ZONAVERDE | Formação e Consultoria
zonaverde@zonaverde.pt

ZONAVERDE | Formação e Consultoria

  • Sobre Nós
    • Zonaverde
    • Blog
    • Institucional
    • Prémios e Certificações
    • Clientes e Parceiros
    • Oportunidade de Emprego
    • Centro de Negócio 3CE
  • Formação Empresas
  • Formação Particular
    • Academia
    • Cheque-formação + Digital
    • Nebosh
    • IEMA
    • IOSH
  • Consultoria
  • No products in cart.
Contactos
  • Home
  • blog
  • ZONAVERDE
  • “A importância de uma estratégia de conteúdos para as redes sociais”, Soraia Ferreira
27 de Maio, 2025

“A importância de uma estratégia de conteúdos para as redes sociais”, Soraia Ferreira

“A importância de uma estratégia de conteúdos para as redes sociais”, Soraia Ferreira

by Marketing | ZONAVERDE / Quarta-feira, 12 Setembro 2018 / Published in ZONAVERDE

storytelling-soraia-ferreira-facebook-zonaverde

“Eu tenho que criar conteúdos para as redes sociais, mas quais?”. Esta é uma das perguntas que se coloca com mais frequência.

Sentimos uma enorme pressão para produzir conteúdos, quer nas nossas próprias redes sociais, quer nas redes sociais da nossa empresa. Mas qual é a estratégia mais adequada, que tenho utilizado com mais frequência, nas empresas às quais presto serviços de consultoria eu formação?

Em Los Angeles, no ano de 2004, frequentei um curso de produção para cinema e televisão, sendo que uma das disciplinas integrantes do curso era a cadeira de argumento.

Logo na primeira aula, eu comentava com o meu professor: “Eu não quero ser argumentista.” Ele muito pacientemente respondeu: “O objetivo da disciplina não é escreveres um argumento, mas sim um tratamento (um resumo da história). Para seres produtora, tens de perceber o que é estar perante uma página em branco. Qual é o processo de escrita? O tempo que demora escrever uma história.”

Foi um processo difícil, mas no final desta experiência, fiquei ainda mais fascinada com a arte de contar histórias. Desde então nunca mais parei de aprofundar e investigar nesta área. Passados alguns anos desta lição, o mundo conheceu uma evolução muita rápida, os smartphones e as redes sociais tornaram-se parte integrante do nosso dia a dia. De facto, os produtores de conteúdos tradicionais já não conseguiam captar  as audiências, nem induzir o consumo dos seus conteúdos numa determinada plataforma.

Em 2010, tive a oportunidade de participar no Berlinale Talent Campus no Festival de Berlim, um evento com mais de 100 sessões e 150 peritos internacionais na área do cinema. Numa das sessões ouvi pela primeira vez o termo “transmedia storytelling”. Mas o que é que significa?

Transmedia storytelling é a arte de contar histórias através de múltiplas plataformas onde cada plataforma assegura um contributo válido e distinto ao mundo narrativo. Esta estratégia permite aos produtores irem de encontro às preferências das audiências, utilizando múltiplas plataformas e explorando diferentes histórias. No final da sessão, o orador acabou a dizer: “Se acham que fazer uma longa metragem é difícil, então tentem fazer um projeto transmedia storytelling”. Desafio lançado, desafio aceite; com efeito, uns meses mais tarde estava a frequentar o doutoramento em Media Digitais, investigando o transmedia storytelling com aplicação ao sector do turismo.

Mais tarde avancei para a aplicação do transmedia storytelling ao marketing, e a colaborar com as empresas ao nível dos seus planos de comunicação. A ZONAVERDE foi uma das primeiras empresas com que trabalhei, na introdução do transmedia storytelling à sua estratégia de comunicação, uma experiência que se revelou muito positiva.

