O marketing digital evolui todos os meses. Acompanhar o ritmo de uma área em permanente atualização pode ser desafiante. Saiba o que se segue. “Marketing Digital para as empresas: o que se segue?” reúne as principais tendências para que a sua marca não seja ultrapassada pela concorrência.
Tendências antigas e que permanecem em 2020
- Pesquisa por voz.
- Video marketing.
- Marketing de influência
Tendências (novas) de marketing digital para 2020
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Social commerce
Refere-se à compra direta de produtos a partir das redes sociais. O Instagram checkout é um dos principais exemplos. Pelo menos 50% dos utilizadores de redes sociais utilizam-nas para identificarem produtos e /ou serviços que posteriormente compram.
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Mensagens diretas
Marcas conversacionais são uma das principais exigências dos consumidores digitais, com as mensagens diretas a assumir o favoritismo como ferramentas de comunicação. Desde assistência em vendas a pedidos de esclarecimento e reclamações, estas ferramentas têm diversas funções e estão entre as principais tendências para 2020.
Exemplos de ferramentas:
- WhatsApp: mais de 50 mil milhões de mensagens enviadas diariamente.
- Facebook Messenger: mais de 10 mil milhões de mensagens enviadas todos os meses em todo o mundo.
- Viber
- Instagram Direct
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Micro-influenciadores
O termo micro-influenciador (ou micro-influencer) refere-se a influencers de médio alcance focados em nichos (em média, têm até 30 mil seguidores). Ou seja, são suficientemente populares para serem influentes, mas sem estarem atolados de patrocinadores.
Vantagens:
– Financeiramente mais acessíveis.
– Melhores taxas de interação.
– Mais conhecedores do mercado/ nicho em que atuam.
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Emails interativos e pessoais
O email marketing continua a ser uma das melhores fontes de conversão em marketing digital com o ROI a ultrapassar os 3000%. Começa a arrefecer enquanto estratégia, embora ainda tenho elevado potencial.
Os emails de texto estão a ficar para trás e a dar lugar a emails mais interativos e pessoais, parecendo cada vez mais com páginas web onde o design e a funcionalidade são as prioridades, sem esquecer a informação.
Objetivos:
- Captar a atenção.
- Aumentar as aberturas e cliques.
- Incentivar a conversação.
Ferramentas:
- Mailchimp
- E-Goi
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Análise de emoções
Remete para a análise das reações dos utilizadores e clientes a um produto e/ ou serviços através das redes sociais ou outros canais online. Também pode ser designada por social listening.
Ferramentas
- Mention
- Repustate
- Critical
- Lexalytics
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Redes sociais de nichos
Redes sociais como Pinterest, Snapchat, Medium e Reddit estão a conquistar novos utilizadores todos os dias. As redes de nicho são particularmente relevantes para marcas que atuam em nichos.
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SEO
O Google está focado em fornecer o melhor conteúdo possível aos seus utilizadores, procurando mostrar os resultados mais próximos possível do que estão à procura no motor de pesquisa. Por isso mesmo, o SEO é e continuará a ser essencial em todas a estratégias de marketing de conteúdo. Produzir conteúdo sobre tópicos objetivos e claros, bem-estruturado e facilmente compreensível é crucial para ganhar a batalha dos resultados que o Google mostra. O objetivo deve ser sempre surgir na primeira página, no top 5 resultados.
Não se esqueça que está a falar para pessoas e para motores de pesquisa. É importante responder às necessidades e aos critérios de ambos.
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Marketing Conversacional
As pessoas querem marcas conversacionais. Em termos práticos, isto significa que quando têm dúvidas, esperam obter respostas rapidamente. Mais de 80% dos utilizadores espera respostas imediatas às suas questões.
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Personalização
Para se destacar, deve garantir que o seu marketing fala com cada um dos seus (potenciais) clientes:
- Campanhas de marketing genérico irritam os utilizadores.
- Quanto mais personalizado é o marketing, maior a probabilidade de conseguir concretizar negócios.
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Os valores da Geração Z que não pode esquecer
Conhecer o público-alvo é um dos primeiros mandatos do marketing digital para qualquer empresa. Quatro dos valores-chave da Geração Z que deve sempre levar em conta são:
- Autenticidade
- Privacidade
- Diversidade
- Sentido de humor.
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Escrito por: RICARDO GRILO, Formador ZONAVERDE // Marketing Digital, Social Media e Criatividade em Comunicação
– Licenciado em Ciências da Comunicação, especialização em Informação e Jornalismo, pela Universidade do Minho;
– Pós-graduado em Comunicação, Media e Justiça, pela Universidade Nova de Lisboa;
– Mestre em Economia e Gestão de Recursos Humanos, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto;
– Coordenador de marketing internacional na Laskasas;
– Possui experiência em jornalismo e marketing;
– Formador nas áreas do marketing, criatividade e comunicação;
– Formador certificado pelo IEFP.
Fontes:
– Smart Insights
– 99designs
– HootSuite
– Observador
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