É essencial lembrarmos sempre da importância de cuidar da nossa saúde mental, do equilíbrio emocional e da Inteligência Emocional (I.E.).
Além de ser fundamental para que uma pessoa se sinta bem consigo mesma e com o mundo que a rodeia, o equilíbrio emocional ajuda a reunir os recursos necessários para lidar com os desafios pessoais e profissionais. Cuidar da saúde mental é uma necessidade de todos, não é algo exclusivo de pessoas que tenham doença mental.
Aliás, cuidar da saúde mental pode evitar o desenvolvimento de algumas perturbações psicológicas. A saúde mental está intimamente ligada às emoções vivenciadas. Assim, as pessoas que cuidam mais da sua saúde mental são aquelas que têm mais consciência da importância da I.E.. A I.E. é a capacidade de identificarmos e gerirmos as nossas emoções. Quando treinamos a nossa I.E. conseguimos também lidar de uma forma mais adaptativa com situações de stress.
O escritor Travis Bradberry que se debruça sobre o impacto da I.E. na vida pessoal e profissional, refere que mais de 70% das pessoas que se submeteram a testes apresentam dificuldades em gerir o stress e enfrentar situações desafiantes no local de trabalho. Isto significa que as empresas beneficiariam muito ao apostarem no desenvolvimento da inteligência emocional e estratégias de coping (estratégias para enfrentar o stress) de todos os seus colaboradores.
Quando apostamos no desenvolvimento da I.E. e estratégias de coping, as pessoas sentem-se mais satisfeitas, o absentismo e a rotatividade diminuem, o trabalho em equipa é fortalecido, diminuindo os conflitos e as pessoas sentem-me mais felizes. E pessoas mais felizes produzem mais e melhor.
Quando trabalhamos estes aspetos, estamos a apostar nas chamadas soft skills, como a autogestão, comunicação, inteligência emocional, flexibilidade e capacidade de tomar melhores decisões, entre outras. E agora que estamos a regressar ao trabalho, podemos experienciar emoções ambivalentes. Se por um lado sentimos alívio e entusiasmo, por outro lado podemos sentir medo, ansiedade e stress.
Perante esta ambivalência deve procurar lembrar-se sempre que é normal experienciar esta ambivalência em termos de emoções e, como tal, deve ser paciente consigo; devemos também ter noção que voltar ao trabalho não significa que tenhamos de fazer de tudo para ser como “antes”, mas sim adaptarmo-nos a uma nova realidade; deve concentrar-se apenas naquilo que tem sob o seu controlo; deve procurar desenvolver uma postura assertiva com respeito por si mesmo acima de tudo, mantendo o respeito pelos outros; mantenha o seu ritmo; e por último, mas não menos importante, continue a cuidar de si, fazendo coisas que gosta, praticando exercício físico, alimentando-se bem, mantendo rotinas saudáveis de sono.
Sugestões de leitura:
- Inteligência emocional 2.0: você sabe usar a sua? de Travis Bradberry
- Trabalhar com Inteligência Emocional de Daniel Goleman
- Inteligência Emocional – Uma Abordagem Prática de Paulo Moreira
Podcasts:
- 10 minutos QE importam
- Vem cmg Podcast
- Treino de Inteligência Emocional – O Podcast.
Escrito por:
Licenciada em Psicologia, com formação na área comportamental e Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos, com sólida experiência em desenvolvimento humano e organizacional.
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos – Cédula Profissional n.º 11295. Formadora certificada pelo IEFP, com colaboração regular na ZONAVERDE.
Assume-se como apaixonada pelas áreas de desenvolvimento pessoal e comportamental (empresas, organizações, social e familiar), com forte apetência para as relações humanas, comunicação e relacionamento interpessoal.
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