ZONAVERDE | Formação e Consultoria
zonaverde@zonaverde.pt

ZONAVERDE | Formação e Consultoria

  • Sobre Nós
    • Zonaverde
    • Blog
    • Institucional
    • Prémios e Certificações
    • Clientes e Parceiros
    • Oportunidade de Emprego
    • Centro de Negócio 3CE
  • Formação Empresas
  • Formação Particular
    • Academia
    • Cheque-formação + Digital
    • Nebosh
    • IEMA
    • IOSH
  • Consultoria
  • No products in cart.
Contactos
  • Home
  • blog
  • Marketing e mercados
  • 7 técnicas para alcançar uma escrita criativa
29 de Maio, 2025

7 técnicas para alcançar uma escrita criativa

7 técnicas para alcançar uma escrita criativa

by alexandre / Segunda-feira, 28 Junho 2021 / Published in Marketing e mercados
7-tecnicas-para-alcancar-escrita-criativa-zonaverde

A escrita…Escrever não é uma tarefa banal e torna-se desafiante quando se trata de escrever para cativar a ler. E nem toda a gente possui essa técnica!

Muitas das vezes deparamo-nos com situações de um fluxo de ideias tão grande que a maior dificuldade é a capacidade de transmiti-las para o papel da maneira que desejamos. A nossa mente é a nossa maior ferramenta de criatividade e esta necessita de ser trabalhada e, ao mesmo tempo, libertada do stress em que vivemos no nosso dia a dia. Neste artigo, selecionamos as 7 melhores técnicas que lhe serão úteis no progresso de uma escrita criativa e ferramentas para seguir hábitos saudáveis para a sua mente.

1. Cultive o hábito de leitura

Ao analisarmos a nossa rotina, constatamo-nos com a falta de tempo para a leitura. Existe sempre algo que surge em primeiro plano: as redes sociais ou até mesmo acabar a temporada daquela série fixe na Netflix. A verdade é que, se dispensarmos meia hora do nosso dia para a leitura e se a vontade de atingir uma escrita criativa for grande, não será um problema de tempo. A escrita e a leitura completam-se! E esta não só ajuda a desenvolver as suas capacidades criativas, mas também aumenta o seu vocabulário, a expressão de ideias e cria hábitos saudáveis para a sua mente e corpo.

2. Anote as ideias que lhe surgem num papel ao longo do dia

Ter um bloco e uma caneta sempre presentes não é difícil nem causa nenhum transtorno. E sempre será mais interessante anotar as nossas ideias no bloco de notas de papel do que no bloco de notas do telemóvel, não é verdade?

Apontar ideias, frases que gostamos, algo que ouvimos, ideias que foram sugeridas, letra de uma música que desconhecemos ou até expressar no papel a forma como nos sentimos. Todas essas anotações ajudarão na organização da mente e no desenvolvimento do espírito criativo.

3. Interesse-se por temas que não conhece

Desenvolver a nossa curiosidade sobre vários assuntos também é um fator que desempenha um papel importante na evolução da nossa criatividade. Ser curioso não significa que temos de estudar ao pormenor um determinado assunto. Apenas tentar saber um pouco mais de tudo, o que causará a nossa pesquisa na internet e a leitura será indispensável. E quem sabe se não despertará mais curiosidade ainda?

4. Escreva diariamente

A escrita é uma técnica que precisa de prática. O que a gente não pratica, a gente desaprende! Por isso, torne o hábito de escrita uma rotina sua que não precisa de ocupar muito tempo. Tal como a leitura, basta dispensar meia hora ou até menos, do seu dia para se dedicar a escrever seja o que for: um texto narrativo, uma notícia, um artigo sobre algo que você gosta. Depois disso, pode reler no dia seguinte, aí a nossa perspetiva acerca da transmissão de ideias para o papel torna uma perspetiva mais clara e apercebemo-nos com mais facilidade do que queremos mudar e como o fazer. Mesmo sem inspiração: escreva!

5. Escreva para o leitor específico

Quando damos início à escrita sobre determinado assunto, é fundamental caracterizar o leitor que terá interesse no tema. O uso de linguagem apropriada, a forma de especificar o conteúdo do texto para o nosso público e criar um título cativante para o mesmo, são fatores que temos de ter em conta quando escrevemos para um segmento. Por isso, metermo-nos no lugar do leitor e percebermos se iriamos ter interesse em começar a leitura e dar continuidade à mesma é um “must” na escrita criativa.

6. Construa frases com um fluxo de ideias lógico

A construção das frases é o ponto mais importante de um texto. As frases de leitura simples e com ideias claras são facilmente entendidas pelo leitor. O seguimento das ideias tem de ser lógico para quem lê de forma a não baralhar a sua leitura e não provocar o esquecimento e/ou desentendimento do que foi lido anteriormente.

Depois de escrevermos um texto, devemos sempre dar uma pausa para rele-lo e conseguir corrigir da melhor maneira, se necessário.

 

A escrita criativa é uma ferramenta que todos possuímos, ela apenas precisa de ser trabalhada de forma a desenvolver o nosso espírito criativo. A implementação de hábitos saudáveis na nossa vida é um bom começo para se sentir motivado e dar uso a nossa imaginação transmitida para um papel!

Quer aprender mais sobre o tema?

CURSO DE ESCRITA CRIATIVA »

  • Tweet

What you can read next

Lançamos 3 cursos em parceria com a Universidade Aberta!
Como se tornar num (web)copywriter de sucesso?
Vídeos de produto impactantes para redes sociais » NOVO CURSO

You must be logged in to post a comment.

