Quando comunicamos não temos a garantia de que o outro lado vai entender a nossa mensagem. Isto porque, quando a transmitimos, esta pode sofrer várias influências do lado do ouvinte, que a alteram como: o idioma; os interesses individuais; o conhecimento de determinado tema; a atenção prestada; entre outros fatores.
Dentro das organizações, quanto melhor for a comunicação entre colaboradores/gestores/diretores/fornecedores/clientes, mais facilmente se atingirão os objetivos.
É fundamental que se comunique corretamente em qualquer âmbito da empresa, desde o ambiente fabril, até aos mais altos níveis hierárquicos.
É inevitável que comuniquemos com as pessoas no dia a dia, e para que isso seja feito de uma forma eficaz, existe a comunicação organizacional. Este tipo de comunicação funciona como uma estratégia que vai garantir que todos os elementos da equipa estejam alinhados com os objetivos da empresa.
Quais são os benefícios de haver uma boa comunicação organizacional?
- A credibilidade aumenta face ao mercado e colaboradores
- Fortificar as relações com os skateholders
- Melhorar os processos de negociação interna e externa
- Gerir mais facilmente as crises
- Tomar melhores decisões
- Existe um aumento de rendimento
- Os colaboradores ficam mais comprometidos, alinhando os esforços
- O clima da organização torna-se melhor
- Cada colaborador entende o seu papel dentro da empresa
- A cultura organizacional fica mais forte
- Existe um melhor comportamento
- Evita as fake news e boatos
Existem alguns tipos de comunicação organizacional principais, como por exemplo:
- Comunicação institucional
Diz respeito às formas de comunicação com o ambiente externo.
- Comunicação interna
Corresponde aos meios de comunicação dirigidos ao público interno.
- Comunicação mercadológica
Abrange as estratégias de marketing, feiras, exposições e todos os outros meios que sirvam para promover as marcas, produtos e serviços das organizações, de forma e conquistar mais mercado e vender mais.
- Endomarketing
Engloba as ações de marketing para o público interno com o objetivo de criar relações harmoniosas para que todos tenham os mesmos valores.
- Comunicação integrada
Corresponde a outras formas de comunicação organizacional para que as informações possam ser transmitidas sem comprometer relações internas e externas da empresa.
Existem algumas estratégias para se fazer uma boa comunicação organizacional. Como por exemplo:
- Definir o público-alvo
- Definir os objetivos
- Escolher os canais
- Planear o conteúdo
- Analisar os resultados
Para uma comunicação ainda melhor, é necessário que sejamos assertivos.
O que é a comunicação assertiva?
É uma ferramenta que favorece a eficácia da comunicação entre os interlocutores, ao expressarmos as nossas opiniões com respeito, de forma clara e calma. E por isso, devemos trazê-la para o trabalho como nossa aliada.
As vantagens desta ferramenta para o trabalho, é a criação de um clima propício a apresentação de ideias e opiniões que vão ajudar a melhorar as relações dentro daquele contexto.
Permite-nos transmitir a nossa mensagem de forma mais fácil, sem que ninguém se sinta avaliado ou ameaçado, potencializando negócios com o cliente, que vai sentir-se à vontade.
Existem várias maneiras de potenciá-la, como ouvir de forma ativa; repetir frases ou palavras que a outra pessoa disse; fazer perguntas ou afirmações de resposta aberta, entre outras.
Para fazermos um trabalho com assertividade, é importante que haja feedback na comunicação, funcionando como uma maneira de corrigir as falhas que possam existir e reconhecer as habilidades que já estão a ser bem desenvolvidas de forma a que todos queiram mudar de forma positiva e evolutiva.
Agora que conhece as bases para uma boa comunicação organizacional, pode aprofundar mais os seus conhecimentos de forma a ser-lhe mais fácil colocar em prática todos os conceitos teóricos.
Como? Através do nosso curso de Comunicação e comportamento organizacional!
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