A criatividade está relacionada com a capacidade de criar a transformar, e anda sempre lado a lado com a comunicação.
A pessoa que consiga ter criatividade ao inventar produtos e serviços e produzir conteúdos atrativos para posteriormente comunica-los com criatividade, vai ter mais facilidade em cativar o público.
Além disso, as empresas que conseguem ter uma boa criatividade na comunicação, geram uma maior empatia no público.
Portanto, ter criatividade na comunicação proporciona uma maior probabilidade de um negócio se desenvolver; aumenta a competitividade; passa uma ideia de que a empresa tem a comunicação assertiva; ajuda a resolver os possíveis conflitos que possa ter; promove a colaboração e acaba por proporcionar melhores resultados.
A criatividade é o que nos permite evoluir, criar conceitos novos, projetos novos, coisas novas. E é uma competência que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa.
Segundo Graham Wallas, para se ter criatividade, passa-se por um processo de 4 fases, que ele denominou de 4-stage model:
- Preparação
Na primeira fase, a equipa criativa faz todos as questões necessárias para que se entenda as necessidades do público. Como por exemplo qual é a marca, quem é o público-alvo, quais são os melhores passos a tomar, entre outros. Ou seja, a ideia aqui é estruturar o essencial da ideia.
- Incubação
Esta fase é oposta à anterior. Aqui não são feitos muitos planos. Simplesmente deixa-se que as informações trabalham de forma independente.
- Iluminação
É precisamente nesta etapa que a ideia surge, após o estudo das informações ter sido feito.
- Implementação/Verificação
Aqui coloca-se em prática tudo o que foi pensado anteriormente, de forma a seguir com a ideia ou verificar se é preciso uma reformulação.
Naturalmente que para todos os processos criativos, existem dificuldades que são ultrapassadas. Como o receio de críticas, a falta de gestão, bloqueio criativo ou prazos.
No entanto, também existem algumas técnicas que nos ajudam a ser mais criativos, e consequentemente a comunicar melhor e fidelizar clientes com mais facilidade. Como por exemplo:
- Ser um bom ouvinte
Não é só a ouvirmos elogios que evoluímos. Na verdade, até pode ser nos maus momentos que a criatividade pode aumentar, através dos comentários construtivos.
- Acompanhe o trabalho de pessoas criativas e inovadoras que o inspirem
Pode aprender com pessoas que são uma referência para si dentro dessa área.
- Experimentação
Como é que vai saber que funciona sem experimentar? Ao sair da sua zona de conforto, tendo novas experiências, vai aumentar o grau de produtividade e criatividade.
- Questionar
É da natureza de um profissional criativo questionar tudo sobre as coisas e sobre o mundo.
- Fazer associação
A associação define-se como a ligação entre duas ideias que até ao momento estavam em direção opostas.
- Observar
Estar atento aos detalhes, vai ajudá-lo a reparar no que pode ser melhorado e a reter ideias que podem ser utilizadas para novas ideias.
- Networking
Através de networking, constrói-se novas relações e oportunidades, que suscitam novas ideias.
- Fazer mapas mentais
É normal ter bloqueios criativos, e os mapas mentais ajudam nessas situações. Esta técnica ajuda a definir ideias principais, a criar as ideias relacionadas.
- Ter um equilíbrio entre ter rotina e fugir da rotina
Pequenas mudanças podem estimular o cérebro para um momento de criatividade.
- Ter momentos de relaxamento
Não vale a pena insistir em algo que não está a conseguir fazer. O melhor é fazer uma pausa e voltar mais tarde à tarefa. Terá mais qualidade.
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