Pesquisar

Siga-Nos No Facebook

INSTAGRAM

Artigos Recentes

  • Segurança online: Como proteger os seus dados na era digital?

    A segurança online tornou-se uma das principais...
  • Produtividade com Inteligência Artificial

    Produtividade com Inteligência Artificial  A in...
  • Como implementar uma cultura de inovação dentro da sua empresa

    A inovação é um dos pilares fundamentais para q...
  • Sustentabilidade no Trabalho: Como empresas e profissionais podem contribuir?

    Nos dias de hoje, a sustentabilidade tornou-se ...
  • Como a Formação em Liderança Contribui para a Gestão de Pessoas

    A liderança eficaz é um dos principais pilares ...

Categorias

  • Academia
  • Agricultura e ambiente
  • Consultoria
  • Consultoria
  • Cuidados de Beleza
  • Desenvolvimento Pessoal
  • e-learning
  • Formação e formadores
  • Formação Empresas
  • Geral
  • Gestão de pessoas e soft skills
  • Gestão e Estratégia
  • Idiomas
  • Informática
  • Informática e Redes Sociais
  • Marketing e mercados
  • Operações e performance
  • Qualidade
  • Segurança
  • Segurança Alimentar
  • Segurança no Trabalho
  • Sem categoria
  • Turismo e Hotelaria
  • Webinar
  • ZONAVERDE
  • ZONAVERDE

Arquivo

  • Maio 2025
  • Abril 2025
  • Março 2025
  • Fevereiro 2025
  • Julho 2024
  • Julho 2023
  • Maio 2023
  • Abril 2023
  • Março 2023
  • Fevereiro 2023
  • Dezembro 2022
  • Novembro 2022
  • Outubro 2022
  • Setembro 2022
  • Agosto 2022
  • Julho 2022
  • Junho 2022
  • Fevereiro 2022
  • Dezembro 2021
  • Novembro 2021
  • Outubro 2021
  • Setembro 2021
  • Julho 2021
  • Junho 2021
  • Maio 2021
  • Abril 2021
  • Março 2021
  • Fevereiro 2021
  • Janeiro 2021
  • Novembro 2020
  • Outubro 2020
  • Setembro 2020
  • Julho 2020
  • Junho 2020
  • Maio 2020
  • Abril 2020
  • Março 2020
  • Fevereiro 2020
  • Janeiro 2020
  • Dezembro 2019
  • Novembro 2019
  • Outubro 2019
  • Setembro 2019
  • Agosto 2019
  • Julho 2019
  • Junho 2019
  • Maio 2019
  • Abril 2019
  • Março 2019
  • Fevereiro 2019
  • Janeiro 2019
  • Novembro 2018
  • Outubro 2018
  • Setembro 2018
  • Agosto 2018
  • Julho 2018
  • Junho 2018
  • Maio 2018
  • Abril 2018
  • Março 2018
  • Fevereiro 2018
  • Janeiro 2018
  • Dezembro 2017
  • Novembro 2017
  • Outubro 2017
  • Setembro 2017
  • Agosto 2017
  • Julho 2017
  • Junho 2017
  • Maio 2017
  • Abril 2017
  • Março 2017
  • Fevereiro 2017
  • Janeiro 2017
  • Dezembro 2016
  • Novembro 2016
  • Outubro 2016
  • Setembro 2016
  • Agosto 2016
  • Julho 2016
  • Junho 2016
  • Maio 2016
  • Abril 2016
  • Março 2016
  • Fevereiro 2016
  • Janeiro 2016
  • Dezembro 2015
  • Novembro 2015
  • Outubro 2015
  • Setembro 2015
  • Agosto 2015
  • Julho 2015
  • Junho 2015
  • Maio 2015
  • Abril 2015
  • Março 2015
  • Fevereiro 2015
  • Janeiro 2015
  • Dezembro 2014
  • Novembro 2014
  • Outubro 2014
  • Setembro 2014
  • Agosto 2014
  • Junho 2014
  • Maio 2014
  • Abril 2014
  • Março 2014
  • Fevereiro 2014
  • Janeiro 2014
  • Dezembro 2013
  • Novembro 2013
  • Outubro 2013
  • Setembro 2013
  • Agosto 2013
  • Julho 2013
  • Junho 2013
  • Maio 2013
  • Abril 2013
  • Março 2013
  • Fevereiro 2013
  • Janeiro 2013
  • Novembro 2012
  • Outubro 2012
  • Setembro 2012
  • Julho 2012
  • Junho 2012

FORMAÇÃO

  • Academia ZONAVERDE
  • Formação para Empresas
  • Formação Financiada
  • Calendário de Formação

CONSULTORIA

  • Soluções à Medida
  • Processos
  • Gestão e Marketing
  • Informação Geográfica
  • Candidaturas
  • Desenvolvimento Organizacional

MAIS INFORMAÇÃO

  • Clientes e Parceiros
  • Prémios e Certificações
  • Trabalhe Connosco
  • Política de Privacidade
  • Política da Qualidade
  • Livro de Reclamações Eletrónico
  • Termos e Condições
  • GET SOCIAL
ZONAVERDE | Formação e Consultoria

© 2025 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por digitalgreen.

TOP
ZONAVERDE | Formação e Consultoria
Gerir o Consentimento

Utilizamos cookies pois queremos que tenha uma experiência de navegação personalizada, com informações adequadas aos seus interesses. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências (Desmarque se não pretende)
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas (Desmarque se não pretende)
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing (Desmarque se não pretende)
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Configurar
{title} {title} {title}