Pretail é um modo de consumo no qual os consumidores passaram a tratar as plataformas de crowdfunding como se fossem os novos centros comerciais.
E porquê? Porque é aí que a procura atual por produtos e serviços mais inovadores, emocionantes e únicos está mais bem servida, isto deve-se a um número significativo de novos empreendedores e start-ups.
Dados de Mercado:
Em 2012, plataformas de crowdfunding baseadas em doações e recompensas (das quais o PRETAIL é uma parte), cresceram 85% – USD 1,4 bilhão (Massolution, abril de 2013).
Detalhes que alimentam esta nova ideia de mercado:
- A expansão do cérebro global
O crowdfunding possibilitou o surgimento do “Global Brain” no consumismo (a criatividade, o empreendedorismo e a inteligência coletiva de milhares de indivíduos e start-ups espalhadas pelo mundo).
E, por meio do mecanismo de financiamento de pré-realização, essas plataformas significam que qualquer pessoa que tenha uma ideia pode apresentá-la aos consumidores, que podem então efetuar a PRÉ-compra.
Pela primeira vez na história, a diversidade, a criatividade e o simples número de inovações oferecidas na arena do consumo podem-se colocar à altura da imaginação dos consumidores. Este movimento representa uma nova igualdade crucial entre oferta e procura: algo que não existia quando o consumo ocorria nas tradicionais lojas offline/online.
- Encaixe perfeito no mercado
Os consumidores que adoram o PRETAIL ficam encantados pelo facto de estarem a participar em algo que consideram ser útil e relevante para eles. No qual consideram ainda que pode ser algo fora do comum ou mesmo tão específico que seria difícil encontrarem na linha de produção de uma marca tradicional.
Daí o mencionado “Global Brain” ser capaz de apresentar uma gama infinita de inovações aos consumidores, a um custo muito próximo de zero e até mesmo a risco zero, o mercado do PRETAIL é quase infinito.
Além do mais estes consumidores apenas estão a realizar uma PRÉ-compra de inovações que desejam possuir e assim garantir que essas ideias sejam realizadas tornando esta uma situação mais próxima dum mercado economicamente perfeito.
- Confiança Instantânea
As barreiras de confiança que no passado podiam impedir os consumidores de adotar o PRETAIL estão a desmantelar-se. Isto porque o consumo on-line tem ganho bastante transparência nas relações comerciais e mesmo que os criadores não cumpram com a entrega do produto/serviço prometido fica sempre aberta a porta para outros empreendedores trabalharem esta procura de mercado que foi pré-construída.
- Da pré-venda à e-venda / venda
O objetivo final desta tendência é que se torne numa venda de produto/serviço final, ou seja, que estes sejam absorvidos pelo mercado tradicional, quer seja on-line ou off-line.
Na verdade já existem exemplos disso mesmo, projetos que foram desenvolvidos através de apoio/incentivos dos consumidores e que depois tornaram-se em bens de consumo no mercado tradicional, quer seja por venda em lojas físicas (gibi Dim Sum Warriors lançado no Kickstarter e hoje disponível em livrarias de Singapura) ou loja on-line (Crowd Supply).
Fonte: trendwatching.com[:]