Recordando a lição aprendida nos Estados Unidos, e no sentido de perceber os desafios enfrentados pelas pequenas empresas e de alguns empreendedores na criação de raiz do seu plano de conteúdos, decidi avançar com um novo projeto. E foi assim que em março de 2017, surgiu o StorySD, com o objetivo principal de ajudar as pessoas a aplicarem o storytelling no contexto empresarial.

O conteúdo base do StorySD são episódios semanais, publicados nas várias redes sociais em formato de vídeo, áudio e texto. Cada rede social tem uma estratégia própria.

Passado um ano e meio, muitas lições foram adquiridas:

  • a importância de ter uma estratégia bem definida;
  • a importância de se adaptar essa estratégia aos recursos disponíveis;
  • o  comportamento diferenciado dos seguidores nas várias plataformas;
  • a pressão para alcançar resultados;
  • a dificuldade em produzir conteúdos com propósito, que de uma forma constante e coerente, vão de encontro aos objetivos da empresa.

Apesar dos erros cometidos ao longo deste tempo, uma das vantagens de um projeto transmedia storytelling é a sua constante evolução e adaptabilidade.

Em  cada episódio do StorySD, há sempre a oportunidade de aprender e evoluir.  Se tem necessidade de produzir conteúdos para as suas redes sociais, ou para as redes sociais da sua empresa, então avance para a elaboração de uma estratégia de comunicação transmedia storytelling.

Com o tempo os resultados surgirão e começará a colher os frutos do seu trabalho, alcançando os seus objetivos pessoais ou empresariais.

Soraia Ferreira – Formadora ZONAVERDE / Workshop de escrita criativa 

[ig_button_sh target=”_self” buttonsize=”button-medium” buttonlabel=”Ver Curso ” buttonlink=”https://www.academiazonaverde.pt/produto/workshop-de-escrita-criativa-2/” buttoncolor=”#0f684c” class=””] [ig_button_sh target=”_self” buttonsize=”button-mini” buttonlabel=”” buttonlink=”” buttoncolor=”” class=””]
  • Tweet

What you can read next

artigo-zonaverde-gestao
Os elementos de um plano de gestão de projetos
curso-desenvolvimento-pessoal-zonaverde
Conhece os benefícios do desenvolvimento pessoal?
regras-empilhadores-zonaverde
Regras de Segurança na Condução de Empilhadores

Pesquisar

Siga-Nos No Facebook

INSTAGRAM

Artigos Recentes

  • Segurança online: Como proteger os seus dados na era digital?

    A segurança online tornou-se uma das principais...
  • Produtividade com Inteligência Artificial

    Produtividade com Inteligência Artificial  A in...
  • Como implementar uma cultura de inovação dentro da sua empresa

    A inovação é um dos pilares fundamentais para q...
  • Sustentabilidade no Trabalho: Como empresas e profissionais podem contribuir?

    Nos dias de hoje, a sustentabilidade tornou-se ...
  • Como a Formação em Liderança Contribui para a Gestão de Pessoas

    A liderança eficaz é um dos principais pilares ...

Categorias

  • Academia
  • Agricultura e ambiente
  • Consultoria
  • Consultoria
  • Cuidados de Beleza
  • Desenvolvimento Pessoal
  • e-learning
  • Formação e formadores
  • Formação Empresas
  • Geral
  • Gestão de pessoas e soft skills
  • Gestão e Estratégia
  • Idiomas
  • Informática
  • Informática e Redes Sociais
  • Marketing e mercados
  • Operações e performance
  • Qualidade
  • Segurança
  • Segurança Alimentar
  • Segurança no Trabalho
  • Sem categoria
  • Turismo e Hotelaria
  • Webinar
  • ZONAVERDE
  • ZONAVERDE

