ZONAVERDE | Formação e Consultoria
zonaverde@zonaverde.pt

ZONAVERDE | Formação e Consultoria

  • Sobre Nós
    • Zonaverde
    • Blog
    • Institucional
    • Prémios e Certificações
    • Clientes e Parceiros
    • Oportunidade de Emprego
    • Centro de Negócio 3CE
  • Formação Empresas
  • Formação Particular
    • Academia
    • Cheque-formação + Digital
    • Nebosh
    • IEMA
    • IOSH
  • Consultoria
  • No products in cart.
Contactos
  • Home
  • blog
  • Gestão de pessoas e soft skills
  • Sabe dominar a Escrita Criativa?
26 de Maio, 2025

Sabe dominar a Escrita Criativa?

Sabe dominar a Escrita Criativa?

by LiliaBarbosa / Quinta-feira, 10 Novembro 2022 / Published in Gestão de pessoas e soft skills, Sem categoria, ZONAVERDE
curso-escrita-criativa-zonaverde

Já ouviu falar em escrita criativa?

Escrita criativa trata-se do processo de elaborar bons textos, que cativam o interesse do leitor com o intuito que de fazê-lo ler um material do começo ao fim.

Há algum tempo, o conceito de escrita criativa era mais limitado, visto que estávamos mais restritos a nível artístico (livros, contos, roteiros).

Hoje em dia, com tanta competição/disputa na internet pela atenção das pessoas por parte das empresas/empreendedores, é mais desafiante ter sempre esta criatividade e aprimorar as técnicas.

Algumas técnicas para dominar a escrita criativa podem ser:
• Não espere pela inspiração
A escrita criativa não pode depender de inspiração. Tem de ser entendida como um esforço constante, que requer mais disciplina e perseverança do que propriamente uma ideia incrível.

• Leia com frequência
Não é por escrever muito, que deve esquecer da parte de também ler muito.
Aliás, ler sobre temas que lhe agradam, vão até servir de inspiração para conseguir escrever ainda melhor.

• Escreva tanto quanto possível
Se escrever um pouco todos os dias, vai estar mais próximo de dominar a escrita criativa.
Para este processo, é preciso ter disciplina e fazer disto um hábito.

• Participe de workshops
Através de workshops, vai conseguir aprender e a partilhar mais sobre o tema, e vai ser sempre útil para o tirar da sua zona de conforto e quem sabe até escrever sobre temas que nunca pensou em escrever antes.

• Tente impressionar o leitor – Menos é mais
Não vale a pena colocar demasiada informação, que só vai deixar o leitor aborrecido e fazer com que não leia o texto até ao fim.
É importante saber distribuir as informações de forma interessante e organizada.

• Tenha cuidado e atenção quando estiver a editar os textos
É normal que o texto que escrevemos não fique bem à primeira.
É importante reler, rever, remover e acrescentar o que for necessário. A escrita criativa é um exercício de crítica e esforço constante.

• Remova as palavras desnecessárias do texto
É comum que escreva um texto repetitivo ou complexo, ou até grande demais.
Mas temos de nos lembrar que o leitor quer informação clara e concisa sobre o tema que procura.

• Utilize palavras e frases evocativas
É importante ser criativo para conseguir estimular a imaginação do leitor, e assim chamar a atenção

• Evite as palavras e frases rebuscadas ou abstratas
Não vale a pena utilizar palavras e termos demasiado complexos, que possam causar confusão para o leitor. Mais uma vez – menos é mais.

• Mantenha uma formatação amigável
Tem de se ter em atenção à formatação dos textos. É mais fácil ler um texto no formato de livro A4 do que um livro de bolso, por exemplo.

• Tenha uma postura aberta para receber críticas e feedbacks
É normal que não se escreva bem à primeira, ou que não se acerte sempre no que se está a dizer. Por isso, é importante estar aberto a críticas, que podem servir para melhorar o processo de escrita.

• Seja curioso/a e explore o desconhecido
Ao explorarmos assuntos diferentes, vamos trabalhar o nosso vocabulário, que se vai tornar mais vasto e rico.

• Faça anotações das ideias que surgem durante o dia
Não custa nada, e é útil ir anotando as ideias que vai tendo ao longo do dia.
Quando se sentar para escrever, essas ideias vão enriquecer os textos.

• Questione-se
Colocar questões é uma técnica que pode ajudá-lo. Pode perguntar-se sobre o que pretende concretizar com determinada cena ou capítulo.

Já do lado do leitor, existe a compreensão e a interpretação do texto.

Já pensou na diferença entre as duas?

A compreensão do texto trata-se da análise do que está escrito no texto. Ou seja, a compreensão das frases e ideias presentes.
Já a interpretação, é o que o leitor pode concluir sobre o que está escrito no texto, é o modo como interpreta o conteúdo.

Quer saber mais sobre o assunto? Nós ajudamos!

CLIQUE AQUI

  • Tweet

What you can read next

artigo-5-dicas-para-se-tornar-um-bom-gestor-de-equipas-zonaverde
5 dicas para se tornar um bom gestor de equipas
curso-online-comunicacao-zonaverde
10 Técnicas para ter mais criatividade na comunicação

You must be logged in to post a comment.

Pesquisar

Siga-Nos No Facebook

INSTAGRAM

Artigos Recentes

  • Segurança online: Como proteger os seus dados na era digital?

