O regresso à normalidade traz um conjunto de desafios pelo que, aconselhamos a que:
1. Mantenha práticas de auto-observação diárias, em vários momentos. Reconheça o que está a pensar, a sentir e a experienciar fisicamente para ser capaz de dar a melhor resposta, momento a momento, em função das suas necessidades.
2. Procure desenhar um regresso a novas rotinas de forma progressiva, para permitir ao seu corpo e ao seu cérebro, se reajustar a um novo normal.
3. Foque-se nas vantagens e aspetos positivos de voltar a estar de forma mais presencial com pessoas com quem trabalha e de quem gosta.
4. Para cada desafio, preocupação ou obstáculo procure encontro duas a três estratégias úteis que possam apoiar na sua superação ou atenuação.
5. Não abdique da informação que recolheu sobre si mesmo ao longo deste último ano. Permita-se exercer a sua diferenciação, respeitando e lutando por um dia-a-dia mais alinhado com aquilo que é verdadeiramente importante para si. Resista a retomar a um piloto automático acelerado. Honre as aprendizagens que esta pandemia permitiu fazer.
6. Comece os seus dias com um tempo para si. 30 minutos diários em que possa: exercitar-se por 10 minutos, perspetivar e planear o seu dia por escrito durante 10 minutos, explorar algo novo ou que lhe suscite novidade durante 10 minutos (ler uma notícia, umas páginas de um livro, escutar uma música nova, experimentar um novo sabor de um chá). Iniciar os seus dias com este nível de foco e investimento no seu treino físico e mental terá um impacto deveras positivo nos seus dias.
Escrito por:
A Filipa Jardim da Silva é Psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Master Life Coach.
Formadora Certificada desde 2005 é autora do Livro Dar a Volta (2019) e Co-Autora do Livro Intervenção em Psicologia Clínica (2020).
Tem formação avançada em Comportamento Alimentar e em algumas abordagens psicoterapêuticas.
Desde 2008 tem integrado equipas em variados contextos. Em 2017 criou a sua marca pessoal que conta hoje com uma vasta equipa de profissionais de saúde, todos unidos pela mesma missão: potenciar maiores níveis de saúde psicológica e física.
Assume-se uma agente de transformação em todos os projetos em que se envolve.
É uma presença assídua em diversos órgãos de comunicação social, promovendo a disseminação de conteúdos de saúde psicológica junto da população em geral.
You must be logged in to post a comment.