Arquivo

  • Maio 2025
  • Abril 2025
  • Março 2025
  • Fevereiro 2025
  • Julho 2024
  • Julho 2023
  • Maio 2023
  • Abril 2023
  • Março 2023
  • Fevereiro 2023
  • Dezembro 2022
  • Novembro 2022
  • Outubro 2022
  • Setembro 2022
  • Agosto 2022
  • Julho 2022
  • Junho 2022
  • Fevereiro 2022
  • Dezembro 2021
  • Novembro 2021
  • Outubro 2021
  • Setembro 2021
  • Julho 2021
  • Junho 2021
  • Maio 2021
  • Abril 2021
  • Março 2021
  • Fevereiro 2021
  • Janeiro 2021
  • Novembro 2020
  • Outubro 2020
  • Setembro 2020
  • Julho 2020
  • Junho 2020
  • Maio 2020
  • Abril 2020
  • Março 2020
  • Fevereiro 2020
  • Janeiro 2020
  • Dezembro 2019
  • Novembro 2019
  • Outubro 2019
  • Setembro 2019
  • Agosto 2019
  • Julho 2019
  • Junho 2019
  • Maio 2019
  • Abril 2019
  • Março 2019
  • Fevereiro 2019
  • Janeiro 2019
  • Novembro 2018
  • Outubro 2018
  • Setembro 2018
  • Agosto 2018
  • Julho 2018
  • Junho 2018
  • Maio 2018
  • Abril 2018
  • Março 2018
  • Fevereiro 2018
  • Janeiro 2018
  • Dezembro 2017
  • Novembro 2017
  • Outubro 2017
  • Setembro 2017
  • Agosto 2017
  • Julho 2017
  • Junho 2017
  • Maio 2017
  • Abril 2017
  • Março 2017
  • Fevereiro 2017
  • Janeiro 2017
  • Dezembro 2016
  • Novembro 2016
  • Outubro 2016
  • Setembro 2016
  • Agosto 2016
  • Julho 2016
  • Junho 2016
  • Maio 2016
  • Abril 2016
  • Março 2016
  • Fevereiro 2016
  • Janeiro 2016
  • Dezembro 2015
  • Novembro 2015
  • Outubro 2015
  • Setembro 2015
  • Agosto 2015
  • Julho 2015
  • Junho 2015
  • Maio 2015
  • Abril 2015
  • Março 2015
  • Fevereiro 2015
  • Janeiro 2015
  • Dezembro 2014
  • Novembro 2014
  • Outubro 2014
  • Setembro 2014
  • Agosto 2014
  • Junho 2014
  • Maio 2014
  • Abril 2014
  • Março 2014
  • Fevereiro 2014
  • Janeiro 2014
  • Dezembro 2013
  • Novembro 2013
  • Outubro 2013
  • Setembro 2013
  • Agosto 2013
  • Julho 2013
  • Junho 2013
  • Maio 2013
  • Abril 2013
  • Março 2013
  • Fevereiro 2013
  • Janeiro 2013
  • Novembro 2012
  • Outubro 2012
  • Setembro 2012
  • Julho 2012
  • Junho 2012

FORMAÇÃO

  • Academia ZONAVERDE
  • Formação para Empresas
  • Formação Financiada
  • Calendário de Formação

CONSULTORIA

  • Soluções à Medida
  • Processos
  • Gestão e Marketing
  • Informação Geográfica
  • Candidaturas
  • Desenvolvimento Organizacional

MAIS INFORMAÇÃO

  • Clientes e Parceiros
  • Prémios e Certificações
  • Trabalhe Connosco
  • Política de Privacidade
  • Política da Qualidade
  • Livro de Reclamações Eletrónico
  • Termos e Condições
  • GET SOCIAL
ZONAVERDE | Formação e Consultoria

© 2025 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por digitalgreen.

TOP
ZONAVERDE | Formação e Consultoria
Gerir o Consentimento

Utilizamos cookies pois queremos que tenha uma experiência de navegação personalizada, com informações adequadas aos seus interesses. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências (Desmarque se não pretende)
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas (Desmarque se não pretende)
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing (Desmarque se não pretende)
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Configurar
{title} {title} {title}