    A segurança online tornou-se uma das principais...
  • Produtividade com Inteligência Artificial

    Produtividade com Inteligência Artificial  A in...
  • Como implementar uma cultura de inovação dentro da sua empresa

    A inovação é um dos pilares fundamentais para q...
  • Sustentabilidade no Trabalho: Como empresas e profissionais podem contribuir?

    Nos dias de hoje, a sustentabilidade tornou-se ...
  • Como a Formação em Liderança Contribui para a Gestão de Pessoas

    A liderança eficaz é um dos principais pilares ...

Categorias

  • Academia
  • Agricultura e ambiente
  • Consultoria
  • Consultoria
  • Cuidados de Beleza
  • Desenvolvimento Pessoal
  • e-learning
  • Formação e formadores
  • Formação Empresas
  • Geral
  • Gestão de pessoas e soft skills
  • Gestão e Estratégia
  • Idiomas
  • Informática
  • Informática e Redes Sociais
  • Marketing e mercados
  • Operações e performance
  • Qualidade
  • Segurança
  • Segurança Alimentar
  • Segurança no Trabalho
  • Sem categoria
  • Turismo e Hotelaria
  • Webinar
  • ZONAVERDE
  • ZONAVERDE

Arquivo

  • Maio 2025
  • Abril 2025
  • Março 2025
  • Fevereiro 2025
  • Julho 2024
  • Julho 2023
  • Maio 2023
  • Abril 2023
  • Março 2023
  • Fevereiro 2023
  • Dezembro 2022
  • Novembro 2022
  • Outubro 2022
  • Setembro 2022
  • Agosto 2022
  • Julho 2022
  • Junho 2022
  • Fevereiro 2022
  • Dezembro 2021
  • Novembro 2021
  • Outubro 2021
  • Setembro 2021
  • Julho 2021
  • Junho 2021
  • Maio 2021
  • Abril 2021
  • Março 2021
  • Fevereiro 2021
  • Janeiro 2021
  • Novembro 2020
  • Outubro 2020
  • Setembro 2020
  • Julho 2020
  • Junho 2020
  • Maio 2020
  • Abril 2020
  • Março 2020
  • Fevereiro 2020
  • Janeiro 2020
  • Dezembro 2019
  • Novembro 2019
  • Outubro 2019
  • Setembro 2019
  • Agosto 2019
  • Julho 2019
  • Junho 2019
  • Maio 2019
  • Abril 2019
  • Março 2019
  • Fevereiro 2019
  • Janeiro 2019
  • Novembro 2018
  • Outubro 2018
  • Setembro 2018
  • Agosto 2018
  • Julho 2018
  • Junho 2018
  • Maio 2018
  • Abril 2018
  • Março 2018
  • Fevereiro 2018
  • Janeiro 2018
  • Dezembro 2017
  • Novembro 2017
  • Outubro 2017
  • Setembro 2017
  • Agosto 2017
  • Julho 2017
  • Junho 2017
  • Maio 2017
  • Abril 2017
  • Março 2017
  • Fevereiro 2017
  • Janeiro 2017
  • Dezembro 2016
  • Novembro 2016
  • Outubro 2016
  • Setembro 2016
  • Agosto 2016
  • Julho 2016
  • Junho 2016
  • Maio 2016
  • Abril 2016
  • Março 2016
  • Fevereiro 2016
  • Janeiro 2016
  • Dezembro 2015
  • Novembro 2015
  • Outubro 2015
  • Setembro 2015
  • Agosto 2015
  • Julho 2015
  • Junho 2015
  • Maio 2015
  • Abril 2015
  • Março 2015
  • Fevereiro 2015
  • Janeiro 2015
  • Dezembro 2014
  • Novembro 2014
  • Outubro 2014
  • Setembro 2014
  • Agosto 2014
  • Junho 2014
  • Maio 2014
  • Abril 2014
  • Março 2014
  • Fevereiro 2014
  • Janeiro 2014
  • Dezembro 2013
  • Novembro 2013
  • Outubro 2013
  • Setembro 2013
  • Agosto 2013
  • Julho 2013
  • Junho 2013
  • Maio 2013
  • Abril 2013
  • Março 2013
  • Fevereiro 2013
  • Janeiro 2013
  • Novembro 2012
  • Outubro 2012
  • Setembro 2012
  • Julho 2012
  • Junho 2012

FORMAÇÃO

  • Academia ZONAVERDE
  • Formação para Empresas
  • Formação Financiada
  • Calendário de Formação

CONSULTORIA

  • Soluções à Medida
  • Processos
  • Gestão e Marketing
  • Informação Geográfica
  • Candidaturas
  • Desenvolvimento Organizacional

MAIS INFORMAÇÃO

  • Clientes e Parceiros
  • Prémios e Certificações
  • Trabalhe Connosco
  • Política de Privacidade
  • Política da Qualidade
  • Livro de Reclamações Eletrónico
  • Termos e Condições
  • GET SOCIAL
ZONAVERDE | Formação e Consultoria

© 2025 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por digitalgreen.

TOP
ZONAVERDE | Formação e Consultoria
Gerir o Consentimento

Utilizamos cookies pois queremos que tenha uma experiência de navegação personalizada, com informações adequadas aos seus interesses. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências (Desmarque se não pretende)
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas (Desmarque se não pretende)
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing (Desmarque se não pretende)
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Configurar
{title} {title} {title}