As equipas de trabalho remoto não são só uma onda passageira. Esta modalidade de trabalho é o futuro, tanto em grandes empresas multinacionais, como em pequenos empreendimentos e PMEs. No entanto, existem alguns desafios da liderança no trabalho remoto.
Atualmente, os desafios organizacionais são mais difíceis do que os técnicos. Um estudo de 2018 constatou que 70% dos profissionais de todo o mundo trabalhavam remotamente pelo menos uma vez por semana e 53% trabalhavam dessa maneira metade da semana ou mais. Estes números referem-se a funcionários em período integral – não a freelancers e a trabalhadores independentes.
Ainda que a teoria nos mostre diversas vantagens do trabalho remoto, na prática, nem sempre é assim tão simples. As equipas de trabalho remoto são particularmente vulneráveis a problemas de comunicação, confiança e desempenho, principalmente quando elementos chave, como a liderança ou a tecnologia, não são adequados ou suficientes.
Assim sendo, quais são os principais desafios da liderança no trabalho remoto?
· Falta de comunicação/ Informação insuficiente
Quando enfrentamos problemas relacionados à comunicação, com equipas que trabalham presencialmente, analisamos as causas e procuramos uma solução. Mas quando a falta de comunicação aparece numa equipa de trabalho remoto, achamos imediatamente que a distância é principal obstáculo e acabamos por criar resistências e uma certa desconfiança nesta forma de trabalho.
· Falta de confiança e compromisso
Assim como os problemas de comunicação, a falta de confiança também pode surgir nas equipas de trabalho tradicionais ou remoto. Este sentimento aparece quando notamos que os colaboradores não estão suficientemente comprometidos com o projeto. A falta de compromisso aparece quando não estamos muito motivados ou não nos identificamos com a equipa de trabalho.
· Tecnologia inadequada
Quando a tecnologia utilizada não é adequada, ou os colaboradores não a dominam, começam a aparecer vários problemas relacionados principalmente com a comunicação e o desempenho.
· Falta de produtividade e má gestão do tempo
Muitas empresas sentem que podem perder o controlo da produtividade se os funcionários começarem a trabalhar a partir de casa. Não é novidade que algumas pessoas não utilizam o seu tempo da melhor forma quando não estão a ser vigiadas.
· Falta de liderança
A falta de liderança é um dos principais problemas que enfrentam as equipas de trabalho remoto, porque muitos gestores de projeto, são bons líderes no trabalho presencial, mas ainda não desenvolveram habilidades necessárias para exercer uma boa liderança no trabalho remoto.
Deste modo, a ZONAVERDE disponibiliza, no dia 29 de abril, o webinar “Liderança Remota”, de modo a que consiga solucionar os problemas expostos anteriormente e para que consiga também identificar as vantagens e a comunicação no trabalho remoto.
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