Se temos um negócio, e queremos fazê-lo crescer, atraindo mais clientes e gerando mais vendas, temos de utilizar o marketing para isso. E a maneira mais eficaz de o utilizar é fazendo um guia para chegar aos objetivos desejados, ou seja um Plano de Marketing que acaba por ser um instrumento para melhorar a gestão.
É essencial que esse plano seja seguido por toda a equipa ao entenderem as suas responsabilidades e como trabalho de cada um pode contribuir para que o marketing e a empresa cheguem aos objetivos.
Para se começar a desenvolver um Plano de Marketing, tem de se entender a importância que este tem para o negócio, e só assim é que vamos dedicar o nosso tempo e esforço a este.
É importante haver uma pesquisa de mercado – havendo uma análise sobre a própria empresa e também sobre o cenário que a envolve.
A realidade é relevante para alinhar a estratégia, considerando a missão, a visão, os valores, os objetivos de longo prazo, a envolvência dos colaboradores.
Existem vários tipos de planos de marketing, sendo divididos por níveis diferentes de gestão, mas ao mesmo tempo estando todos interligados:
- Plano de Marketing Estratégico – é o mais amplo, traçando os objetivos a longo prazo.
Exemplos:
– Plano de Marketing Digital
– Plano de Marketing de Conteúdo
– Plano de Marketing de Produto
– Plano de Marketing Social (…)
- Plano de Marketing Tático – segue-se do primeiro, detalhando os objetivos traçados na etapa anterior.
Exemplos:
– Plano de Marketing de Lançamento de um Produto
– Plano de Marketing de um Evento
- Plano de Marketing Operacional – define a estratégia do dia a dia, através de objetivos a curto prazo como tarefas, cronogramas e responsáveis.
Passando para a parte prática, o que é necessário para se construir um Plano de Marketing?
- Diagnóstico da empresa
– Através de um resumo da situação atual da empresa, analisando o volume de vendas, o número de colaboradores, os recursos, o histórico da faturação, os pontos fortes e fracos e oportunidades e ameaças (análise SWOT).
- Análise do ambiente de negócios
– Levantamento dos dados do macroambiente e do microambiente.
- Análise da concorrência
– Procurar informações o público que a concorrência tem, como se comunicam, como divulgam os produtos,…
- Definição de público e personas
– Análise dos comportamentos, valores, dores, expetativas dos consumidores.
- Definição de posicionamento
– Isto significa como a empresa quer ser vista pelo mercado. A imagem que quer construir de forma a ser diferenciada.
- Definição de objetivos
– Utiliza-se o método SMART, onde os objetivos são específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e com prazo.
- Definição de KPIs
- Definição de estratégias
– É importante ter em consideração as estratégias do Marketing Mix/4 Ps, que são o preço, produto, praça e promoção
- Recursos e orçamento
– Tem de se ter em atenção os custos para as campanhas, contratações, aquisições,…
- Cronograma e responsáveis
– É importante verificar os prazos para alcançar os objetivos.
- Elaboração do plano
– Pode ser adaptado conforme as necessidades de cada empresa.
Quais são as vantagens de ter um Plano de Marketing?
- Criar ligação com os clientes certos
- Conseguir lidar melhor com os imprevistos
- Economizar tempo e dinheiro
- Gestão mais sustentável
- Unir os colaboradores
Já viu como é essencial ter uma ferramenta que o ajuda a reunir tudo o que é necessário para orientar as suas estratégias e conseguir chegar mais facilmente aos seus objetivos, juntamente com a sua equipa?
Se sente a necessidade de fazer um Plano de Marketing para impulsionar a sua empresa, nós ajudamos!
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