As auditorias internas funcionam como uma ferramenta de gestão de riscos que permitem avaliar a organização, e ver quais falhas e procedimentos poderá estar a ter e quais áreas a melhorar, cumprindo os requisitos de conformidade.
A auditoria é geralmente, feita através das seguintes fases :
- Planeamento
1.1. Preparação da Auditoria – É necessário que haja um plano envolvendo um contacto prévio entre a entidade auditora e o auditado, onde será definido o programa de auditoria e quem estará envolvido na mesma.
1.2. Equipa Auditora – Pode ser constituída por mais do que um auditor, e deve-se ter em atenção: os riscos e oportunidades do negócio; o âmbito da organização; as não conformidades já anteriormente identificadas; resultados de auditorias internas/externas anteriores; o responsável pela auditoria e experiência da equipa que vai auditar.
- Reunião de abertura
2.1. Na reunião com o auditado é explicado o objetivo de verificar a eficiência e eficácia dos processos, incluindo as evidências de melhoria contínua como relatórios, reclamações, controlo do risco, análise de tendências, dados de entradas e saídas e estratégias e objetivos.
2.2. Verificação do quadro normativo e dos requisitos que se vão analisar
2.3. Categorização da análise, podendo estar divididos em: não conformidades maiores, não conformidades menores e oportunidades de melhoria.
2.4. As pessoas envolvidas na auditoria.
2.5. O que será analisado, desde informação documentada, a processos e entrevistas a colaboradores.
2.6. Ações que têm de ser realizadas, caso sejam necessárias. Podem ser de correção, análise de causas ou ações corretivas.
2.7. Período para implementar as ações.
- Condução de auditoria
3.1. Revisão da auditoria interna;
3.2. Auditoria do processo selecionado.
- Reunião de encerramento
Aqui são resumidas as informações recolhidas pelo auditor, para, se necessário, sugerir ações corretivas e incluir prazos de correção.
- Follow up
Nesta fase deve-se verificar se a ação foi efetuada e eficaz.
Para se efetuar a auditoria, a organização precisa de: definir os processos dentro da organização; definir a sua sequência e interações; determinar os métodos de controlo; estabelecer e implementar medidas com objetivo de monitorizar os processos e manter a informações de apoio às operações dos processos devidamente registadas.
Quais os benefícios das auditorias internas?
- Proporcionam uma visão objetiva
- Melhoram a eficácia dos processos
- Fornecem uma avaliação de riscos e protegem os ativos
- Avaliam os controlos
- Garantem o cumprimento das leis e regulamentos
A ZONAVERDE dispõe de consultores qualificados com experiência em auditar, que garantem enfoque nos resultados e aumento da competitividade e um padrão de qualidade elevado com certificação internacional.
As suas áreas de intervenção:
- Qualidade
Exemplo: ISO 9001
- Ambiente
Exemplo: ISO 14001
- Cosmetics – Boas Práticas de Fabrico
Exemplo: ISO 22716
- Segurança alimentar
Exemplo: HACCP, ISO 22000; BRC – British Retail Consortium; IFS -International Food Standard; FSSC 22000
- Segurança e Saúde no Trabalho
Exemplo: ISO 45001
- Outros referenciais
Como é que fazem as Auditorias?
- Preparação do Sistema de Gestão;
- Implementação dos requisitos normativos;
- Verificação / Revisão do Sistema de Gestão;
- Auditorias e revisão ao sistema.
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