O conceito de equipas remotas ou virtuais não é novo. No entanto, esta abordagem tem tido um aumento significativo nos últimos tempos devido à globalização, novas tecnologias, estruturas organizacionais e as formas de trabalho.
A ideia de ter uma força de trabalho unida e remota parece contraditória, principalmente quando não tem colaboradores à sua frente, mas a Hays acredita que isso é possível quando se segue um conjunto de passos essenciais.
Equipas remotas: 5 medidas para uma boa comunicação virtual
-
Estratégia de comunicação clara
– É importante estabelecer os melhores meios de comunicação e mantê-la. Pode utilizar o email, no entanto, pode agendar conferências por telefone podendo assim conduzir uma conversa em tempo real com um objetivo específico. Mantenha a conversa aberta de modo a que cada participante tenha oportunidade de falar e se mantenha a par das atualizações.
-
Minimizar ausências
-As chamadas são o equivalente às reuniões de equipa, mas caso seja complicado encontrar tempo para fazê-lo, deverá agendar uma conferência, considerando as diferenças horárias, mantendo as chamadas perto da hora do expediente.
-
Melhorar as intra-comunicações
-As relações profissionais e pessoais construídas no ambiente de escritório são cruciais para reunir os membros da equipa e abrir linhas de comunicação. Com forças de trabalho remotas torna-se um pouco mais complicado, mas as teleconferências proporcionam essa oportunidade, apesar de não serem sempre possíveis.
-
Incentivar a partilha de conhecimentos
-Considere os diferentes pontos fortes e competências da equipa e incentive uma cultura de partilha e conhecimento.
-
Ser perspicaz
-As videoconferências permitem-nos ler a linguagem corporal e a expressão facial de modo a avaliarmos o humor das pessoas. No entanto, por vezes esta tarefa pode ser complicada, pelo que também devemos prestar atenção extra as vozes das pessoas para deter algum problema logo no início.
Para concluir, para unir equipas virtuais/remotas deve-se ser consciente e proativo perante as potenciais dificuldades. As barreiras existentes podem levar a uma falta de comunicação e construção de relacionamento entre os colaboradores, pelo que é necessário encontrar soluções tecnológicas para as mesmas, permanecendo compreensivo, inclusivo e comunicativo. Deste modo, poderá alcançar uma força de trabalho unida e remota.
Fonte: Human Recources
You must be logged in to post a comment.