«Um amigo disse-me que ia fechar a sua empresa de formação e abrir outra. Quando lhe perguntei porquê, explicou-me que a palavra “formação” dava má reputação ao negócio porque não apresentava resultados.
Hoje tem uma empresa de coaching», conta Ed Holton, professor e investigador na Universidade de Louisiana, que, depois desta conversa com o amigo, decidiu criar a metodologia Learning Transfer System Inventory (LTSI).
Esta metodologia revolucionária permite medir a eficácia da transferência dos ensinamentos obtidos durante a formação para o contexto de trabalho e, assim, avaliar o retorno do investimento. A interferência por parte de uma empresa ou organização tem como principal objetivo a melhoria contínua do processo de formação.
Ed Holton apresentou os seguintes dados: em Portugal, no ano de 2009, foram gastos 700 milhões de euros em formação e, destes, apenas 10% a 30% tiveram impacto no desempenho dos trabalhadores. Isto significa que houve um investimento de 500 milhões de euros e que se perderam. O criador da LTSI adianta que não há uma fórmula mágica para resolver o problema, mas que, se as empresas adotarem algumas medidas podem duplicar o retorno, que agora se situa nos 10% a 30%.
Regra nº1: O “coração do problema”. Segundo Ed Holton é preciso estabelecer objetivos claros, ou seja, é necessário saber exatamente que tipo de transformação se quer operar no colaborador, nas suas tarefas e na empresa.
Regra nº2: Avaliar a utilidade da informação transmitida: é fundamental analisar se aquele trabalhador vai, de facto, ter oportunidade de aplicar aquela informação no seu contexto de trabalho e adaptar o conteúdo da formação sempre que necessário.
Regra nº3: Permitir que os colaboradores influenciem o ambiente de trabalho e contagiem as pessoas à sua volta com os novos conhecimentos adquiridos, incluindo as suas chefias hierárquicas.
Ed Holton defende que «o que é medido tem importância dentro de uma empresa», por isso urge começar a aplicar a sua ferramenta de LTSI dentro das organizações para medir o retorno do investimento na formação.
Caso a sua empresa ou organização tenha interesse em mais informações sobre esta ferramenta de trabalho, pode contactar-nos através do email: lisboa@zonaverde.com.pt[:]