Está sem ideias para produzir conteúdos? Pretende acompanhar um tópico sobre a sua área de negócio? Conheça estas duas ferramentas que vão permitir melhorar a sua estratégia de marketing e não só.
Google Trends
O Google Trends permite:
- Acompanhar a evolução do número de pesquisas e interesse por um período de tempo.
- Comparar palavras-chave e perceber qual tem mais pesquisa (exemplo: formação e curso).
- Perceber qual/quais as regiões que mais pesquisam pelo termo que definiu.
- Conhecer pesquisas relacionadas com o termo que definiu.
É ainda possível, refinar a pesquisa por critérios de país, tempo (pesquisas realizadas nas últimas 5 horas, por exemplo), por categoria (artes e entretenimento, finanças, jogos etc.) e tipo de pesquisa (por imagens, notícias, compras, pesquisa do YouTube e pesquisa Google).
Utilize esta ferramenta no momento de tomar decisões estratégicas. Seja para ter ideias de conteúdos, encontrar tendências ou comparar as palavras-chave mais pesquisadas.
Google Alerts
O Google Alerts permite:
- Receber no seu email o resumo das notícias e tópicos relacionados com uma palavra-chave.
- Monitorizar e acompanhar a sua concorrência.
- Encontrar novidades e ideias para conteúdos.
- Gerir links que identificam a marca/empresa.
Pode também configurar seus alertas, definindo a frequência com que deseja recebê-los e até mesmo as fontes (notícias, blogs, web, vídeos, entre outros).
O Google Trends e o Google Alerts são duas ferramentas gratuitas e complementares que podem ajudar a encontrar novas ideias, tendências, perceber os termos mais pesquisados e manter-se a par daquilo que é notícia no setor de atividade em que atua.
Escrito por: Alexandre Oliveira
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