É importante ser bom naquilo que faz, mas é preciso também deixar boas impressões. E para alcançarmos os nossos objetivos no meio empresarial, é necessário termos cuidado com a postura e imagem profissional.
Não estamos só a falar da aparência física/desempenho profissional, mas também com os cuidados que devemos ter diariamente, visto que as nossas atitudes poderão influenciar a credibilidade passada às pessoas que nos rodeiam.
Podemos considerar como aspetos básicos de uma boa imagem pessoal os seguintes: aparência, linguagem corporal e expressão facial. Afinal, nós acabamos por ser o nosso próprio marketing!
O que é a imagem pessoal?
A imagem pessoal acaba por ser o conjunto de qualidades que representam a perceção sobre a nossa competência/personalidade. Ou seja é como as pessoas vão olhar para nós, e como se vão lembrar de nós em ambiente de trabalho.
Para se avaliar a imagem pessoal, tudo conta, desde a maneira como falamos, gesticulamos, caminhamos, vestimos… isto tudo pode criar boa ou má imagem sobre nós.
É importante que se mostre a auto valorização e autoconfiança (dando valor aos pequenos pormenores) que vai fazer com que os outros também nos valorizem e confiem em nós.
Aqui não estamos só a falar da maneira como cumprimentamos as pessoas, ou como nos apresentamos ou expressamos, mas também como comunicamos. E é importante que seja de forma autêntica e coerente.
Podemos dividir a construção da imagem pessoal em 3 momentos, que são:
– Primeira Impressão – aqui, os 7 primeiros segundos são necessários (visão, tom da voz, adequação das palavras, linguagem corporal);
– Imagem Inicial – esta é formada nos 1ºs contactos (comportamentos, postura, hábitos, ética, conhecimentos, habilidades, competências);
– Imagem formada – a que temos de manter e melhorar.
O que é a postura profissional?
Já a postura profissional, trata-se do conjunto de características pessoais e condutas que o profissional adota em ambiente de trabalho. Quer sejam as escolhas, as ações ou atitudes que vai tomando ao longo do dia.
Como ter uma boa postura e imagem profissional?
- Seja pontual
- Mostre ter ética e bom senso
- Seja honesto e de confiança
- Seja cordial e responsável
- Evite falar mal dos seus colegas
- Mantenha a organização
- Seja bem educado com todas as pessoas
- Invista na sua qualificação
- Seja proativo(a)
- Cuide da sua aparência
- Aposte numa boa comunicação
- Invista em marketing pessoal
- Cumpra a cultura organizacional
- Ouça as pessoas com atenção
- Mostre competência
- Cumpra o que prometeu
- Tenha em atenção ao seu tom de voz
- Respeite toda a gente
- Encare as situações difíceis com leveza e bom humor
O que pode prejudicar a sua reputação profissional?
- Falar mal de gestores para colegas de trabalho e vice-versa;
- Abusar do álcool em convívios (almoços, eventos, confraternizações) em geral;
- Mostrar-se inflexível e arrogante
- Mascar chicletes durante reuniões e/ou apresentações;
- Utilizar constantemente o telemóvel durante o horário de trabalho;
- Cometer muitos erros de português
Quais são os benefícios que podemos ter ao termos cuidado com a nossa imagem e postura profissional?
- Novas oportunidades de carreira
- Novas responsabilidades
- Atendimento a solicitações que possamos ter feito
E com o cliente, qual a postura que devemos ter?
Para que o cliente tenha uma boa experiência de atendimento, é importante o comportamento que temos perto dele, ou seja a nossa postura (simpatia, confiabilidade, proatividade, empatia, trajes adequados, tipo de linguagem utilizada,…).
- Colocarmo-nos no lugar do cliente, sempre – demonstrando uma postura empática
- Propormos sempre novas soluções para possíveis problemas – postura pró-ativa
- Utilizar ferramentas que reduzam o tempo do atendimento – como chats e auto atendimento
- Conheça bem o produto/serviço e mercado que está a representar
Agora que viu a importância da imagem e postura para o mundo profissional, precisa de ajuda para melhorar a imagem profissional junto dos seus clientes? Nós ajudamos!
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