Já pensou como seria o mundo se não comunicássemos uns com os outros de maneira nenhuma?
Comunicação é o elemento base para a fundação da sociedade e um dos pilares que fazem parte das habilidades subjetivas conhecidas como soft skills.
O próprio termo “comunicação” tem na sua origem do latim “tornar comum”/”compartilhar entre todos”, ou seja, já daí mostra que a comunicação se trata de troca de informações, ideias, conceitos, comportamentos,… seja de que forma for.
No mundo do trabalho, uma boa comunicação é essencial para que consigamos chegar longe. Não se trata só de saber falar em público, mas de fazer entender às outras pessoas o que nós somos e o que queremos transmitir, da maneira correta.
Para comunicarmos da melhor forma devemos ter em atenção ao perfil da pessoa com quem estamos a falar e posteriormente escolhermos a forma como vamos passar a nossa mensagem.
Devemos também explorar todas as formas que temos de nos comunicar (verbal, vocal, facial, corporal). Tudo conta.
É importante saber ouvir, de forma a haver um diálogo. Caso contrário, você só terá monólogos.
Se realmente prestarmos atenção ao que nos está a ser dito, sem julgamentos, vamos compreender o que nos está a ser transmitido e aprender com isso. E não se esqueça, saber é poder.
Não tenha problemas em perguntar caso fique com dúvidas em algo que lhe foi dito.
E saiba aceitar as críticas. Nem tudo são críticas destrutivas. Até pelo contrário. Se tiver disposto a ouvir, pode ouvir críticas construtivas que só vão servir para a sua evolução.
Contar histórias também é fundamental para uma boa comunicação. Ao partilharmos experiências, vamos criar uma relação de maior confiança e empatia com as pessoas, e as histórias ajudam precisamente nisso, no despertar das emoções.
Sermos autênticos e simplificarmos, vai fazer com que as pessoas nos oiçam mais, e vai até gerar uma maior influência.
Faça uso de uma linguagem positiva. As palavras carregam sensações e imagens, que se forem positivas, irão gerar comportamentos positivos.
O tipo de comunicação mais recomendável ter é a comunicação assertiva. Ou seja, ir direto ao ponto, ser claro, sem deixar qualquer tipo de dúvidas.
O que é que pode influenciar a nossa comunicação?
Visto que a comunicação é um processo de partilha de ideias/sentimentos entre as pessoas, podem existir vários aspetos que a influenciem, como por exemplo:
A cultura – os costumes, língua, arte, hábitos alimentares, religião, vestuário de cada pessoa.
O poder – a capacidade de influenciar os outros pode ser complexo. O poder pode referir-se a estatutos, posições no mundo dos negócios, …
O ruído – por ruído entende-se os barulhos físicos ou psicológicos que acabam por interferir na comunicação entre o comunicador e o recetor, como por exemplo crianças a gritar, motores em funcionamento, pessoas a falar ao mesmo tempo, entre outros.
A tecnologia – O que é lido pelo recetor, pode não ser entendido da forma que o comunicador desejava. Ou seja, acaba por puder criar uma impressão errada, quer seja por erros gramaticais/ortografia ou algo parecido.
Havendo estes problemas, as consequências podem ser várias, como problemas na convivência, mau ambiente, falta de colaboração, entre outros.
E no mundo de trabalho, qual é a importância da comunicação?
Em ambiente de trabalho, é necessário haver um bom uso de comunicação de forma a realizar bem as suas tarefas e ao mesmo tempo manter bons relacionamentos interpessoais.
Desde o momento da contratação, convém haver uma boa comunicação, tanto do entrevistado como do entrevistador.
Um bom líder, tem de saber comunicar bem, de forma a passar a sua mensagem de uma forma clara.
Concluindo, a comunicação está presente em todos os momentos da nossa vida.
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