ZONAVERDE | Formação e Consultoria
zonaverde@zonaverde.pt

ZONAVERDE | Formação e Consultoria

  • Sobre Nós
    • Zonaverde
    • Blog
    • Institucional
    • Prémios e Certificações
    • Clientes e Parceiros
    • Oportunidade de Emprego
    • Centro de Negócio 3CE
  • Formação Empresas
  • Formação Particular
    • Academia
    • Cheque-formação + Digital
    • Nebosh
    • IEMA
    • IOSH
  • Consultoria
  • No products in cart.
Contactos
  • Home
  • blog
  • Academia
  • Como vão ser os consumidores de 2016?
26 de Maio, 2025

Como vão ser os consumidores de 2016?

Como vão ser os consumidores de 2016?

by Marketing | ZONAVERDE / Segunda-feira, 14 Março 2016 / Published in Academia, Consultoria, Formação Empresas, ZONAVERDE
[:pt]Tendenciais de Consumo

Segundo o estudo “Top Global Consumer Trends for 2016” realizado pela Euromonitor Internacional, este ano vai ser marcado por diversos tipos de consumidores.

Os consumidores atuais são divididos em vários grupos díspares: os agnósticos, os que não têm tempo para comprar, os transformadores e os consumidores sem género. O consumidor atual mostra-se resistente a compras de alto envolvimento, apresentando interesse em encontrar “pechinchas” de qualidade, tanto ao nível dos bens como dos serviços.

Em 2016, a poupança de tempo será a condição sine qua non para estimular o consumidor.

Um inquérito efetuado pela Agência de Marketing Digital VML Qias, no final do ano de 2015, revela que 70% de indianos ricos, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, concordaram que o luxo tinha que ver com a quantidade de tempo livre de qualidade que tinham disponível.

Desta forma, a poupança de tempo é chave por detrás das preferências do consumidor pelo comércio de proximidade ou online, com sugestões de compra relacionadas com o histórico de cada cliente.

Uma das tendências tem que ver com a preocupação ou ligação dos consumidores mais jovens a causas sociais. Basta que tenhamos como exemplo Mark Zuckerberg, o fundador do facebook, que, numa carta aberta ao seu filho recém-nascido referiu que iria doar a maior parte da sua riqueza para apoio humanitário. De igual modo, as expetativas desses mesmos consumidores face à qualidade ambiental está também a crescer. Conscientes de escândalos ligados ao ambiente, estes consumidores mostram mais aptidão de compra através de marcas com responsabilidades ambientais. Outra das grandes mudanças tem que ver com a questão do género e, a produção de produtos neutros. Segundo o relatório, empresas como a Amazon e a Disney estão a deixar de produzir produtos unicamente dirigidos a homens e/ou a mulheres.

O relatório, de autoria da analista e consultora Daphne Kasriel-Alexander, assinala ainda aspetos como os consumidores da terceira idade, a alimentação saudável, o bem-estar mental, a interação com o digital, a insegurança relativamente à compra e o consumidor solteiro que, durante o ano de 2016 tenderá a usufruir bens e oportunidades de compra luxuosas.

As promoções online têm vindo a crescer ao longo dos anos. Mas, no que diz respeito às compras online nem todas as categorias de produtos e serviços são tratadas uniformemente. Um estudo realizado pela Nielsen revela que os consumidores têm mais tendência para comprar bem duráveis online do que consumíveis. Quando falamos em bens duráveis estamos a referir-nos a livros, dispositivos eletrónicos, bilhetes para concertos, jogos de computador ou produtos relacionados com a moda, que têm vindo a apresentar uma tendência crescente face aos produtos consumíveis. Estes últimos estão relacionados com produtos de beleza, artigos de jardinagem, medicamentos ou produtos para crianças.

Compras on-line

O E-commerce é uma tendência crescente nas sociedades globais. Hoje, as taxas de compra online para produtos de consumo ainda são baixas, no entanto estas categorias têm um potencial de crescimento cada vez maior, uma vez que as taxas de adoção deste modo de compra estão também a aumentar. Dada a sua natureza perecível, a frequência de compra de bens de consumo é maior do que para bens duráveis, como os que vimos anteriormente. Dessa forma, as lojas que adotarem este modelo de compra, certamente irão beneficiar de padrões de compra frequentes.[:]

  • Tweet
Tagged under: Consumidores 2016, E-Commerce, Euromonitor Internacional, Tendências de Consumo

What you can read next

artigo-blog-habitos-para-ser-mais-saudavel-emocionalmente-zonaverde
Que hábitos são importantes para ser mais saudável emocionalmente?
48-dias-inteligencia-emocional-comportamental-zonaverde
48 Dias da Inteligência emocional e comportamental
formacao-interna-empresas-zonaverde
Saiba por que deve investir na formação dos seus colaboradores

Pesquisar

Siga-Nos No Facebook

INSTAGRAM

Artigos Recentes

  • Segurança online: Como proteger os seus dados na era digital?

    A segurança online tornou-se uma das principais...
  • Produtividade com Inteligência Artificial

    Produtividade com Inteligência Artificial  A in...
  • Como implementar uma cultura de inovação dentro da sua empresa

    A inovação é um dos pilares fundamentais para q...
  • Sustentabilidade no Trabalho: Como empresas e profissionais podem contribuir?

