Procura o caminho da excelência pessoal e organizacional?
Hoje em dia, com tanta concorrência todos nós queremos alcançar a excelência.
Mas o que é a excelência organizacional?
A excelência organizacional está relacionada com uma boa gestão para que haja melhores resultados. No entanto, existe uma diferença entre conhecer as necessidades já existentes e saber atuar para que as metas estabelecidas no planeamento sejam alcançadas.
Para que se atinjam estas metas, existem várias ferramentas que podem ajudar os empresários.
É importante que haja um foco na melhoria dos processos dentro das organizações, que faz toda a diferença de forma a elevar a produtividade e a faturação.
Como atingir a excelência organizacional?
Para que as empresas atinjam o nível de excelência organizacional, pode começar por identificar os pontos fracos que querem melhorar e corrigir:
- Custo – o modelo de excelência parte do pressuposto que menos é mais, e visa otimizar os processos para que não desperdícios
- Qualidade – é preciso que se prima pela qualidade dos produtos e serviços prestados
- Agilidade – a velocidade e agilidade tem impacto direto no lucro gerado e na satisfação dos clientes
- Confiabilidade – a relação da empresa com o cliente deve ser sempre trabalhada, de forma a que se crie uma maior confiança e credibilidade
- Flexibilidade – se a empresa conseguir adotar uma postura mais flexível, vai atender as necessidades existentes com maior facilidade, mesmo durante as adversidades.
De que forma é que esses objetivos podem ser atingidos pelas empresas?
Para que o modelo de excelência organizacional seja cumprido, é importante que se cumpra os 4 pilares:
Estratégia
Nesta fase são definidos os objetivos da empresa, de forma a que se possa definir quais são as metas e quais os indicadores de desempenho para cada uma delas.
No pilar da estratégia, as iniciativas, responsabilidades e os indicadores de desempenho devem ser de alto nível e desdobrados nos níveis táticos e operacionais, resultando numa boa relação de causa e efeito em todas as ações desenvolvidas dentro da empresa.
Melhoría
A melhoria consegue-se quando se trabalha em cima das falhas encontradas no estado atual da empresa. Podem ser aplicados métodos como o lean thinking e outros métodos e ferramentas de análise e solução de problemas.
Mesmo utilizando o método de melhoria, não nos podem esquecer de gerir os riscos dessas melhorias e analisar os possíveis impactos na cultura organizacional das empresas.
Processos
A partir do momento em que as melhorias são feitas, é necessário que se faça um trabalho, de forma a permitir a adesão efetiva das mudanças na cultura organizacional da empresa.
Isto consegue-se através do desenvolvimento de novos procedimentos, rotinas e padrões de trabalho que permitem que os processos caminhem conforme as melhorias que foram planeadas.
Para que isto aconteça, é importante que haja uma gestão de mudança bem planeada, de forma a que os colaboradores possam aderir a novos processos, rotinas, iniciativas e oportunidades que foram estruturadas.
Pessoas
No pilar de pessoas, deve-se capacitar os colaboradores para que eles estejam preparados para as mudanças e se comprometam com tudo o que foi planeado – através do envolvimento nos projetos de melhoria, treinamentos, certificações e cursos, que faz com que os colaboradores se sintam parte dos processos.
Aqui, os próprios funcionários podem dar as suas críticas sobre os processos dos quais eles participam, de forma a que haja uma melhoria das práticas e origine resultados ainda melhores em relação aos objetivos estratégicos que foram planeados.
O objetivo de todos os líderes é ter equipas com alto rendimento, e para que isso aconteça, ele tem de analisar várias etapas.
Como é que o líder pode criar equipas de alto rendimento?
- Seleção – O processo de seleção é bastante importante na hora da escolha de um novo talento para a sua equipa;
- Acolhimento e integração – Também é muito importante que se indique o rumo certo para a pessoa, de forma a que esta se enquadre na realidade da organização e fique a conhecer a situação atual em que a organização/função se encontra;
- Comunicação de objetivos – Passando para a prática, é necessário que se estabeleça e comunique as metas, de forma a dar propósitos a cada um;
- Avaliação de desempenho – A avaliação não serve só para medir o desempenho, mas também para orientar a equipa e motivá-la;
- Reconhecimento – O reconhecimento ajuda a equipa a manter-se motivada e diminui o turnover;
- Feedback – O intuito do dar feedback, é fazer com que a crítica seja construtiva para que existam meios para corrigir e melhorar.
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