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29 de Maio, 2025

Como fazer social media marketing em 2020?

Como fazer social media marketing em 2020?

by alexandre / Quarta-feira, 05 Fevereiro 2020 / Published in Academia, Informática e Redes Sociais, Marketing e mercados
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Social media marketing: Sabia que 52% da descoberta de marcas online acontece através dos feeds das pessoas? Construir avenidas de consumo de conteúdo digital é assim a principal resposta à questão “Como fazer social media marketing em 2020?”. O Facebook, o Instagram e o LinkedIn mantêm-se como plataformas tradicionais enquanto o TikTok e o Twitter conquistam terreno.

Social media marketing: o ponto-chave

Em 2020, o elemento chave para fazer marketing em redes sociais é encontrar o equilíbrio entre estar presente no feed do respetivo público-alvo e trabalhar o relacionamento one-to-one (um a um ou pessoal).

Assim, as marcas precisam de garantir que aparecem nas esferas públicas e estão presentes nos feeds dos utilizadores das redes sociais e que trabalham os canais privados através dos quais fortalecem relações com os seus clientes.

Os três pilares da comunicação das marcas em feeds

  1. Descoberta: apresentar-se aos utilizadores.
  2. Conversação: adquirir um tom conversacional e interagir com os utilizadores.
  3. Aquisição de clientes: trabalhar a estratégia para aumentar a comunidade e convertê-la em clientes.

O que fazer em 2020 nas redes sociais?

  1. Estar no feed dos utilizadores para aumentar o alcance.
  2. Acrescentar valor nos canais privados.
  3. Automatizar processos.
  4. Encorajar o marketing boca-a-boca.

1.Estar no feed dos utilizadores

Permite trabalhar a notoriedade da marca. As publicações orgânicas devem ser acompanhadas por publicações pagas e marketing de influência, por exemplo, para aumentar o alcance.

2. Acrescentar valor nos canais privados

Falar diretamente com os utilizadores permite uma comunicação mais certeira e evita a confusão dos feeds e da impessoalidade. Para falar diretamente com as pessoas deve ter um objetivo bem definido e garantir que pode acrescentar valor em cada conversa.

3. Automatizar processos

A combinação entre bots e humanos permite o serviço prestado aos utilizadores, sendo particularmente útil automatizar processos em processos mais simples.

4. O estado das redes sociais

Existem mais de 3 mil milhões de utilizadores de redes sociais. Ou seja, perto de 50% da população mundial está nas redes sociais.

Embora as marcas tenham mais oportunidades para chegar a mais pessoas, atualmente existe a tendência para o fenómeno de “detox das redes sociais” e que, entre outros, é um desafio para fazer social media marketing. O “detox” consiste em fazer uma pausa temporária ou permanente das redes sociais.

Razões:
  1. As pessoas estão saturadas da quantidade de conteúdo e informação com que são confrontadas diariamente.
  2. O tempo passado nas redes sociais pode ter impacto na saúde mental e no bem-estar, se for em excesso.
  3. A desconfiança que existe face às redes sociais, com a privacidade em destaque.
Como estar nas redes sociais?
  1. Partilhar conteúdo que a audiência goste: investir mais em experiências nas redes sociais em detrimento de conteúdo meramente comercial.
  2. Encorajar a interação entre marca e comunidade, não se limitando a partilhas e gostos.
  3. Construir comunidades em torno do conteúdo e não construir comunidades através de publicidade paga ou compra de seguidores.
Estratégias
  1. Incentivar a equipa a criar as suas próprias redes sociais para promover e interagir com as redes sociais da marca.
  2. Criar conteúdo que coloque as pessoas a falarem e que cultive o sentimento de tribo.
  3. Falar diretamente com as pessoas.
  4. Investir em marketing de influência.
  5. Desenvolver publicidade paga com base no desempenho das publicações orgânicas.

As redes tradicionais e os modelos de negócios

  • Facebook, Twitter e Instagram: tendem a ser utilizadas por marcas B2C.
  • LinkedIn: mais comum para marcas B2B.

TikTok

Especialmente adequada para marcas B2C com um público-alvo mais jovem. Mais de 40% dos utilizadores tem entre 16 e 24 anos.

As redes sociais e o e-commerce

As melhores redes para marcas dedicadas ao e-commerce são:

  • Pinterest
  • Instagram
  • TikTok
  • Facebook

Social Media Marketing

É a utilização de redes sociais para criar relações com uma comunidade de forma a criar marcas, aumentar vendas, gerar tráfego, entre outros objetivos.

Os 7 passos iniciais

  1. Definir objetivos.
  2. Estudar o público-alvo.
  3. Definir métricas.
  4. Conhecer a competição.
  5. Apostar em Storytelling.
  6. Otimizar e analisar.
  7. Trabalhar a intemporalidade.

 

Para aprender ou consolidar conhecimentos em social media marketing, conheça os cursos da Academia ZONAVERDE, com destaque para Social Media e Marketing Digital.

 

Fontes:

– Smart Insights

– HootSuite

 

Escrito por: RICARDO GRILO, Formador ZONAVERDE // Marketing Digital, Social Media e Criatividade em Comunicação

– Licenciado em Ciências da Comunicação, especialização em Informação e Jornalismo, pela Universidade do Minho;
– Pós-graduado em Comunicação, Media e Justiça, pela Universidade Nova de Lisboa;
– Mestre em Economia e Gestão de Recursos Humanos, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto;
– Coordenador de marketing internacional na Laskasas;
– Possui experiência em jornalismo e marketing;
– Formador nas áreas do marketing, criatividade e comunicação;
– Formador certificado pelo IEFP.

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Tagged under: B2B, B2C, facebook, feed, Instagram, Linkedin, Marketing Digital, Pinterest, redes sociais, Social Media, Social Media Marketing, Tik Tok, Twitter

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