ZONAVERDE | Formação e Consultoria
zonaverde@zonaverde.pt

ZONAVERDE | Formação e Consultoria

  • Sobre Nós
    • Zonaverde
    • Blog
    • Institucional
    • Prémios e Certificações
    • Clientes e Parceiros
    • Oportunidade de Emprego
    • Centro de Negócio 3CE
  • Formação Empresas
  • Formação Particular
    • Academia
    • Cheque-formação + Digital
    • Nebosh
    • IEMA
    • IOSH
  • Consultoria
  • No products in cart.
Contactos
  • Home
  • blog
  • Academia
  • Saiba porque deve procurar um curso de inteligência emocional
27 de Maio, 2025

Saiba porque deve procurar um curso de inteligência emocional

Saiba porque deve procurar um curso de inteligência emocional

by alexandre / Quinta-feira, 20 Maio 2021 / Published in Academia, Desenvolvimento Pessoal
saiba-porque-deve-procurar-um-curso-inteligencia-emocional-blog-zonaverde

O ritmo das sociedades ocidentais nem sempre respeita as necessidades emocionais e fisiológicas do ser humano.

Vivemos tempos desafiantes e acelerados, em que múltiplos estímulos disputam a nossa atenção em permanência, em que o ritmo de mudança e aprendizagem são intensos. A aldeia global em que vivemos gera um mercado profissional mais competitivo e a necessidade de lidarmos com pessoas de diferentes culturas. Tudo isto resulta em oportunidades mas também em dificuldades acrescidas.

Assim, podemos enumerar quatro principais razões pelas quais cada vez mais pessoas procuram recursos sobre inteligência emocional:

1. Liberdade pessoal: há uma vontade crescente de liberdade pessoal e isso passa por aprender a regular-se as nossas emoções para que o nosso corpo e o que sentimos sejam aliados nos processos de tomada de decisão e não nos transformem numa espécie de fantoches reativos e excessivamente vulneráveis às circunstâncias. Para conseguirmos pensar de forma mais isenta, precisamos de sermos capazes de diferenciar pensamentos de factos e perspetivas de realidade, num trabalho de flexibilização do nosso mindset, com mais empatia e curiosidade pelo que nos habita do que culpa e julgamento.

2. Relações: seja a nível familiar, romântico, social ou profissional lidar com pessoas comporta um nível de desafio. Para conseguirmos nos ligar ao outro sem perdermos a nossa identidade, para sermos capazes de amar e ocupar um lugar de vulnerabilidade sem nos sentirmos a perder a nossa segurança pessoal, para desenvolvermos relações positivas com pessoas diferentes, com histórias de vida e culturas distintas das nossas, há que desenvolver competências de inteligência emocional. Quando não conseguimos identificar as nossas emoções e pensamentos, teremos mais dificuldade em nomear as emoções e pensamentos de outros. Quando nos escutamos mais a nós do que ao outros, numa busca permanente pela razão, é natural que surjam conflitos e uma comunicação pouco eficaz e pouco satisfatória. Ligarmo-nos a um outro implica gerir diferenças e desenvolver a capacidade de escuta ativa e de empatia.

3. Liderança e diferenciação profissional: muitas são as pessoas que quando pretendem desenvolver o seu potencial profissional, evoluir a nível de carreira e assumir uma posição de liderança investem em recursos de inteligência emocional. Porque existe uma grande diferença entre chefiar e liderar, entre ter poder hierárquico e inspirar, entre mandar e motivar. Assim, boas competências de inteligência emocional ajudam a lidar com prazos apertados e sobrecarga de trabalho, a mediar conflitos, a comunicar de forma mais eficaz e a promover motivação intrínseca no grupo de trabalho.

4. Mal-estar / sofrimento: um outro movimento que alavanca busca de recursos em inteligência emocional junto de muitas pessoas é o sofrimento ou doença psicológica. Pessoas que em algum momento sentem-se reféns do seu corpo, de sensações e emoções que não conseguem controlar nem compreender, de pensamentos acelerados que não lhes dão descanso. Por isso, o mal-estar às vezes também é gerador de procura de ajuda e promotor de desenvolvimento pessoal.

