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26 de Maio, 2025

Postura vs Imagem

Postura vs Imagem

by LiliaBarbosa / Sexta-feira, 16 Setembro 2022 / Published in Academia, ZONAVERDE
imagem-zonaverde

É importante ser bom naquilo que faz, mas é preciso também deixar boas impressões. E para alcançarmos os nossos objetivos no meio empresarial, é necessário termos cuidado com a postura e imagem profissional.

Não estamos só a falar da aparência física/desempenho profissional, mas também com os cuidados que devemos ter diariamente, visto que as nossas atitudes poderão influenciar a credibilidade passada às pessoas que nos rodeiam.

Podemos considerar como aspetos básicos de uma boa imagem pessoal os seguintes: aparência, linguagem corporal e expressão facial. Afinal, nós acabamos por ser o nosso próprio marketing!

O que é a imagem pessoal?

A imagem pessoal acaba por ser o conjunto de qualidades que representam a perceção sobre a nossa competência/personalidade. Ou seja é como as pessoas vão olhar para nós, e como se vão lembrar de nós em ambiente de trabalho.

Para se avaliar a imagem pessoal, tudo conta, desde a maneira como falamos, gesticulamos, caminhamos, vestimos… isto tudo pode criar boa ou má imagem sobre nós.

É importante que se mostre a auto valorização e autoconfiança (dando valor aos pequenos pormenores) que vai fazer com que os outros também nos valorizem e confiem em nós.

Aqui não estamos só a falar da maneira como cumprimentamos as pessoas, ou como nos apresentamos ou expressamos, mas também como comunicamos. E é importante que seja de forma autêntica e coerente.

Podemos dividir a construção da imagem pessoal em 3 momentos, que são:

– Primeira Impressão – aqui, os 7 primeiros segundos são necessários (visão, tom da voz, adequação das palavras, linguagem corporal);

– Imagem Inicial – esta é formada nos 1ºs contactos (comportamentos, postura, hábitos, ética, conhecimentos, habilidades, competências);

– Imagem formada – a que temos de manter e melhorar.

 

O que é a postura profissional?

Já a postura profissional, trata-se do conjunto de características pessoais e condutas que o profissional adota em ambiente de trabalho. Quer sejam as escolhas, as ações ou atitudes que vai tomando ao longo do dia.

 

Como ter uma boa postura e imagem profissional?

  • Seja pontual
  • Mostre ter ética e bom senso
  • Seja honesto e de confiança
  • Seja cordial e responsável
  • Evite falar mal dos seus colegas
  • Mantenha a organização
  • Seja bem educado com todas as pessoas
  • Invista na sua qualificação
  • Seja proativo(a)
  • Cuide da sua aparência
  • Aposte numa boa comunicação
  • Invista em marketing pessoal
  • Cumpra a cultura organizacional
  • Ouça as pessoas com atenção
  • Mostre competência
  • Cumpra o que prometeu
  • Tenha em atenção ao seu tom de voz
  • Respeite toda a gente
  • Encare as situações difíceis com leveza e bom humor

 

O que pode prejudicar a sua reputação profissional?

  • Falar mal de gestores para colegas de trabalho e vice-versa;
  • Abusar do álcool em convívios (almoços, eventos, confraternizações) em geral;
  • Mostrar-se inflexível e arrogante
  • Mascar chicletes durante reuniões e/ou apresentações;
  • Utilizar constantemente o telemóvel durante o horário de trabalho;
  • Cometer muitos erros de português

 

Quais são os benefícios que podemos ter ao termos cuidado com a nossa imagem e postura profissional?

  • Novas oportunidades de carreira
  • Novas responsabilidades
  • Atendimento a solicitações que possamos ter feito

 

E com o cliente, qual a postura que devemos ter?

Para que o cliente tenha uma boa experiência de atendimento, é importante o comportamento que temos perto dele, ou seja a nossa postura (simpatia, confiabilidade, proatividade, empatia, trajes adequados, tipo de linguagem utilizada,…).

  • Colocarmo-nos no lugar do cliente, sempre – demonstrando uma postura empática
  • Propormos sempre novas soluções para possíveis problemas – postura pró-ativa
  • Utilizar ferramentas que reduzam o tempo do atendimento – como chats e auto atendimento
  • Conheça bem o produto/serviço e mercado que está a representar

 

Agora que viu a importância da imagem e postura para o mundo profissional, precisa de ajuda para melhorar a imagem profissional junto dos seus clientes? Nós ajudamos!

CLIQUE AQUI

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