Estão abertas as candidaturas para a 2ªFase de apresentação de projetos no âmbito do COMPETE 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, as tipologias em vigor são: Internacionalização das PME, Inovação Produtiva, Qualificação PME e I&DT.
Estas medidas de apoio visam o acréscimo de produtividade e de competitividade das empresas e a melhoria do perfil de especialização do setor empresarial em Portugal.
Cada uma destas tipologias tem um âmbito e objetivos diferentes, daí ser importante as empresas terem uma perspectiva de investimentos bem definida para enquadrar os seus interesses na medida de apoio mais correta.
Inovação Produtiva
Tem como objetivo promover a inovação no tecido empresarial, traduzida na produção de novos, ou significativamente melhorados, bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis diferenciadores e de qualidade e com elevado nível de incorporação nacional, criando oportunidades de internacionalização ou reforçando a qualidade do tecido empresarial das regiões.
Internacionalização das PME
O sistema de incentivos tem como objetivo reforçar a capacitação empresarial das PME através do desenvolvimento dos seus processos de qualificação para a internacionalização, valorizando os fatores imateriais da competitividade, permitindo potenciar o aumento da sua base e capacidade exportadora.
Qualificação PME
O sistema de incentivos tem como objetivo reforçar a capacitação empresarial das PME através da inovação organizacional, aplicando novos métodos e processos organizacionais, e incrementando a flexibilidade e a capacidade de resposta no mercado global, com recurso a investimentos imateriais na área da competitividade.
I&DT
A investigação e desenvolvimento tem como objetivo principal aumentar o investimento empresarial em I&I, alinhado com os domínios prioritários da estratégia de investigação e inovação para uma especialização inteligente, reforçando a ligação entre as empresas e as restantes entidades do sistema de I&I e promovendo o aumento das actividades económicas intensivas em conhecimento e a criação de valor baseada na inovação.
Tenha em atenção que cada uma destas tipologias de apoio tem um prazo de encerramento, definido de acordo com cada um dos aviso de concurso associados.
Se a sua empresa pretende investir em alguma destas áreas, não perca esta oportunidade e comece já a preparar o projeto de desenvolvimento empresarial da sua empresa com apoio dos fundos europeus do Portugal 2020.
Caso queira saber mais informações sobre estas medidas de apoio, não hesite em contactar-nos:
Ricardo Rodrigues
Account Manager
967 354 102
ricardorodrigues@zonaverde.pt[:]