 

Quando procuramos competências de inteligência emocional imediatamente confrontamo-nos com dois grandes desafios: nós somos os agentes de mudança, pelo que é por nós que vale a pena começar a treinar; e sem prática não há aprendizagem. Ler sobre inteligência emocional pode ser interessante mas terá pouco impacto se não nos comportarmos de forma alinhada com o que lemos, se não começarmos por nós, se não formos consistentes nas nossas práticas, orçamentando espaço para alguma dose de desconforto.

Esse de resto é um terceiro grande desafio: o desconforto. Aprender a pensar de forma diferente, estarmos com todas as nossas emoções, as agradáveis e as desagradáveis, permitirmo-nos a experienciar um lugar de vulnerabilidade traz novidade e desafio, o que gera uma dose de desconforto. Tudo o que é diferente do que estávamos habituados a fazer implica essa saída da nossa zona mais familiar e de um piloto automático.

Destacaria um quarto desafio: as expectativas. Ter mais inteligência emocional não é estar imune ao sofrimento, às dificuldades diárias, a desencontros de comunicação e conflitos, a emoções mais exigentes e desagradáveis. Ter um músculo emocional mais robusto é ter a capacidade de lidar melhor com o que acontece, é ter a possibilidade de ressignificar acontecimentos diários de forma produtiva, sempre com vista a evoluirmos enquanto pessoas.

Escrito por:

A Filipa Jardim da Silva é Psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Master Life Coach.
Formadora Certificada desde 2005 é autora do Livro Dar a Volta (2019) e Co-Autora do Livro Intervenção em Psicologia Clínica (2020).

Tem formação avançada em Comportamento Alimentar e em algumas abordagens psicoterapêuticas.
Desde 2008 tem integrado equipas em variados contextos. Em 2017 criou a sua marca pessoal que conta hoje com uma vasta equipa de profissionais de saúde, todos unidos pela mesma missão: potenciar maiores níveis de saúde psicológica e física.

Assume-se uma agente de transformação em todos os projetos em que se envolve.
É uma presença assídua em diversos órgãos de comunicação social, promovendo a disseminação de conteúdos de saúde psicológica junto da população em geral.

  • Tweet

What you can read next

formacao-zonaverde
Porque devemos apostar na nossa formação?
5 Dicas para treinar competências de inteligência emocional
blog-zonavere-novos-workshops-online
Novos Workshops Online | Gestão, Estratégia & Soft skills

You must be logged in to post a comment.

Pesquisar

Siga-Nos No Facebook

INSTAGRAM

Artigos Recentes

  • Segurança online: Como proteger os seus dados na era digital?

    A segurança online tornou-se uma das principais...
  • Produtividade com Inteligência Artificial

    Produtividade com Inteligência Artificial  A in...
  • Como implementar uma cultura de inovação dentro da sua empresa

    A inovação é um dos pilares fundamentais para q...
  • Sustentabilidade no Trabalho: Como empresas e profissionais podem contribuir?

    Nos dias de hoje, a sustentabilidade tornou-se ...
  • Como a Formação em Liderança Contribui para a Gestão de Pessoas

    A liderança eficaz é um dos principais pilares ...

Categorias

  • Academia
  • Agricultura e ambiente
  • Consultoria
  • Consultoria
  • Cuidados de Beleza
  • Desenvolvimento Pessoal
  • e-learning
  • Formação e formadores
  • Formação Empresas
  • Geral
  • Gestão de pessoas e soft skills
  • Gestão e Estratégia
  • Idiomas
  • Informática
  • Informática e Redes Sociais
  • Marketing e mercados
  • Operações e performance
  • Qualidade
  • Segurança
  • Segurança Alimentar
  • Segurança no Trabalho
  • Sem categoria
  • Turismo e Hotelaria
  • Webinar
  • ZONAVERDE
  • ZONAVERDE

