Para Março, o livro do mês escolhido pela ZONAVERDE é: “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” de Mário Ceitil, Maria João Pantaleão e Emanuel Teodósio.
Tendo como base Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes de Stephen R. Covey que, com cerca de 18 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, em que são definidas as características de cada um dos Hábitos de Alta Eficácia e mostram como a atualização desses hábitos na nossa vida pode conduzir a novos e mais sucessos, tanto na vida profissional como na vida pessoal.
Se realmente queremos modificar qualquer situação, temos de alterar comportamentos. Mas para mudar o comportamento, deve-se alterar a forma de interpretar o mundo, pois segundo Stephen R. Covey: “Vemos o mundo não como é, mas como nós somos”. Os 7 hábitos apresentam uma nova forma para mudar esses paradigmas, ao instaurar novos hábitos que lhe permitirão atingir os seus objetivos.
Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes definidos neste livro são:
- Ser pró-ativo: Seja responsável pela sua vida, não culpando os outros ou as circunstâncias.
- Comece com um fim em mente: Este é o hábito da liderança pessoal, que indica a necessidade de começar cada dia com um claro entendimento dos seus objetivos e destinos desejados.
- Colocar primeiro o primeiro: Dedique mais tempo ao que é importante e não necessariamente o mais urgente.
- Pense Ganhar/Ganhar: Desenvolva uma mentalidade de abundância e procure soluções que beneficiem todas as partes. O hábito 4 implica que ambas partes em qualquer acordo devem sair beneficiadas.
- Procure primeiro entender, para depois ser compreendido: Este é o hábito da comunicação efetiva. Escute até compreender bem a outra pessoa. É pouco comum, ouvir com a intenção de entender a outra pessoa pois geralmente ouvimos com a intenção de responder.
- Crie sinergias: Encontre maneiras de cooperar com toda gente e valorize as diferenças entre as pessoas, para gerar opções que não existiam antes. Se reunirmos as várias perspetivas com espírito de respeito mútuo, resultará em sinergia.
- Afine as suas ferramentas pessoais: Por último, exercite e renove em permanência, as 4 dimensões fundamentais da sua vida: física, mental, socioemocional e espiritual.
Ao colocarmos em prática estes hábitos acima descritos, segundo os autores, é a via mais realista para podermos transformar permanentemente em profissionais cada vez mais eficazes e pessoas mais felizes.
Fonte: Wook