O mercado está cada vez mais competitivo e todos os dias nos deparamos com novas barreiras, desafios e concorrentes.
Por isso mesmo é necessário que se saiba lidar com as adversidades e mudanças e é importante que haja gestores que saibam destacar as empresas através de boas estratégias.
Através da gestão estratégica, o negócio vai ter uma boa saúde financeira e, consequentemente um bom crescimento.
O que é a gestão estratégica?
Na gestão estratégica são definidos os objetivos e geridos todos os planos de ação para que a empresa chegue ao sucesso. Passa por vários passos, desde a elaboração de projetos, mudanças de estratégicas, até ao acompanhamento e gestão do que foi implementado anteriormente.
Ou seja, a gestão estratégica acaba por ser responsável por garantir o que foi estabelecido no Planeamento Estratégico (as metas que são estabelecidas, principais objetivos e planos de ação para alcançar tudo isso).
Podemos considerar que tudo o que envolve estratégia acaba por ser de grande importância dentro de uma empresa, visto ser uma espécie de guia.
É necessário conhecer não só o ambiente interno, mas também o ambiente externo da empresa, de forma a que se possa analisar e utilizar as melhores metodologias. Como por exemplo: análise SWOT, matriz BCG, PDCA, entre outras.
Devemos reger a empresa por quatro perspetivas: financeira, de clientes, de negócios internos e de aprendizagem e crescimento.
Quais são os objetivos da gestão estratégica?
A gestão estratégica tem como objetivo gerir as ações e objetivos definidos anteriormente no planeamento estratégico.
Como é que implementamos a gestão estratégica na nossa empresa/organização?
- Análise do ambiente
- Planeamento estratégico
- Implementação
- Reflexão e Aprendizagem
A gestão estratégica torna-se muito importante nas empresas porque além de traçar as metas, ajuda a compreender como toda a equipa trabalha, quais as dificuldades é que existem e como pode ultrapassá-las.
Para implementarmos uma boa estratégia empresarial, podemos seguir diversos passos:
- Antes de iniciar um projeto, temos de nos perguntar o que é que o envolve.
- É importante avaliar o projeto sob várias perspetivas.
- Fazer a escolha da equipa ideal para o projeto.
- Definir metas atingíveis.
- Acompanhar os resultados através de indicadores de performance.
- Avaliar o processo após concluir o projeto.
É através da gestão estratégica que todos os profissionais que atuam na empresa tomam consciência sobre as suas responsabilidades, que acaba por se refletir no aumento da produtividade e, consequentemente, da competitividade do negócio, e no auxílio do uso adequado de recursos, redução de desperdícios e maximização da rentabilidade de cada ação desencadeada pelo empreendimento.
Portanto, utilizando a gestão estratégica conseguimos promover a melhoria contínua do negócio, além de garantir a sobrevivência da empresa ao longo do tempo.
O que é o planeamento estratégico?
De forma resumida, o planeamento estratégico trata-se de estabelecer metas, os principais objetivos da empresa e os planos de ação para alcançá-los.
Qual é a diferença entre o planeamento estratégico e a gestão estratégica?
O pilar do planeamento estratégico é a gestão estratégica. Ou seja, trabalha com a consolidação das ideias que são traçadas na gestão estratégica.
Para funcionar, é necessário que haja um alinhamento entre os valores, missão e visão de empresa, entre todos os membros da equipa.
Conclusão
Quando bem feita, a gestão estratégica nos negócios é capaz de transformar as metas de negócios em valores reais e permitem o cumprimento de todas as metas que movem a empresa aos lucros, competitividade e a permanência no mercado.
Quer destacar-se no segmento do mercado no qual a sua empresa está inserida, chegando ao sucesso? Nós ajudamos!
You must be logged in to post a comment.