O cenário de envelhecimento populacional mundial está cada vez mais presente nas notícias de hoje em dia.
Segundo dados recentes do relatório do Departamento dos Assuntos Socioeconómicos das Nações Unidas de 2017, estima-se que em 2050 existirão, só em Portugal, cerca de 3.2 milhões de indivíduos com mais de 65 anos de idade, daí a emergente importância de qualificar trabalhadores para intervir cada vez mais junto desta população. O mercado de trabalho na área da Geriatria tem uma abrangência muito vasta, tanto em Portugal como até em países como Inglaterra, Alemanha e França. Centros de Dia, Centros Comunitários, Serviços Hospitalares, ERPIS e residências privadas, são alguns dos locais onde este profissional poderá exercer as suas competências, zelando pelo seu bem-estar físico, psicológico e social, de acordo com as indicações da equipa técnica e os princípios deontológicos.
A minha afinidade com a população idosa fez-me enveredar por esta área, licenciando-me em Gerontologia na Universidade de Aveiro, e depois na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, onde completei o Mestrado de Atividade Física para Terceira Idade. Hoje em dia exerço funções como formador na área da Geriatria e trabalho diretamente com idosos num centro de dia, funções estas que me trazem enorme satisfação.
A minha ligação com ZONAVERDE tem, ao longo da nossa parceria, sido harmoniosa e frutífera, sendo sempre muito bem acompanhada e apoiada pelos coordenadores pedagógicos, no sentido de potenciar ao máximo a comunicação com os formadores e formandos de modo a garantir o sucesso da formação.
Raquel Milheiro – Formador ZONAVERDE / Auxiliar de Geriatria