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29 de Maio, 2025

Marketing Digital para as empresas: o que se segue?

Marketing Digital para as empresas: o que se segue?

by alexandre / Quarta-feira, 12 Fevereiro 2020 / Published in Marketing e mercados, ZONAVERDE
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O marketing digital evolui todos os meses. Acompanhar o ritmo de uma área em permanente atualização pode ser desafiante. Saiba o que se segue. “Marketing Digital para as empresas: o que se segue?” reúne as principais tendências para que a sua marca não seja ultrapassada pela concorrência.

Tendências antigas e que permanecem em 2020

  1. Pesquisa por voz.
  2. Video marketing.
  3. Marketing de influência

 

Tendências (novas) de marketing digital para 2020

 

  1. Social commerce

Refere-se à compra direta de produtos a partir das redes sociais. O Instagram checkout é um dos principais exemplos. Pelo menos 50% dos utilizadores de redes sociais utilizam-nas para identificarem produtos e /ou serviços que posteriormente compram.

 

  1. Mensagens diretas

Marcas conversacionais são uma das principais exigências dos consumidores digitais, com as mensagens diretas a assumir o favoritismo como ferramentas de comunicação. Desde assistência em vendas a pedidos de esclarecimento e reclamações, estas ferramentas têm diversas funções e estão entre as principais tendências para 2020.

 

Exemplos de ferramentas:

  • WhatsApp: mais de 50 mil milhões de mensagens enviadas diariamente.
  • Facebook Messenger: mais de 10 mil milhões de mensagens enviadas todos os meses em todo o mundo.
  • Viber
  • Instagram Direct
  • WeChat

 

  1. Micro-influenciadores

O termo micro-influenciador (ou micro-influencer) refere-se a influencers de médio alcance focados em nichos (em média, têm até 30 mil seguidores). Ou seja, são suficientemente populares para serem influentes, mas sem estarem atolados de patrocinadores.

Vantagens:

– Financeiramente mais acessíveis.

– Melhores taxas de interação.

– Mais conhecedores do mercado/ nicho em que atuam.

 

  1. Emails interativos e pessoais

O email marketing continua a ser uma das melhores fontes de conversão em marketing digital com o ROI a ultrapassar os 3000%. Começa a arrefecer enquanto estratégia, embora ainda tenho elevado potencial.

Os emails de texto estão a ficar para trás e a dar lugar a emails mais interativos e pessoais, parecendo cada vez mais com páginas web onde o design e a funcionalidade são as prioridades, sem esquecer a informação.

Objetivos:

  • Captar a atenção.
  • Aumentar as aberturas e cliques.
  • Incentivar a conversação.

Ferramentas:

  • Mailchimp
  • E-Goi

 

  1. Análise de emoções

Remete para a análise das reações dos utilizadores e clientes a um produto e/ ou serviços através das redes sociais ou outros canais online. Também pode ser designada por social listening.

Ferramentas

  • Mention
  • Repustate
  • Critical
  • Lexalytics

 

  1. Redes sociais de nichos

Redes sociais como Pinterest, Snapchat, Medium e Reddit estão a conquistar novos utilizadores todos os dias. As redes de nicho são particularmente relevantes para marcas que atuam em nichos.

 

  1. SEO

O Google está focado em fornecer o melhor conteúdo possível aos seus utilizadores, procurando mostrar os resultados mais próximos possível do que estão à procura no motor de pesquisa. Por isso mesmo, o SEO é e continuará a ser essencial em todas a estratégias de marketing de conteúdo. Produzir conteúdo sobre tópicos objetivos e claros, bem-estruturado e facilmente compreensível é crucial para ganhar a batalha dos resultados que o Google mostra. O objetivo deve ser sempre surgir na primeira página, no top 5 resultados.

Não se esqueça que está a falar para pessoas e para motores de pesquisa. É importante responder às necessidades e aos critérios de ambos.

 

  1. Marketing Conversacional

As pessoas querem marcas conversacionais. Em termos práticos, isto significa que quando têm dúvidas, esperam obter respostas rapidamente. Mais de 80% dos utilizadores espera respostas imediatas às suas questões.

 

  1. Personalização

Para se destacar, deve garantir que o seu marketing fala com cada um dos seus (potenciais) clientes:

  • Campanhas de marketing genérico irritam os utilizadores.
  • Quanto mais personalizado é o marketing, maior a probabilidade de conseguir concretizar negócios.

 

  1. Os valores da Geração Z que não pode esquecer

Conhecer o público-alvo é um dos primeiros mandatos do marketing digital para qualquer empresa. Quatro dos valores-chave da Geração Z que deve sempre levar em conta são:

  • Autenticidade
  • Privacidade
  • Diversidade
  • Sentido de humor.

 

Caso pretenda adquirir ou consolidar conhecimentos em marketing digital e/ ou social media marketing, conheça os cursos da Academia ZONAVERDE, nomeadamente: Marketing Digital e Social Media.

O curso de marketing digital?

Aborda os elementos essenciais de marketing digital de forma a ultrapassar a sensação avalassadora de sobrecarga de informação normal em áreas de constante atualização. I

– O que é, como funciona e como utilizar.
– Os principais canais: website, blog, social media, SEO e email marketing.
– Como gerar tráfego para o website?
– Como preprar um plano de marketing?
– Ferramentas úteis e (pouco) conhecidas.
 

CURSO DE MARKETING DIGITAL

CURSO DE SOCIAL MEDIA

 

Escrito por: RICARDO GRILO, Formador ZONAVERDE // Marketing Digital, Social Media e Criatividade em Comunicação

– Licenciado em Ciências da Comunicação, especialização em Informação e Jornalismo, pela Universidade do Minho;
– Pós-graduado em Comunicação, Media e Justiça, pela Universidade Nova de Lisboa;
– Mestre em Economia e Gestão de Recursos Humanos, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto;
– Coordenador de marketing internacional na Laskasas; 
– Possui experiência em jornalismo e marketing;
– Formador nas áreas do marketing, criatividade e comunicação;
– Formador certificado pelo IEFP.

 

Fontes:

– Smart Insights

– 99designs

– HootSuite

– Observador

  • Tweet
Tagged under: emails interativos, Empresas, Geração Z, influencers, marketing de influência, Marketing Digital, pesquisa por voz, redes sociais, SEO, Tendências, vídeo marketing

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