outras intervenções nas empresas.
A verdade é que muitas empresas tendem em responder à exigência que o código de trabalho preconiza, de forma muita simplista, cumprindo apenas a realização de 35 horas de formação por cada colaborador da organização. Em muitos casos, o que se pretende é resolver problemas ou otimizar a performance dos colaboradores. Este último “grupo de empresas” tende a atuar de forma muito orientada para resultados, já que é isso que procuram quando vão investir em formação profissional.
O levantamento de necessidades de formação é, ou deve ser, um instrumento de diagnóstico muito focado na identificação de problemas cuja resolução pode ser conseguida com o investimento em formação profissional. Devem ser utilizadas metodologias de identificação de problemas junto das diversas áreas e setores da organização e com base na identificação desses mesmos problemas definir formas de os resolver.
Após a identificação de problemas, o CEO da ZONAVERDE considera que devem «organizá-los por grupos, classificá-los e perceber que tipos de problemas é que podem ser resolvidos com formação profissional, coaching ou mentoring.». Normalmente estes problemas estão relacionados com necessidade de reforço ou aquisição de competências e mudança de hábitos e comportamentos. As soluções passam por estabelecer objetivos bem definidos e, a partir daí pode começar a construir-se o plano de formação.
Jorge Pereira alerta, ainda, para a diferença entre um diagnóstico de necessidades e um plano de formação. «Algumas organizações julgam que fazer um diagnóstico de necessidades e um plano de formação é uma coisa só e perguntam aos seus colaboradores “quais os cursos que querem”, e nem sempre, ou a maioria das vezes não são sequer os que eles necessitam. Muitas empresas têm profissionais que usam metodologias apropriadas e que conseguem fazer um bom diagnóstico e um desenho de plano de formação adequado à exigência do desafio que têm de enfrentar, outras contratam, para uma ou para as duas fases do processo, entidades formadoras (como é o caso da ZONAVERDE) que desenham soluções à medida e que já têm um bom portefólio de casos de sucesso.»
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