O Marketing Digital está em constante evolução e por isso as tendências do Marketing Digital para 2020 são essenciais para preparar o seu negócio para as novas oportunidades.
Todos os anos são escritos muitos artigos sobre as tendências de Marketing para o ano seguinte mas será que de facto damos importância a essas tendências quando elaboramos a estratégia de marketing? E o papel de outras estratégias que não sendo novas mas voltam a crescer?
Sem mais demoras, aqui estão as tendências de marketing digital que consideramos indispensáveis para a sua estratégia:
1. Chatbots
Identificada como uma das estratégias a ter em conta já em 2019, continua a ser uma das tendências para este ano. Aquilo que o mercado nos indica segundo um estudo do Grand View Reseach é que está prevista uma taxa de crescimento anual de 24% até 2025! Os chatbots vieram mesmo para ficar.
2. Importância das Reviews (avaliações)
Não é uma nova tendência, mas será uma das que mais vai crescer em 2020. Segundo um estudo da Bright Local, 91% das pessoas, entre os 18 e os 34, confiam tanto em online reviews como numa recomendação pessoal.
Nenhum site ou vendedor da sua empresa, por melhor que seja, vai vender melhor do que outra pessoa imparcial a contar a sua experiência com a empresa. Não se esqueça ainda que, o algoritmo do Google privilegia cada vez mais, empresas que divulgam as avaliações dos seus clientes e isso fará com que o seu negócio apareça mais vezes nas pesquisas.
3. SEO adaptado a pesquisa por voz
Estima-se que, 50% de todas as pesquisas serão realizadas por voz já em 2020. A forma como o consumidor pesquisa está a mudar. E não só. A tecnologia está a expandir-se às nossas rotinas diárias com secretárias virtuais que vão passar a interagir com cozinhas e casas inteligentes.
Para ter um bom posicionamento nos mecanismos de pesquisa, teremos de adaptar o SEO (Search Engine Otimization) a um estilo mais ‘conversacional’.
4. Proteção de dados
O Regulamento Geral de Proteção de Dados, veio aumentar a importância da privacidade e segurança dos dados dos consumidores.
Se por um lado, algumas empresas utilizavam práticas duvidosas, agora vão encontrar uma maior dificuldade para se relacionar com os seus clientes. Hoje em dia, o consumidor recebe informação em excesso e por isso, está cada vez menos recetivo a receber e ver informações para os quais não forneceu os seus dados.
Este regulamento vai, sem dúvida, favorecer as empresas que elaboram melhores estratégias, que fornecem conteúdos com melhor qualidade aos consumidores e que são transparentes na recolha de dados.
Assim concluímos, as principais tendências que se vão verificar para o marketing digital em 2020.
Estas e muitas outras novidades, pode aprender nos nossos cursos financiados de Marketing Digital e Social Media.
Não perca ainda, nos próximos dias vamos lançar algumas tendências que se vão verificar em 2020 nas redes sociais!
Fonte: Marketeer; Observador; Lewis; Rock Content
Escrito por: Alexandre Oliveira
You must be logged in to post a comment.