Conduzido pela Neves de Almeida | HR Consulting, a ZONAVERDE foi destacada com o 6º Lugar, na categoria de “Pequenas Empresas” no maior estudo sobre clima organizacional e desenvolvimento do capital humano.
O Índice de Excelência tem como objetivo determinar as empresas que apresentam um melhor clima organizacional e que se destacam como entidades de excelência em Portugal. Para este estudo participaram cerca de 178 empresas com 46 465 colaboradores. Este ranking privilegiou categorias como Grandes, Médias e Pequenas Empresas, e ainda uma Menção Honrosa.
A participação foi avaliada através de uma plataforma online com recurso à análise de inquéritos enviados aos profissionais de cada empresa, dirigidos quer à gestão, quer aos colaboradores.
Segundo Pedro Rocha e Silva, partner da Neves de Almeida | HR Consulting, existem alguns sinais que nos fazem acreditar podermos estar a viver um momento de oportunidade para nos podermos posicionar em níveis mais elevados de satisfação, nomeadamente no que à gestão de recursos humanos diz respeito. A primeira edição deste estudo constitui um bom teste para perceber se esses sinais se repercutem de facto em melhores resultados. As organizações evidenciadas nesta iniciativa fazem parte de uma realidade em que esta dimensão do capital humano conquista relevância acrescida e que é endereçada de modo integrado.
Subordinado ao ano de 2016, este estudo determinou a dimensão da excelência nas empresas, e concluiu uma satisfação global nos seguintes aspetos:
- Dinâmica organizacional (72,5%)
– Aprendizagem Contínua
– Orientação Estratégica
– Orientação
- Processos (68%)
– Informação e Comunicação
– Práticas de Liderança
– Coordenação e Integração
- Clima (73,7%)
– Confiança Organizacional
– Justiça
– Bem-estar
- Gestão de Recursos Humanos (64,5%)
– Condições de Trabalho
– Desenvolvimento de Competências
– Gestão de Talentos
Orientada pelo lema “Liderar pela inovação, desenvolvendo relações fortes e de longo prazo“, a ZONAVERDE registou uma taxa crescimento de 38% face ao ano anterior. O estudo em causa comprova a satisfação e empenho dos colaboradores que, no geral, apontam a excelência do clima como um dos fatores mais influentes nos resultados.[:]