A avaliação da formação através do estudo da transferência de aprendizagens ou Learning Transfer System Inventory é um método que possibilita às organizações perceber os fatores que influenciam e afetam a transferência de aprendizagens.
Através deste sistema, as organizações são capazes de interferir na formação dos formandos, mediante a ineficácia da ação de formação que estão a usufruir, e alterá-la de modo a tornar mais simples o processo de transferência de aprendizagens.
Esta interferência por parte da empresa ou organização tem como principal objetivo uma melhoria contínua do processo de formação.
A avaliação da formação através do estudo da transferência de aprendizagens baseia-se no modelo de Holton, criado em 1996, que refere quatro categorias que podem influenciar este processo.
As caraterísticas de cada formando, o design dos conteúdos da formação, a motivação que os formandos têm para aprender e para transferir essas aprendizagens e o ambiente organizacional, constrangimentos e oportunidades para aplicar o que aprendeu em formação, bem como, adequá-las às suas funções diárias são aspetos que devem ser tidos em conta nesta apreciação.
As práticas de avaliação da formação funcionam, assim, como uma medida essencial para o sucesso formativo e como meio para justificar o investimento realizado pelas organizações.
Caso a sua empresa ou organização tenha interesse em mais informações sobre esta ferramenta de trabalho, pode contactar-nos através do email: lisboa@zonaverde.com.pt[:]