O tipo de publicidade que deve de investir vai depender do tipo de negócio que gere e do seu público-alvo. Se gere uma empresa online, a sua publicidade deve centrar-se claramente no online.
Se a sua empresa é uma agência de turismo sénior, provavelmente, a sua melhor aposta será a publicidade tradicional.
Ainda assim, o panorama atual mostra que os 2 tipos de publicidade se complementam.
Contundo existem diferenças entre ambas e que por falta de conhecimento, muitas empresas fracassam na publicidade online por a fazerem da mesma forma que se faz publicidade tradicional.
O público-alvo nestes 2 canais é distinto. Quem interage com a tradicional – televisão, rádio, revistas, outdoors, entre outros, etc. – é diferente dos que interagem com a online – redes sociais, e-mail, motores de busca, etc. -, apesar de que existe segmentos de público alvo que interage entre ambos.
No entanto, as principais diferenças centram-se:
- No preço dos anúncios: online os custos são geralmente mais baixos
- Na segmentação do público-alvo: é mais fácil de fazer online
- No tipo de público que se pretende atingir: cada classe social interage de maneiras diferentes com os diferentes tipos de publicidade
- Medição do desempenho ROI: através dos canais online consegue-se apurar com maior precisão a taxa de sucesso
- Interação com o público: ambos permitem uma grande interação com o público-alvo
- Flexibilização e dinâmica das campanhas: na tradicional uma vez lançada, não permite alterações, enquanto que online podemos alterar consoante os dados que vamos recolhendo
- O horário de funcionamento: na publicidade online a sua campanha está ativa 24/7
- O contato pessoal entre vendedor e cliente
- A transparência: online é mais fácil fazer chegar a opinião sobre uma marca / produto.
Concluíndo…
- Ambas se complementam e as empresas devem saber conjugar os 2 tipos, de forma a tirar vantagem das características de cada uma.
- Os públicos-alvo interagem de maneira diferente consoante as classes.
- O orçamento disponível deve ser tido em conta quando se cria campanhas, quer online quer pelos meios tradicionais.
- Deve ter em conta que o Marketing Digital está em crescimento e que deve por em prática estratégias neste setor.