ZONAVERDE | Formação e Consultoria
zonaverde@zonaverde.pt

ZONAVERDE | Formação e Consultoria

  • Sobre Nós
    • Zonaverde
    • Blog
    • Institucional
    • Prémios e Certificações
    • Clientes e Parceiros
    • Oportunidade de Emprego
    • Centro de Negócio 3CE
  • Formação Empresas
  • Formação Particular
    • Academia
    • Cheque-formação + Digital
    • Nebosh
    • IEMA
    • IOSH
  • Consultoria
  • No products in cart.
Contactos
  • Home
  • blog
  • Academia
  • Tendência do mês de Maio: PRETAIL
29 de Maio, 2025

Tendência do mês de Maio: PRETAIL

Tendência do mês de Maio: PRETAIL

by Marketing | ZONAVERDE / Quinta-feira, 16 Maio 2013 / Published in Academia, Consultoria, Formação Empresas, ZONAVERDE
[:pt]tendencias mes

Pretail é um modo de consumo no qual os consumidores passaram a tratar as plataformas de crowdfunding como se fossem os novos centros comerciais.

E porquê? Porque é aí que a procura atual por produtos e serviços mais inovadores, emocionantes e únicos está mais bem servida, isto deve-se a um número significativo de novos empreendedores e start-ups.

Dados de Mercado:

Em 2012, plataformas de crowdfunding baseadas em doações e recompensas (das quais o PRETAIL é uma parte), cresceram 85% – USD 1,4 bilhão (Massolution, abril de 2013).

Detalhes que alimentam esta nova ideia de mercado:

  • A expansão do cérebro global

O crowdfunding possibilitou o surgimento do “Global Brain” no consumismo (a criatividade, o empreendedorismo e a inteligência coletiva de milhares de indivíduos e start-ups espalhadas pelo mundo).

E, por meio do mecanismo de financiamento de pré-realização, essas plataformas significam que qualquer pessoa que tenha uma ideia pode apresentá-la aos consumidores, que podem então efetuar a PRÉ-compra.

Pela primeira vez na história, a diversidade, a criatividade e o simples número de inovações oferecidas na arena do consumo podem-se colocar à altura da imaginação dos consumidores. Este movimento representa uma nova igualdade crucial entre oferta e procura: algo que não existia quando o consumo ocorria nas tradicionais lojas offline/online.

  •  Encaixe perfeito no mercado

Os consumidores que adoram o PRETAIL ficam encantados pelo facto de estarem a participar em algo que consideram ser útil e relevante para eles. No qual consideram ainda que pode ser algo fora do comum ou mesmo tão específico que seria difícil encontrarem na linha de produção de uma marca tradicional.

Daí o mencionado “Global Brain” ser capaz de apresentar uma gama infinita de inovações aos consumidores, a um custo muito próximo de zero e até mesmo a risco zero, o mercado do PRETAIL é quase infinito.

Além do mais estes consumidores apenas estão a realizar uma PRÉ-compra de inovações que desejam possuir e assim garantir que essas ideias sejam realizadas tornando esta uma situação mais próxima dum mercado economicamente perfeito.

  • Confiança Instantânea

As barreiras de confiança que no passado podiam impedir os consumidores de adotar o PRETAIL estão a desmantelar-se. Isto porque o consumo on-line tem ganho bastante transparência nas relações comerciais e mesmo que os criadores não cumpram com a entrega do produto/serviço prometido fica sempre aberta a porta para outros empreendedores trabalharem esta procura de mercado que foi pré-construída.

  • Da pré-venda à e-venda / venda

O objetivo final desta tendência é que se torne numa venda de produto/serviço final, ou seja, que estes sejam absorvidos pelo mercado tradicional, quer seja on-line ou off-line.

Na verdade já existem exemplos disso mesmo, projetos que foram desenvolvidos através de apoio/incentivos dos consumidores e que depois tornaram-se em bens de consumo no mercado tradicional, quer seja por venda em lojas físicas (gibi Dim Sum Warriors lançado no Kickstarter e hoje disponível em livrarias de Singapura) ou loja on-line (Crowd Supply).

Fonte: trendwatching.com[:]

  • Tweet
Tagged under: crowdfunding, Global Brain, Pretail

What you can read next

Sabe interpretar os rótulos dos produtos químicos?
RVCC Escolar | Entrega de diplomas de conclusão do 12ºano (Ensino Secundário)
em-tempo-de-confinamento-o-mais-seguro-e-aprender-online-jorge-pereira-zonaverde
Em tempo de confinamento, o mais seguro é aprender online

Pesquisar

Siga-Nos No Facebook

INSTAGRAM

Artigos Recentes

  • Segurança online: Como proteger os seus dados na era digital?

    A segurança online tornou-se uma das principais...
  • Produtividade com Inteligência Artificial

    Produtividade com Inteligência Artificial  A in...
  • Como implementar uma cultura de inovação dentro da sua empresa

    A inovação é um dos pilares fundamentais para q...
  • Sustentabilidade no Trabalho: Como empresas e profissionais podem contribuir?

