Nos últimos anos o mundo da publicidade tem vindo a sofrer algumas alterações e o Google Adwords é uma das plataformas responsáveis por essas mudanças.
O AdWords é a plataforma de publicidade da Google. Através desta ferramenta, os anúncios são exibidos sob a forma de links patrocinados quando alguém realiza uma pesquisa, seja através do computador ou de um dispositivo móvel. Os anúncios são mostrados principalmente nos resultados de pesquisas, relacionados com as palavras-chave utilizadas nessa mesma pesquisa.
Este sistema de publicidade é utilizado por inúmeras pequenas, médias e grandes empresas. O objetivo deste tipo de publicidade é comum a todas elas: aproveitar o potencial de todas as pessoas que procuram produtos e serviços online diariamente, e mostrar-lhes exatamente o que cada empresa tem para oferecer. O Google Adwords tem a particular vantagem de enviar informação sobre produtos e serviços que estão a ser procurados por possíveis consumidores.
Se ainda não utiliza o Google Adwords no seu negócio ou não sabe trabalhar nesta plataforma deveria reconsiderar essa hipótese. Apresentamos-lhe seis motivos essenciais para começar a utilizar esta ferramenta.
1 – Resultados quase imediatos
O Google Adwords é uma das melhores ferramentas para geração de leads, isto é, para angariar contactos para o seu site. Se as suas campanhas estiverem configuradas corretamente, estas têm potencial para enviar leads extremamente valiosas para o seu site, loja online ou preenchimento de formulários para esclarecimento de informações, compra, entre outras ações. Esta plataforma permite-lhe concentrar-se em pessoas que estão à procura daquilo que a sua empresa tem para oferecer. Isto significa que pode ajustar continuamente os seus anúncios e palavras-chave para que, aqueles que desejam comprar os seus produtos ou serviços sejam enviados para o seu site.
2 – Plataforma flexível
A publicidade através do Google Adwords pode ser utilizada por todos os tipos de negócios e empresas. As campanhas são facilmente personalizadas para estarem focadas num número específico de utilizadores online. Por exemplo, pode segmentar as suas campanhas e anúncios para consumidores de determinada região, idade, sexo, dispositivo através do qual faz as suas pesquisas e, ainda, escolher o horário em que os seus anúncios vão aparecer. É através da segmentação que pode direcionar a apresentação dos seus anúncios apenas a quem tem um perfil próximo do seu público-alvo.
3 – Relação custo-benefício
Ao contrário de outras campanhas de marketing, com o Google Adwords o anunciante apenas paga pelos anúncios em que os consumidores clicam. Uma vez otimizadas, as campanhas podem trazer-lhe um retorno de investimento maior do que as campanhas de marketing tradicionais. Contudo, é necessário descobrir quais os melhores anúncios que se adequam ao seu negócio. E isso só se aprende com uma utilização sistemática da plataforma. O segredo é estar constantemente a testar e analisar as suas campanhas, de modo a perceber quais as que têm mais impacto junto da comunidade online. Através desta análise consegue otimizar o seu orçamento e não o gastar mal gasto, ou sem obter o retorno devido.
4 – Descobrir novos factos acerca do mercado e clientes-alvo
Perceber quais são os seus consumidores ideais torna-se mais fácil através desta ferramenta, uma vez que é possível orientar as campanhas apenas para esses consumidores. O Google Adwords faculta-lhe informações acerca dos hábitos e interesses dos consumidores, das palavras-chave que utilizam para chegar ao seu site, da sua localização, do dispositivo que utilizam e dos momentos do dia em que estão mais propícios a receber informações acerca do seu negócio. Esse tipo de informações são muito valiosas, na medida em que podem ajudá-lo a fornecer melhores produtos e serviços e a redefinir a estratégia de publicidade para não gastar dinheiro em anúncios de produtos que as pessoas não estão interessadas.
5 – Controlo dos gastos em anúncios
Tal como referimos no ponto 3, é possível definir o limite diário daquilo que pretende gastar em determinada campanha. Isso pode ajudá-lo a planear uma campanha sem estar preocupado com o budget que poderá estar a gastar, precisamente porque a campanha tem um orçamento limite diário que lhe foi destinado. No entanto esse orçamento pode ser aumentado ou diminuído, de acordo com o desempenho da campanha.
6 – Concorrência
Sabia que os seus concorrentes podem estar a utilizar o Google Adwords e a atrair tráfego qualificado? Esta plataforma é uma uma oportunidade para estar a par da concorrência e “ultrapassar” aqueles que ainda não têm campanhas online. Ainda que a sua empresa possa produzir conteúdos e ter um website otimizado para aparecer nas pesquisas do Google de forma orgânica, as campanhas através do Google Adwords permitem-lhe complementar essa presença.