    Nos dias de hoje, a sustentabilidade tornou-se ...
  • Como a Formação em Liderança Contribui para a Gestão de Pessoas

    A liderança eficaz é um dos principais pilares ...

Categorias

  • Academia
  • Agricultura e ambiente
  • Consultoria
  • Consultoria
  • Cuidados de Beleza
  • Desenvolvimento Pessoal
  • e-learning
  • Formação e formadores
  • Formação Empresas
  • Geral
  • Gestão de pessoas e soft skills
  • Gestão e Estratégia
  • Idiomas
  • Informática
  • Informática e Redes Sociais
  • Marketing e mercados
  • Operações e performance
  • Qualidade
  • Segurança
  • Segurança Alimentar
  • Segurança no Trabalho
  • Sem categoria
  • Turismo e Hotelaria
  • Webinar
  • ZONAVERDE
  • ZONAVERDE

Arquivo

  • Maio 2025
  • Abril 2025
  • Março 2025
  • Fevereiro 2025
  • Julho 2024
  • Julho 2023
  • Maio 2023
  • Abril 2023
  • Março 2023
  • Fevereiro 2023
  • Dezembro 2022
  • Novembro 2022
  • Outubro 2022
  • Setembro 2022
  • Agosto 2022
  • Julho 2022
  • Junho 2022
  • Fevereiro 2022
  • Dezembro 2021
  • Novembro 2021
  • Outubro 2021
  • Setembro 2021
  • Julho 2021
  • Junho 2021
  • Maio 2021
  • Abril 2021
  • Março 2021
  • Fevereiro 2021
  • Janeiro 2021
  • Novembro 2020
  • Outubro 2020
  • Setembro 2020
  • Julho 2020
  • Junho 2020
  • Maio 2020
  • Abril 2020
  • Março 2020
  • Fevereiro 2020
  • Janeiro 2020
  • Dezembro 2019
  • Novembro 2019
  • Outubro 2019
  • Setembro 2019
  • Agosto 2019
  • Julho 2019
  • Junho 2019
  • Maio 2019
  • Abril 2019
  • Março 2019
  • Fevereiro 2019
  • Janeiro 2019
  • Novembro 2018
  • Outubro 2018
  • Setembro 2018
  • Agosto 2018
  • Julho 2018
  • Junho 2018
  • Maio 2018
  • Abril 2018
  • Março 2018
  • Fevereiro 2018
  • Janeiro 2018
  • Dezembro 2017
  • Novembro 2017
  • Outubro 2017
  • Setembro 2017
  • Agosto 2017
  • Julho 2017
  • Junho 2017
  • Maio 2017
  • Abril 2017
  • Março 2017
  • Fevereiro 2017
  • Janeiro 2017
  • Dezembro 2016
  • Novembro 2016
  • Outubro 2016
  • Setembro 2016
  • Agosto 2016
  • Julho 2016
  • Junho 2016
  • Maio 2016
  • Abril 2016
  • Março 2016
  • Fevereiro 2016
  • Janeiro 2016
  • Dezembro 2015
  • Novembro 2015
  • Outubro 2015
  • Setembro 2015
  • Agosto 2015
  • Julho 2015
  • Junho 2015
  • Maio 2015
  • Abril 2015
  • Março 2015
  • Fevereiro 2015
  • Janeiro 2015
  • Dezembro 2014
  • Novembro 2014
  • Outubro 2014
  • Setembro 2014
  • Agosto 2014
  • Junho 2014
  • Maio 2014
  • Abril 2014
  • Março 2014
  • Fevereiro 2014
  • Janeiro 2014
  • Dezembro 2013
  • Novembro 2013
  • Outubro 2013
  • Setembro 2013
  • Agosto 2013
  • Julho 2013
  • Junho 2013
  • Maio 2013
  • Abril 2013
  • Março 2013
  • Fevereiro 2013
  • Janeiro 2013
  • Novembro 2012
  • Outubro 2012
  • Setembro 2012
  • Julho 2012
  • Junho 2012

FORMAÇÃO

  • Academia ZONAVERDE
  • Formação para Empresas
  • Formação Financiada
  • Calendário de Formação

CONSULTORIA

  • Soluções à Medida
  • Processos
  • Gestão e Marketing
  • Informação Geográfica
  • Candidaturas
  • Desenvolvimento Organizacional

MAIS INFORMAÇÃO

  • Clientes e Parceiros
  • Prémios e Certificações
  • Trabalhe Connosco
  • Política de Privacidade
  • Política da Qualidade
  • Livro de Reclamações Eletrónico
  • Termos e Condições
  • GET SOCIAL
ZONAVERDE | Formação e Consultoria

© 2025 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por digitalgreen.

TOP
ZONAVERDE | Formação e Consultoria
Gerir o Consentimento

Utilizamos cookies pois queremos que tenha uma experiência de navegação personalizada, com informações adequadas aos seus interesses. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências (Desmarque se não pretende)
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas (Desmarque se não pretende)
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing (Desmarque se não pretende)
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Configurar
{title} {title} {title}