    Nos dias de hoje, a sustentabilidade tornou-se ...
  • Como a Formação em Liderança Contribui para a Gestão de Pessoas

    A liderança eficaz é um dos principais pilares ...

Categorias

  • Academia
  • Agricultura e ambiente
  • Consultoria
  • Consultoria
  • Cuidados de Beleza
  • Desenvolvimento Pessoal
  • e-learning
  • Formação e formadores
  • Formação Empresas
  • Geral
  • Gestão de pessoas e soft skills
  • Gestão e Estratégia
  • Idiomas
  • Informática
  • Informática e Redes Sociais
  • Marketing e mercados
  • Operações e performance
  • Qualidade
  • Segurança
  • Segurança Alimentar
  • Segurança no Trabalho
  • Sem categoria
  • Turismo e Hotelaria
  • Webinar
  • ZONAVERDE
  • ZONAVERDE

Arquivo

  • Maio 2025
  • Abril 2025
  • Março 2025
  • Fevereiro 2025
  • Julho 2024
  • Julho 2023
  • Maio 2023
  • Abril 2023
  • Março 2023
  • Fevereiro 2023
  • Dezembro 2022
  • Novembro 2022
  • Outubro 2022
  • Setembro 2022
  • Agosto 2022
  • Julho 2022
  • Junho 2022
  • Fevereiro 2022
  • Dezembro 2021
  • Novembro 2021
  • Outubro 2021
  • Setembro 2021
  • Julho 2021
  • Junho 2021
  • Maio 2021
  • Abril 2021
  • Março 2021
  • Fevereiro 2021
  • Janeiro 2021
  • Novembro 2020
  • Outubro 2020
  • Setembro 2020
  • Julho 2020
  • Junho 2020
  • Maio 2020
  • Abril 2020
  • Março 2020
  • Fevereiro 2020
  • Janeiro 2020
  • Dezembro 2019
  • Novembro 2019
  • Outubro 2019
  • Setembro 2019
  • Agosto 2019
  • Julho 2019
  • Junho 2019
  • Maio 2019
  • Abril 2019
  • Março 2019
  • Fevereiro 2019
  • Janeiro 2019
  • Novembro 2018
  • Outubro 2018
  • Setembro 2018
  • Agosto 2018
  • Julho 2018
  • Junho 2018
  • Maio 2018
  • Abril 2018
  • Março 2018
  • Fevereiro 2018
  • Janeiro 2018
  • Dezembro 2017
  • Novembro 2017
  • Outubro 2017
  • Setembro 2017
  • Agosto 2017
  • Julho 2017
  • Junho 2017
  • Maio 2017
  • Abril 2017
  • Março 2017
  • Fevereiro 2017
  • Janeiro 2017
  • Dezembro 2016
  • Novembro 2016
  • Outubro 2016
  • Setembro 2016
  • Agosto 2016
  • Julho 2016
  • Junho 2016
  • Maio 2016
  • Abril 2016
  • Março 2016
  • Fevereiro 2016
  • Janeiro 2016
  • Dezembro 2015
  • Novembro 2015
  • Outubro 2015
  • Setembro 2015
  • Agosto 2015
  • Julho 2015
  • Junho 2015
  • Maio 2015
  • Abril 2015
  • Março 2015
  • Fevereiro 2015
  • Janeiro 2015
  • Dezembro 2014
  • Novembro 2014
  • Outubro 2014
  • Setembro 2014
  • Agosto 2014
  • Junho 2014
  • Maio 2014
  • Abril 2014
  • Março 2014
  • Fevereiro 2014
  • Janeiro 2014
  • Dezembro 2013
  • Novembro 2013
  • Outubro 2013
  • Setembro 2013
  • Agosto 2013
  • Julho 2013
  • Junho 2013
  • Maio 2013
  • Abril 2013
  • Março 2013
  • Fevereiro 2013
  • Janeiro 2013
  • Novembro 2012
  • Outubro 2012
  • Setembro 2012
  • Julho 2012
  • Junho 2012

FORMAÇÃO

  • Academia ZONAVERDE
  • Formação para Empresas
  • Formação Financiada
  • Calendário de Formação

CONSULTORIA

  • Soluções à Medida
  • Processos
  • Gestão e Marketing
  • Informação Geográfica
  • Candidaturas
  • Desenvolvimento Organizacional

MAIS INFORMAÇÃO

  • Clientes e Parceiros
  • Prémios e Certificações
  • Trabalhe Connosco
  • Política de Privacidade
  • Política da Qualidade
  • Livro de Reclamações Eletrónico
  • Termos e Condições
  • GET SOCIAL
ZONAVERDE | Formação e Consultoria

© 2025 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por digitalgreen.

TOP
ZONAVERDE | Formação e Consultoria
Gerir o Consentimento

Utilizamos cookies pois queremos que tenha uma experiência de navegação personalizada, com informações adequadas aos seus interesses. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências (Desmarque se não pretende)
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas (Desmarque se não pretende)
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing (Desmarque se não pretende)
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Configurar
{title} {title} {title}