Arquivo

  • Maio 2025
  • Abril 2025
  • Março 2025
  • Fevereiro 2025
  • Julho 2024
  • Julho 2023
  • Maio 2023
  • Abril 2023
  • Março 2023
  • Fevereiro 2023
  • Dezembro 2022
  • Novembro 2022
  • Outubro 2022
  • Setembro 2022
  • Agosto 2022
  • Julho 2022
  • Junho 2022
  • Fevereiro 2022
  • Dezembro 2021
  • Novembro 2021
  • Outubro 2021
  • Setembro 2021
  • Julho 2021
  • Junho 2021
  • Maio 2021
  • Abril 2021
  • Março 2021
  • Fevereiro 2021
  • Janeiro 2021
  • Novembro 2020
  • Outubro 2020
  • Setembro 2020
  • Julho 2020
  • Junho 2020
  • Maio 2020
  • Abril 2020
  • Março 2020
  • Fevereiro 2020
  • Janeiro 2020
  • Dezembro 2019
  • Novembro 2019
  • Outubro 2019
  • Setembro 2019
  • Agosto 2019
  • Julho 2019
  • Junho 2019
  • Maio 2019
  • Abril 2019
  • Março 2019
  • Fevereiro 2019
  • Janeiro 2019
  • Novembro 2018
  • Outubro 2018
  • Setembro 2018
  • Agosto 2018
  • Julho 2018
  • Junho 2018
  • Maio 2018
  • Abril 2018
  • Março 2018
  • Fevereiro 2018
  • Janeiro 2018
  • Dezembro 2017
  • Novembro 2017
  • Outubro 2017
  • Setembro 2017
  • Agosto 2017
  • Julho 2017
  • Junho 2017
  • Maio 2017
  • Abril 2017
  • Março 2017
  • Fevereiro 2017
  • Janeiro 2017
  • Dezembro 2016
  • Novembro 2016
  • Outubro 2016
  • Setembro 2016
  • Agosto 2016
  • Julho 2016
  • Junho 2016
  • Maio 2016
  • Abril 2016
  • Março 2016
  • Fevereiro 2016
  • Janeiro 2016
  • Dezembro 2015
  • Novembro 2015
  • Outubro 2015
  • Setembro 2015
  • Agosto 2015
  • Julho 2015
  • Junho 2015
  • Maio 2015
  • Abril 2015
  • Março 2015
  • Fevereiro 2015
  • Janeiro 2015
  • Dezembro 2014
  • Novembro 2014
  • Outubro 2014
  • Setembro 2014
  • Agosto 2014
  • Junho 2014
  • Maio 2014
  • Abril 2014
  • Março 2014
  • Fevereiro 2014
  • Janeiro 2014
  • Dezembro 2013
  • Novembro 2013
  • Outubro 2013
  • Setembro 2013
  • Agosto 2013
  • Julho 2013
  • Junho 2013
  • Maio 2013
  • Abril 2013
  • Março 2013
  • Fevereiro 2013
  • Janeiro 2013
  • Novembro 2012
  • Outubro 2012
  • Setembro 2012
  • Julho 2012
  • Junho 2012

FORMAÇÃO

  • Academia ZONAVERDE
  • Formação para Empresas
  • Formação Financiada
  • Calendário de Formação

CONSULTORIA

  • Soluções à Medida
  • Processos
  • Gestão e Marketing
  • Informação Geográfica
  • Candidaturas
  • Desenvolvimento Organizacional

MAIS INFORMAÇÃO

  • Clientes e Parceiros
  • Prémios e Certificações
  • Trabalhe Connosco
  • Política de Privacidade
  • Política da Qualidade
  • Livro de Reclamações Eletrónico
  • Termos e Condições
  • GET SOCIAL
ZONAVERDE | Formação e Consultoria

© 2025 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por digitalgreen.

TOP
ZONAVERDE | Formação e Consultoria
Gerir o Consentimento

Utilizamos cookies pois queremos que tenha uma experiência de navegação personalizada, com informações adequadas aos seus interesses. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências (Desmarque se não pretende)
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas (Desmarque se não pretende)
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing (Desmarque se não pretende)
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Configurar
{title} {title} {title}